Jacareí Rugby amargou primeira derrota no hexagonal

O Jacareí Rugby sofreu a primeira derrota na fase que definirá os dois finalistas do principal campeonato nacional masculino, mas ainda tem chences de recuperar posição na zona de classificação.

Confira no material enviado por Ícaro Leal, da assessoria de Imprensa do clube.

Na manhã ensolarada de sábado (31), o Jacareí Rugby sofreu sua primeira derrota pelo hexagonal final do Campeonato Brasileiro 2024. Em Guarulhos, o time enfrentou o Pasteur e acabou derrotado por 40 a 3 pela terceira rodada da fase decisiva do torneio nacional. Com o revés, os jacarés perderam uma posição na classificação, mas seguem na briga por uma das vagas na final da competição.

Jogando fora de casa, os jacarés começaram o jogo contra os paulistanos atacando. Porém, mais eficiente nos ataques com os jogadores da linha, o Pasteur conseguiu abrir espaços na defesa do Jacareí e construir seu resultado. Ao fim do primeiro tempo, o jogo estava em 14 a 3 para os adversários. Na segunda etapa, o Jacareí Rugby tentou buscar a reação, mas não conseguiu e o placar final foi de 40 a 3 para a equipe paulistana.

Com a derrota, os jacarés caíram de segundo para o terceiro lugar na classificação com oito pontos. Foram superados justamente pelo Pasteur que saltou para os 11. O SPAC venceu o Joaca e disparou na liderança com 14. A Poli bateu o Farrapos, fora de casa, e embolou a tabela chegando aos cinco pontos, com os gaúchos em quarto lugar com sete.

Agora, restam apenas dois jogos para o Jacareí Rugby nesta fase da competição. No dia 14 de setembro viaja até Florianópolis para enfrentar o Joaca. Já no dia 21, recebe o SPAC no Campo do Balneário. Os jacarés precisam das duas vitórias bonificadas para continuar sonhando com uma das vagas na decisão.

Mais informações

Sobre a rodada, confira o material enviado por Victor Ramalho, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby.

Sem jogar uma final de Super 12 há mais de dez anos, o SPAC, maior campeão brasileiro de rugby (com 13 conquistas), está muito próximo de retornar à grande final da competição. Neste sábado, 31 de agosto, o clube centenário da capital paulista defendeu com sucesso a sua invencibilidade ao derrotar os catarinenses do Joaca por expressivos 40 a 20 e está a apenas uma vitória da vaga na decisão.

O SPAC dominou o duelo e triunfou sobre o lanterna do hexagonal em jogo de 6 tries a 3. Com o placar, o decano do rugby nacional abriu 6 pontos de frente sobre o terceiro colocado, o Jacareí, com duas rodadas para o fim do hexagonal. O SPAC ainda tem pela frente Farrapos e Jacareí, ambos fora de casa.

“Foram duas semanas de preparação para esse jogo, que foi pesado. Conseguimos a vitória bonificada e é importante dizer que é sempre bom receber equipes de todo o país em nosso campo”, falou Fabinho, capitão do SPAC, após duelo que foi inédito – nunca antes SPAC e Joaca tinham duelado na categoria.

Decisivo

O Jacareí chegou à 3ª rodada também invicto (e sem ter sofrido nenhum try no hexagonal), mas caiu de modo contundente no SESI Guarulhos em visita ao Pasteur. Os atuais campeões brasileiros atropelaram com 6 tries sem resposta e celebraram a subida à segunda posição do hexagonal, 3 pontos apenas abaixo do SPAC.

“Para nós, o jogo contra o Jacareí era decisivo e não esperávamos nada menos do que deixar tudo em campo. O jogo era como uma primeira final para nós e buscamos a vitória”, falou o capitão do Pasteur, Felipe Zeni.

Quem seguiu os passos do Pasteur e também se reergueu após início ruim foi a Poli, atual vice campeã, que foi ao Rio Grande do Sul e abocanhou preciosa vitória sobre o Farrapos por 26 a 22, em partida de 4 tries para cada lado. Os gaúchos conseguiram 2 pontos bônus ao menos, mas o clube de Bento Gonçalves agora terá que vencer líder e vice líder – SPAC e Pasteur – para seguir vivo na luta pelo título, ao passo que a Poli tirou o zero da classificação. Com 5 pontos na tabela, o time da USP precisará de um milagre para avançar, tendo que vencer Pasteur e Joaca e precisando ainda de uma combinação de resultados.

“Mandamos um time mais forte ao Rio Grande do Sul com a volta de atletas da seleção. É uma viagem muito dura e desgastante, mas conseguimos a vitória e quero agradecer a todos os atletas. A situação ainda é difícil, mas nosso foco agora vai para a final do Paulista no próximo sábado”, comentou Maurício Carli, treinador da Poli, já se referindo ao fato de Poli e Pasteur decidirem o título estadual no próximo dia 7.

O hexagonal do Super 12 retorna no dia 14 de setembro com a 4ª rodada que terá Farrapos contra SPAC, Joaca versus Jacareí e o clássico Poli e Pasteur, logo após duelarem pelo Paulista.

Os vídeos das partidas na íntegra estarão no ar no YouTube da Brasil Rugby até segunda-feira.

Classificação

Depois dos resultados da terceira rodada, a classificação do hexagonal que vale duas vagas nas finais do campeonato ficou assim:

1º – SPAC/SP, com 14 pontos e 50 de saldo

2º – Pasteur/SP, com 11 pontos e 65 de saldo

3º – Jacareí/SP, com 8 pontos e -6 de saldo

4º – Farrapos/RS, com 7 pontos e 44 de saldo

5º – Poli/SP, com 5 pontos e -37 de saldo

6º – Joaca/SC, com 0 pontos e -116 de saldo

Na foto (de Ícaro Leal/Jacareí Rugby), o jacareiense Nicolas Azevedo buscando espaços contra a marcação do Pasteur.

Comentário

comentário