São José Basketball abre temporada diante da torcida

O basquete volta a ser atração em São José dos Campos. Na volta das férias, o renovado time do São José faz neste sábado a sua primeira partida em casa. Ainda em fase de formação e sem o condicionamento físico ideal, conta com o apoio e o incentivo da torcida que continuará assistindo aos jogos sem precisar pagar ingresso.

Confira o material enviado por Wagner Matheus, da assessoria de Imprensa da secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.

O São José Basketball faz sua estreia na temporada 2109/2020 neste sábado (3), às 17h, contra o Corinthians, na abertura do Campeonato Paulista, no Ginásio Linneu de Moura. A equipe foi inteiramente renovada em relação à temporada passada e vem com um elenco mais jovem e mais rápido.

“No ano passado, tínhamos uma equipe muito técnica e experiente, agora estamos com um time mais rápido e mais forte nas jogadas de transição”, explica o técnico Paulo Jaú, que está há 12 anos no São José – foi assistente técnico e coordenador das categorias de base – e há dois anos como treinador da equipe adulta.

Outra característica da nova equipe é a juventude. Enquanto o time da temporada 2018/2019 – que chegou em sexto lugar no Paulista e em décimo primeiro no NBB (Novo Basquete Brasil) –, tinha média de 29 anos, a equipe atual chega com 24 anos de média.

Argentinos

A grande novidade do São José para este ano é a presença de três atletas argentinos. Para Jaú, esses reforços irão trazer “muito fundamento e cultura de jogo” para todo o time. “A escola argentina é muito boa, eles gostam do jogo pegado, ‘enroscado’ e, além disso, sabem jogar de modo organizado, respeitam o esquema tático”, ressalta.

O São José fez dois amistosos como preparação para a estreia, mas agora os treinamentos serão intensificados e os primeiros jogos deverão servir para dar “liga” à nova equipe. O time-base para a estreia não foi anunciado. Nos treinos, várias formações foram testadas e serão exploradas nas substituições.

Experiência

Embora ganhe em velocidade e juventude, o time deste ano será menos experiente que o do ano passado. Para atenuar essa característica, foi importante a chegada, entre outros, do ala/armador carioca Duda Machado, de 36 anos, que veio do Vasco da Gama.

“A mescla de experiência e juventude é importante, porque temos uma temporada muito longa e vamos poder imprimir sempre um ritmo de jogo forte”, afirma o atleta, que deve ser o capitão da equipe.

Ele prefere não projetar até onde a equipe pode chegar nas duas competições que terá pela frente, o Paulista e o NBB. “É um pouco cedo para pensar em que posição a equipe pode chegar, mas a primeira impressão é muito boa”, analisa. “Além disso, temos três argentinos muito bons, que irão ajudar bastante o grupo.”

Juventude

Um dos dois únicos remanescentes do time do ano passado – o outro é Sergião –, o armador Matheus, 19 anos, vem do sub-19 do São José. Ambos fazem parte do grupo de cinco atletas da base joseense no time principal.

“O torcedor pode esperar para este ano um time mais jovem, mais leve e mais versátil”, promete Matheus. Quanto às chances nas competições, o atleta é realista. “A gente sempre entra para brigar pelo título, mas é preciso ver que temos três semanas de treinamento, então não vamos atropelar nada, vamos dar um passo de cada vez”, avisa.

A equipe do São José Basketball é gerida pela entidade São José Desportivo e conta com apoio da Prefeitura de São José dos Campos através da LIF (Lei de Incentivo Fiscal), do Programa Atleta Cidadão e do Fadenp (Fundo de Apoio ao Desporto Não Profissional).

Elenco e Comissão Técnica

Atletas

Patrick Carioca – armador – Patrick Luís de Ana Vieira, ex-Cerrado Basquete, nasceu em 18/10/1993; altura / peso: 1m88 / 84kg

Carlos (argentino) – ala – Carlos Emanuel Buemo, ex-Hispano Americano – Argentina, nasceu em 12/02/1996; altura / peso: 1m96 / 83kg

Lupa – pivô – Luiz Paulo Cecílio dos Santos, ex-Vasco, nasceu em 24/12/1989; altura / peso: 2m05 / 109kg

Rafael – ala – Rafael de Oliveira Silva, ex-Vasco, nasceu em 23/01/1993; altura / peso: 1m97 / 93kg

Duda Machado – ala – Eduardo Magalhães Machado, ex-Vasco, nasceu em 10/09/1982; altura / peso: 1m92 / 83kg

Alex – ala/pivô – Alex Robinson Doria, ex-Paulistano, nasceu em 12/08/1997; altura / peso: 2m05 / 95kg

Figueredo (argentino) – armador – Diego Rafael Figueredo, ex-Libertad (Argentina), nasceu em 27/12/91; altura: 1m85

Mariani (argentino) – ala – Guido Mariani, ex-Argentino Junín (Argentina), nasceu em 18/08/1994; altura: 1m94

Pedrão – pivô – Pedro Henrique Santos de Souza, ex-Rio Claro, nasceu em 27/02/1996; altura / peso: 2m06 / 110kg

Base do São José Basketball/Atleta Cidadão

Guirro – armador – João Pedro Lopes Guirro, do São José Basketball Sub-20, nasceu em 03/12/1999; altura / peso: 1m94 / 92kg

Matheus – armador – Matheus Eugeniusz Silva, do São José Basketball Sub-19, nasceu 11/06/2000; altura / peso: 1m89 / 83kg

Sergião – pivô – Sérgio Sillas Lucas da Conceição, do São José Basketball Sub-19, nasceu em 21/05/2000; altura / peso: 2m08 / 96kg

Daniel – armador – Daniel da Fonseca Garcia Cassiano, do São José Basketball Sub-19, nasceu em 28/04/2000; altura / peso: 1m78 / 80kg

Vitor – pivô – Vitor Penaroti Forti, do São José Basketball Sub-18, nasceu em 15/09/2001; altura / peso: 1m98 / 99 kg

Comissão Técnica

Técnico: Paulo Cezar Martins de Oliveira – Paulo Jaú

Assistente técnico: Cristiano Montenegro Ahmed – Cris Ahmed

Preparador físico: Felipe Tinoco

Supervisor: Francisco Carlos Flora de Toledo

 

O campeonato

No Campeonato Paulista Masculino da Divisão Especial Série A-1 2019, os 13 times estão divididos em dois grupos. Pelo Grupo B jogam São José Basketball, Paulistano/Corpore, Sendi Bauru Basket, SC Corinthians, Rio Claro Basquete e Basquete Unifae/São João da Boa Vista. Pelo Grupo A: Sesi Franca Basquete, Esporte Clube Pinheiros, Mogi das Cruzes/Helbor, Basquete Osasco, América/UNIRP/São José do Rio Preto, São Paulo FC e Liga Sorocabana de Basquete.

Os times jogam em turno e returno dentro de seus grupos, sendo que os dois primeiros de cada grupo avançam diretamente às quartas de final. As demais equipes se enfrentam nas oitavas em um playoff (o terceiro de um grupo contra o sexto do outro, e o quarto contra o quinto) para definir mais quatro classificados. Quartas de final, semifinais e finais também serão disputadas em playoffs, série melhor de três partidas.

Na imagens, Duda Machado em jogo-treino como visitante do Liga Sorocaba (foto de Arthur Marega Filho/São José Basketball) e o elenco que começa a caminhada (foto de Lucas Cabral/PMSJC).

Comentário

comentário