Jacareí Rugby precisa de vitória no Sul

O time adulto masculino do Jacareí Rugby viajou para o Sul onde neste sábado precisará de uma vitória para manter as chances de alcançar as finais do Campeonato Brasileiro. O feminino vai a São Paulo onde participará de mais uma etapa do Campeonato Paulista.

Confira no material enviado por Ícaro Leal, da assessoria de Imprensa do clube.

Neste sábado (14), o Jacareí Rugby estará em Florianópolis/SC para enfrentar o Joaca pela quarta rodada do hexagonal final do Campeonato Brasileiro. Os jacarés enfrentam o time catarinense na Fazenda Experimental da UFSC, no bairro Tapera, às 15h. Em terceiro no grupo final, o time jacareiense precisa da vitória com bônus para continuar sonhando com uma vaga na final da competição.

O duelo entre as equipes será inédito. Em Santa Catarina, o único adversário que o Jacareí Rugby já enfrentou foi o Desterro. Com a classificação do Joaca pela primeira vez para essa fase do torneio, teremos este confronto em 2024. O Joaca será o 34º time diferente já enfrentado pelos jacarés em jogos oficiais de rúgbi XV na categoria adulta masculina.

O Jacareí chega para a partida após duas vitórias e uma derrota nos três primeiros jogos com um total de 8 pontos conquistados. Já o Joaca perdeu os três jogos realizados até o momento e não tem mais chance de classificação, ocupando a última posição do quadro ainda sem pontos.

Feminino

Neste sábado (14), o Jacareí Rugby estará em São Paulo para a disputa da 3ª e última etapa do Paulista de Sevens Feminino da Série Ouro pela categoria adulta. Nos dois primeiros eventos da competição deste ano, as jacarés conseguiram o segundo lugar. Os jogos dessa vez serão realizados no Parque Ceret, na Zona Leste paulistana.

As disputas do sábado começam contra Leoas de Paraisópolis, às 9h20. Depois, as jacarés duelam contra o Lenks, às 10h50. As partidas fazem parte do Grupo B. O melhor classificado avança à final da competição. Nas duas vezes que participou da competição, a equipe jacareiense chegou na decisão e foi derrotada pela Poli. Na primeira etapa, por 17 a 0. Na segunda, de 17 a 15.

Após a competição estadual da modalidade olímpica, o Jacareí Rugby iniciará a disputa da 2ª divisão do Super Sevens 2024, que acontece em duas datas até o fim do ano. Por fim, em dezembro, a equipe disputa o Brasil Sevens.

Pela semifinal do Paulista sub-19 (M19) masculino, no domingo, o SESI Jacareí Rugby receberá SPAC, às 11h, no Campo do Balneário, às 11h, em Jacareí/SP.

Mais informações

Sobre o Super 12, confira o material enviado por Victor Ramalho, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileiro de Rugby (CBRu).

A 4ª rodada do Super 12 agita o próximo sábado, dia 14, com partidas que podem já definir um – ou até dois – classificados para a grande final da competição. Ao todo, no hexagonal, as seis melhores equipes do país se enfrentam em turno único, com um total de cinco rodadas, valendo duas vagas na grande final.

O líder do Super 12 é o SPAC, de São Paulo, que poderá garantir sua vaga matematicamente, mas não terá vida fácil. O maior campeão brasileiro, com 13 conquistas (mas que vive seca de títulos desde 2013), visita o embalado Farrapos, em Bento Gonçalves, com transmissão ao vivo no YouTube da FML Esportes.

O clube gaúcho foi campeão da Copa do Brasil em agosto, mas ocupa apenas o quarto lugar no Super 12. Para seguir sonhando com a final, o Farrapos necessita vencer de todo modo, ao passo que para o SPAC a vitória bonificada (isto é, marcando 4 tries ou mais) significará a classificação antecipada.

“A expectativa para encarar o Farrapos é muito alta. É a viagem mais desgastante do ano e tivemos uma semana especial pensando nele. Nossa mentalidade é que cada partida é uma final e estamos embarcando para ganhar mais uma”, comentou Fábio Nery, capitão do SPAC.

“O SPAC oferece ameaças de todos os pontos do campo e o jogo será difícil para os dois times. Estamos com a melhor cabeça e a melhor preparação para um jogo que estamos encarando como uma final”, afirmou Leonardo “Pardal”, capitão do Farrapos.

Clássico paulistano

O vice líder do hexagonal é o Pasteur, que encara o clássico paulistano contra a Poli, na reedição da final do Super 12 do ano passado. O jogo ganha temperos de jogo de volta após a Poli ter vencido o Pasteur no sábado passado pela final do Campeonato Paulista, em jogo decidido no minuto final.

O confronto entre os dois gigantes da região metropolitana de São Paulo vem sendo parelho, com os Galos tendo vencido cinco dois últimos novo encontros, com mais dois empates e apenas dois triunfos politécnicos.

Os politécnicos vão a campo precisando da vitória a todo custo para seguirem com algumas chance de classificação à final. Porém, os campeões paulistas estão 6 pontos abaixo do Pasteur e não dependem mais apenas de seus esforços para se classificarem.

“É sempre difícil jogar um clássico, ainda mais o mesmo duelo duas vezes seguidas. Você realmente tem que trabalhar duro e executar melhor e é isso que queremos. Pretendemos que nosso time jogue o melhor o tempo todo e isso força os treinadores e jogadores a realmente se unirem e planejarem. O jogo de sábado será muito difícil e ambos os times têm muito a ganhar e perder. Será uma partida de roer as unhas”, falou Beukes Cremer, um dos mais experientes nomes da Poli.

“Aprendemos muito com a final do Paulista e nosso time vai amadurecer com o que acontecer. Muitos dos nossos atletas ainda não têm tanta experiência de final, tanto que fomos a campo com muitos atletas novos que não tinham jogado as decisões de 2023. Vamos corrigir o que erramos e não foi só sobre o lance final. Tivemos tomadas de decisões e estratégia ao longo do jogo que podem melhorar. Foco novo, vida nova e vamos buscar a vitória”. falou Felipe Zeni, capitão do Pasteur. A partida será exibida ao vivo no YouTube do Pasteur.

Jacareí

Por fim, o terceiro colocado é o Jacareí, que soma 3 pontos a menos que o Pasteur e 6 a menos que o SPAC. Os Jacarés visitam o lanterna Joaca, em Florianópolis, que já está eliminado. Será o primeiro jogo na história entre os dois clubes e o Jacareí necessita vencer com ponto bônus para jogar pela classificação na rodada final em casa diante do SPAC.

“Expectativa de grande jogo. Estamos nos preparando bastante para a reta final do campeonato. A viagem será longa e os detalhes vão ser importante para um bom desempenho nessa partida, de olho em irmos à final”, comentou o treinador dos Jacarés, Matheus Cruz.

Na disputa pelas duas vagas das finais e após três da cinco rodadas programadas, a classificação está assim: 1º – SPAC/SP (14 pontos e 50 de saldo); 2º – Pasteur/SP (11 pontos e 65 de saldo); 3º – Jacareí/SP (8 pontos e menos 6 de saldo); 4º – Farrapos/RS (7 pontos e 44 de saldo); 5º Poli/SP (5 pontos e menos 37 de saldo) e 6º – Joaca/SC (0 pontoo e menos 116 de saldo).

Os vídeos das partidas na íntegra estarão no ar no YouTube da Brasil Rugby até segunda-feira.

Nas fotos (de Ícaro Leal/Jacareí Rugby), os jacareienses Thiago Richard Júlia Luchezi com a bola nas respetivas partidas de suas equipes.

Comentário

comentário