Lutadores joseenses se destacam em disputa e festival

As equipes do Atleta Cidadão de Judô, Taekwondo e Wrestling de São José dos Campos, representadas pela Associação Yamazaki, Olhar Futuro, Liga Vale e São José Wrestling, respectivamente, conquistaram 8 medalhas nos Jogos da Juventude 2024. O evento esportivo é realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), entre os dias 13 e 28 de novembro, em João Pessoa, Paraíba.

Destaque para a judoca sub-17 Gabriele Sogabe, faixa marrom, medalhista de ouro na categoria -57kg. Maria Eduarda Rezende, também do Judô, ficou com o bronze na categoria (-70kg).

Com uma prata por equipe e um bronze no individual, o jovem tecondista Nicolas Rodrigues (-73 kg) subiu ao pódio 2 vezes na competição. Amanda Ferreira (-63kg) com a prata e Guilherme Gatto (+73kg) com o bronze, fecham o quadro de medalhas da equipe joseense de Taekwondo.

No Wrestling, Ana Lara Cruz (-73kg) e Cauã Santos (-65kg) ficaram com o bronze na competição.

Jogos da Juventude

Os Jogos da Juventude, organizados anualmente pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), por meio da área de Desenvolvimento Esportivo, reúnem os melhores atletas jovens do país em uma competição de alto nível técnico. Desde 2000, este evento multiesportivo tem sido fundamental na formação de atletas e profissionais do esporte brasileiro.

A cada edição, mais de 4.000 atletas de até 17 anos, provenientes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, demonstram seu talento e potencial esportivo nas 18 modalidades olímpicas que integram o programa dos Jogos da Juventude.

O processo seletivo, realizado pelas 27 unidades federativas, envolve mais de 2 milhões de estudantes nas etapas classificatórias, garantindo uma representação nacional abrangente e única, reforçando a cada ano o compromisso dos envolvidos com o esporte educacional.

Festival

Seguir valores como disciplina, lealdade e respeito ao próximo estão na essência do judô, esporte que faz parte das atividades esportivas na Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza).

Nesta sexta-feira (22), 120 atendidos, de 7 a 14 anos, das unidades Leste, Sede (Parque Industrial) e Centro participaram do 3º Festival de Judô da Fundhas.

Pela primeira vez, houve troca de faixas dos atletas, cerimônia que abriu as competições. O projeto de judô na Fundhas é uma parceria entre a fundação e a Prefeitura, que disponibiliza os professores.

Cassiana Ferreira, de 13 anos, estava ansiosa, mas se deu bem. Ela ficou com o primeiro lugar na categoria. “Eu estava muito nervosa, achei que não ia conseguir.”

O professor Arnaldo Menani atua no judô desde 1964. Ele ressalta a importância deste tipo de atividade. “É importante porque é uma garotada que carece de atividade esportiva. Gosto muito de dar aulas aqui.”

Benefícios do judô

Melhora o condicionamento físico. Contribui para potencializar raciocínio lógico, paciência e autocontrole. Ajuda a ter mais disciplina, espírito de companheirismo, lealdade e concentração.
Desenvolve valores como honestidade, humildade, solidariedade e respeito. Fortalece a autoconfiança e a parte espiritual.

Nas fotos (de Divulgação), a joseense Gabriele Sogabe recebendo sua medalha de ouro das mãos da campeã olímpica Bia Souza e participantes do festival de judô.

Autoria: Material sobre os Jogos da Juventude foi enviado por Lucas Lemes e os do festival, por Henrique Macedo. Ambos, da assessoria de Imprensa da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.

Comentário

comentário