Basquete joseense comemora e recebe tabela

Convocados pela Federação Paulista de Basketball, dirigentes do São José, São Paulo, Franca e Paulistano estiveram reunidos e definindo detalhes das semifinais, como a tabela dos playoffs. Os joseenses vão receber os são-paulinos no primeiro jogo, domingo, às 18h, no ginásio Linneu de Moura e com reserva gratuita de ingressos pelo aplicativo do time. A volta, na terça-feira, no ginásio do Morumbis, às 20h. Nos mesmos local e horário, uma eventual terceira partida para desempate seria na quinta.

Sobre o momento do São José, confira o material enviado por Léo Lenzi, da NTZ Comunicação e Marketing, assessoria de Imprensa do time.

A classificação do Farma Conde São José Basketball para a semifinal do Campeonato Paulista, conquistada na noite de terça-feira (24) após superar o Pinheiros, marca o retorno da equipe a esta etapa da competição após nove anos.

A última vez que o clube chegou à semifinal do torneio foi em 2015, ano em que os joseenses terminaram como campeões do Paulista após superarem o Mogi na decisão por 2 a 1, vencendo o jogo decisivo fora de casa. Esta foi a quinta e última vez que a equipe conquistou o título estadual.

Atualmente o Farma Conde São José Basketball conta em seu elenco com dois remanescentes da conquista de 2015: o pivô Renato Carbonari e o técnico Cristiano Ahmed, que hoje ocupa a função de auxiliar do treinador Régis Marrelli. Este último, inclusive, já foi bicampeão do estadual pelo clube joseense, nos anos de 2009 e 2012.

Desse modo, os joseenses contam hoje em sua comissão técnica com os treinadores dos últimos três títulos da equipe no Campeonato Paulista – os outras vezes que o clube faturou o estadual foi em 1980 e 1981.

As campanhas

Confira as posições finais da equipe no torneio desde 2015:

2015: Campeão (1º colocado geral)

2016: não participou

2017: não participou

2018: Eliminado nas Quartas de Final (6º colocado geral)

2019: Eliminado nas Quartas de Final (8º colocado geral)

2020: não participou

2021: não participou

2022: Eliminado nas Quartas de Final (7º colocado geral)

2023: Eliminado nas Quartas de Final (5º colocado geral)

2024: Semifinalista

Perguntado sobre a campanha da equipe, Marrelli enalteceu o trabalho de seus atletas e se diz contente por retornar ao clube. “Estou muito feliz de estar de volta à cidade e ao clube do São José. É uma cidade que minha família e eu adotamos e vivemos, somos apaixonados pela cidade. É bom ver que, mesmo nesses poucos meses de trabalho, já estamos colhendo os frutos ao chegar na semifinal. É muito mérito dos jogadores, são muito determinados e a fim de jogo. Tivemos problemas de lesão, temos um elenco com atletas ainda muito jovens, mas que tem entrado bem e ajudado muito a equipe, e graças a todo o grupo temos feito um grande trabalho”, disse o treinador.

A classificação veio após a equipe superar o Pinheiros na série melhor de três jogos das quartas de final, por 2 a 0. No primeiro jogo, os joseenses venceram em casa por 79 a 77 em jogo decidido no último lance, enquanto a segunda partida foi vencida por 82 a 70, fora de casa.

flor

Sequência

Na semifinal, o Farma Conde São José Basketball irá encarar o São Paulo. Como teve campanha inferior, os joseenses novamente fazem o primeiro jogo da série em casa. O segundo jogo e, se necessário, o terceiro jogo, acontecem na capital paulista.

As datas e horários dos jogos ainda serão definidos pela Federação Paulista, mas se sabe que a primeira partida está prevista para acontecer no domingo (29) ou segunda-feira (30).

A respeito desse confronto, Régis Marrelli enfatizou a importância da defesa de sua equipe. “Agora temos que ter pé no chão. Sabemos que Franca e São Paulo são os favoritos por conta do investimento que fizeram e vamos precisar tirar o São Paulo da zona de conforto. Precisaremos ter uma defesa muito forte, sermos inteligentes com a bola para podermos buscar a vitória. Vencer no primeiro jogo em casa é essencial para jogar a pressão para o lado deles, e aí vemos o que acontece fora, mas no momento temos que manter os pés no chão e trabalhar forte para essa série”, afirmou.

Na foto (de Léo Lenzi/Agência NTZ), os joseenses logo após a vitória no jogo de ida contra o Pinheiros.

Comentário

comentário