Rugby feminino teve maratona de jogos em Jacareí

O sábado da maratona de jogos do Campeonato Brasileiro de rugby feminino em Jacareí teve a primeira etapa da principal divisão com um campeão inédito e o time da casa perdendo na final da divisão de acesso.

Confira no material enviado por Victor Ramalho, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

Começou o Super Sevens, a principal competição do rugby sevens feminino nacional! A primeira divisão brasileira conta com três etapas e a primeira foi jogada no fim de semana em Jacareí e terminou com título inédito do Delta, do Piauí, que se tornou o primeiro clube do Nordeste a conquistar tal feito.

O Delta esteve reforçado por várias atletas da seleção brasileira, entre elas as irmãs Thalia e Thalita Costa e a porta-bandeira do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris, Raquel Kochhann, que se transferiu do Charrua (RS) para o Delta para esta temporada, já que o clube gaúcho não está no Super Sevens. O Delta foi avassalador do início ao fim da competição, terminando a fase de grupos em primeiro lugar após uma impactante vitória de 46 a 0 sobre o Niterói, atual campeão do Super Sevens.

Na semifinal, o Delta encarou o El-Shaddai, do Rio de Janeiro, campeão da segunda divisão no ano passado. Novato, o El-Shaddai também foi munido de Yaras (atletas da seleção brasileira) ao torneio e produziu um grande duelo. Porém, o Delta se impôs com tries de Raquel, Lohana e Carol, todas Yaras, fechando o duelo em 19 a 5.

Por sua vez, na outra semifinal, o poderoso Melina, de Cuiabá, campeão do Super Sevens de 2022, venceu o Niterói por 40 a 0. O time rubronegro campeão de 2023 acabou tendo um domingo ruim e foi superado pelo rival fluminense na decisão do terceiro lugar por 17 a 7, com dois tries de Gabi, das Yaras, para o El-Shaddai.

Decisão

Na grande final, Delta e Melina fizeram um jogo eletrizante e que terminou com as piauienses vencendo por 17 a 14. As duas irmãs Costa, Thalia e Thalita, correram para tries decisivos do Delta.

“Ainda não caiu a ficha sobre esse feito. Há sete anos chegamos muito perto disso com um vice campeonato, mas brigamos para não sermos rebaixadas nos anos seguintes. Ter as atletas da seleção criou uma euforia no time e isso foi muito importante para darmos um passo adiante. É um título que levamos não só para o Piauí e para o Nordeste, mas para muitos outros estados de onde vêm nossas atletas. É uma felicidade muito grande”, comentou Érica Santos, vice presidente do Delta.

“Foi muito bom poder jogar de novo o Campeonato Nacional. Como a gente tem tido nos últimos anos muitos compromissos com a seleção, foi um momento importante para mim. Infelizmente o meu clube, o Charrua, não está participando, acabei optando por ajudar a representar o Delta nessa etapa do Super Sevens. Foi algo incrível porque eu consegui jogar do lado de pessoas que eu admiro muito, de meninas que fazem parte da seleção, como Thalia e Thalita, que já são um pouco mais experientes, e Carol e Lohana, que são jovens promessas que têm muita habilidade e um grande potencial. Foi uma grande honra poder dividir o campo com elas e com todas as demais meninas do Delta que tanto se dedicam e se doam pelo clube. É incrivelmente prazeroso conseguir levar pela primeira vez o Delta a uma final e ainda mais a um inédito título”, falou Raquel Kochhann.

O São José sofreu derrotas nas três partidas iniciais: 00 a 40, Delta; 00 a 17, Niterói e 10 a 22, Pasteur. Na quarta, fez 26 a 12 no Curitiba e depois, na decisão do quinto lugar, reencontrou o Pasteur e venceu, por 10 x 05.

A classificação da etapa terminou com a seguinte ordem: 1º – Delta; 2º – Melina; 3º – El Shaddai; 4º – Niterói; 5º – São José; 6º – Pasteur; 7º – Curitiba e 8º – Rio Rugby.

A próxima etapa do Super Sevens será nos dias 19 e 20 de outubro, em São José dos Campos.

Divisão de acesso

Jacareí também recebeu a primeira etapa da 2ª divisão do Super Sevens, que conta com 5 clubes e será disputada em duas etapas – a última também em Guarulhos. O time da casa, o Jacareí, foi o mais forte e venceu a primeira fase de modo invicto, com quatro triunfos em quatro jogos. No entanto, a partida decisiva contra a Poli favoreceu o time da capital paulista. A Poli se impôs na grande final por 15 a 0 e garantiu o título da primeira etapa.

Já as Leoas de Paraisópolis ficaram com o terceiro lugar ao superarem o Goianos, enquanto o Desterro, de Florianópolis, foi o último colocado. Poli, Leoas e Jacareí brigaram ponto a ponto pelo título paulista também, com a Poli falando mais alto igualmente no estadual.

Nas imagens, jogadora do Delta tentando se antecipar em uma disputa de bola contra o São José (foto de Fotojump) e lance de outra das partidas das joseenses (foto de São José Rugby/Divulgação).

Comentário

comentário