Ciclismo da etapa de Campos atrai competidoras

Para a terceira e última etapa da temporada do ciclismo do L’Étape Brasil by Tour de France, em Campos do Jordão, as mulheres já representam um quarto do quadro de participantes inscritos.

Confira no material enviado por Flávio Perez, da On Board Sports, assessoria de Imprensa do evento.

Faltando um mês para a etapa de Campos do Jordão do L’Étape Brasil by Tour de France 2024, a organização comemora um significativo crescimento na participação feminina. Nesta etapa no interior paulista, 25% dos participantes serão mulheres, totalizando cerca de 850 ciclistas do gênero feminino.

Esses números representam um aumento em relação às etapas anteriores, realizadas em Cunha em abril e no Rio de Janeiro (RJ) em junho. O percentual também marca uma elevação significativa em comparação com a primeira edição realizada em Campos do Jordão em 2018, quando a participação feminina era de 9%.

As inscrições para a etapa estão se encerrando e vão até o dia 9 de setembro, às 23h59, ou até o preenchimento total das vagas, que é de 3.400 ciclistas. As largadas estão programadas para o dia 29 de setembro, um domingo.

Os participantes podem escolher entre dois percursos: o curto, com 66 km e 1.300 metros de altimetria, e o longo, com 107 km e 2.300 metros de altimetria. O pelotão da prova longa partirá primeiro, às 6h, enquanto o pelotão da prova curta sairá às 7h30.

“A prova de Campos do Jordão, assim como todas as etapas do L’Étape Brasil, é extremamente atraente para as mulheres. Desde a primeira edição em 2015, o evento sempre buscou proporcionar igualdade de oportunidades para todos os gêneros, sem diferença na quantidade de inscritos”, afirma Thais Barg, coordenadora do L’Étape Brasil.

Crescimento

O crescimento da participação feminina também é notável em outras competições associadas ao Tour de France. Em 2022, a A.S.O. (Amaury Sports Organisation) re-introduziu o Tour de France Femme, uma competição que estava desativada há 30 anos. O sucesso do evento foi repetido em 2023 e continua em 2024.

“O Brasil tem se destacado pelo número de mulheres praticantes de ciclismo de estrada proporcionalmente ao número de homens ciclistas quando comparado a alguns países onde o ciclismo é mais tradicional, como França, Itália e Bélgica. Esse cenário foi construído especialmente desde a pandemia, quando muitas mulheres adotaram o ciclismo como prática esportiva, diminuindo o gap de gênero no número de praticantes. No entanto, ainda se trata de um número baixo, especialmente nas competições”, comentou Ana Lídia Borba, ex-Triatleta Profissional e comentarista dos canais ESPN.

A edição mais recente do Tour de France Femme foi vencida pela ciclista polonesa Katarzyna Niewiadoma, que superou a campeã anterior Demi Vollering (HOL) por uma diferença de apenas quatro segundos: 24h36min7s contra 24h36min11s. A holandesa Pauliena Rooijakkers completou o pódio em terceiro lugar, apenas 10 segundos atrás da vencedora. Entre 12 e 18 de agosto, as ciclistas percorreram 949,7 km em oito etapas, enfrentando desafios de estradas e montanhas.

“No L’Étape Brasil, a oferta de duas distâncias de prova; as premiações e visibilidade iguais; a segurança do percurso; a qualidade das entregas da organização e ações como a Blitz L’Étape são grandes incentivos à participação feminina. São motivos pelos quais consistentemente as provas tem tido participação de mulheres acima da média do ciclismo nacional e mundial”, acrescentou Borba, que comentou a prova.

O evento

O L’Étape Brasil apresenta os maiores eventos de ciclismo da América Latina, agora com três grandes etapas: Cunha, Rio de Janeiro (RJ) e Campos do Jordão. O L’Étape conta com todos os padrões de segurança, atendimento e estrutura das melhores provas de ciclismo do mundo. E tudo isso com o selo Tour de France.

O Tour de France é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo. Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição. É um evento de 22 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece sempre ao longo mês de julho.

O Tour é composto por 20 etapas de trajetos diferentes, que passam pela França e por países vizinhos. Por toda a sua grandiosidade, o Tour de France tornou-se um objeto de desejo de muitos atletas e espectadores. A cada ano a competição leva mais de 12 milhões de pessoas às ruas para torcer e animar os atletas ao longo das estradas.

Na foto (de Divulgação), o pódio do Tour de France Femme.

Comentário

comentário