São José terá o primeiro Brasileiro de paragolfe

Nos dias 19, 20 e 21 de setembro acontecerá na cidade de São José dos Campos, o 1º Campeonato Brasileiro de Paragolfe, na AESJ/Clube de Campo Santa Rita.

Paragolfe é uma categoria criada a partir de 2002 na Europa, aonde pessoas com deficiência nos membros inferiores conseguem acessar e praticar o esporte com auxílio da cadeira paragolfer. Esse equipamento permite ao atleta estar na posição “em pé” no momento da tacada e acessar todas as áreas de um campo de golfe com segurança e sem danificar o gramado.

Na Europa existem torneios a todo momento. O EDGA (Associação Europeia de Golfe para Deficientes) está em forte negociação com o Comitê Paralímpico Internacional para que o Golfe para pessoas com deficiência entre para o seleto grupo de esportes Paralímpicos.

Essa modalidade cresceu mais de 200% no Brasil no ultimo ano. Em 2016 a AESJ abriu suas portas para que o golfista Evandro Bonocchi, pioneiro na categoria, experimentasse suas primeiras tacadas. De lá pra cá, outros quatro atletas no Brasil também adquiriram o equipamento. São eles: Matheus Sampei (AESJ), Lucas Oliveira (São Paulo Golf Club), Adhemir Rodrigues (Terras de São José) e Edson Rocha (AESJ).

flor

A competição

O 1º CBP será disputado em três rounds de nove buracos cada. Os dois primeiros rounds acontecerão no dia 20, e o terceiro e último round será mais que especial, a capitânia do Campo de Golfe da AESJ promoverá simultaneamente o “Torneio da Amizade” entre todos os golfistas do clube e convidados.

“Será uma oportunidade fantástica de inclusão no esporte, teremos cerca de 60 golfistas, homens e mulheres, adultos e idosos, pessoas com e sem deficiência jogando juntos!! Todos terão a oportunidade de praticar não só o golfe, mas também a empatia!!”, disse Evandro Bonocchi, sobre a competição realizada e organizada pela AESJ e Liga Paragolfe Brasil.

Na foto (de Tião Martins/AESJ/Divulgação), paragolfistas no Clube de Campo Santa Rita.

Autoria: Material enviado pela assessoria de Imprensa da Associação Esportiva São José

Comentário

comentário