Vôlei tem nova decisão entre Taubaté e Cruzeiro

A temporada nacional de competições do volei masculino será aberta nesta quinta-feira e com o Taubaté. No jogo que vale mais um título para a galeria dos dois maiores conquistadores de década, um clássico contra o Cruzeiro, em Minas.

Sobre a preparação taubateana, confira o material de Ronaldo Casarin, da Maxx Sports, assessoria de Imprensa do time.

O EMS Taubaté Funvic volta a disputar uma final exatamente uma semana depois de sagrar-se hexacampeão Paulista. Nesta quinta, a equipe taubateana encara o Sada Cruzeiro às 21h30 pela disputa da Supercopa de Vôlei masculino.

O confronto, em jogo único, abre oficialmente a temporada nacional do voleibol. Promovida pela CBV, a Supercopa coloca frente a frente os últimos campeões da Superliga – o EMS Taubaté Funvic -, e da Copa Brasil – o Sada Cruzeiro.

Este ano a disputa da Supercopa será no ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG), e o jogo será transmitido ao vivo pelo canal por assinatura SporTV 2.

A partida terá uma série de atrativos ao torcedor: os dois times conquistaram recentemente os títulos estaduais em seus respectivos estados. O EMS Taubaté Funvic chega embalado após a conquista do Campeonato Paulista, em dois jogos duríssimos contra o Vôlei Renata de Campinas. O Sada Cruzeiro faturou recentemente mais um título mineiro.

A Supercopa marca também o reencontro de sete campeões na Copa do Mundo, no mês de outubro, com a seleção brasileira. Estiveram no lugar mais alto do pódio, no Japão, os ponteiros Lucarelli e Douglas, os centrais Lucão e Maurício Souza e o líbero Thales, do EMS Taubaté Funvic, e o levantador Fernando Cachopa e o central Isac, do Sada Cruzeiro.

Outro atrativo será o reencontro de dois ex-atletas Campeões da Superliga com o EMS Taubaté, e que agora defendem a camisa do Cruzeiro. O ponteiro argentino Facundo Conte e o central Otávio, agora estão vestindo a camisa mineira, e pela primeira vez enfrentarão seu ex-clube desde que levantaram a taça de campeões nacionais em maio deste ano.

Retomada

O EMS Taubaté Funvic teve alguns dias de folga após a conquista do hexacampeonato estadual, e prontamente voltou a treinar firme para mais este importante jogo. Para o central Maurício Souza, uma das novidades do EMS Taubaté Funvic para a temporada 2019/2020, e que já havia defendido a equipe do Vale do Paraíba em outra oportunidade, o jogo será um grande desafio.

“É um enorme prazer estar de volta a Taubaté, um time que já defendi e uma cidade que gosto muito. Já tivemos um primeiro desafio que foi cumprido nessa temporada com o título do Paulista, e essa semana já iniciamos o trabalho com foco voltado para a Supercopa. Sabemos da dificuldade que sempre é enfrentar um time multicampeão como o Sada Cruzeiro, mas estamos nos preparando para isso. Vamos com tudo em buscar desse título”, garantiu Maurício.

Retrospecto recente

Os confrontos na temporada passada entre Taubaté e Sada foram marcados por equilíbrio. Na primeira fase da Superliga, o Sada Cruzeiro venceu os dois jogos, fazendo 3 a 0 no primeiro turno, fora de casa, e 3 a 1 no returno. Os dois times voltaram a se enfrentar nas semifinais. Aí a história foi diferente e o EMS Taubaté Funvic não deu chances ao time mineiro. Venceu os dois jogos da série melhor de três, por 3 a 1, em Minas Gerais, e 3 a 2 em casa, eliminando o Sada Cruzeiro e avançando para a final.

Em Minas

Sobre o Cruzeiro, confira o material divulgado pela assessoria de Imprensa do time.

Campeão Mineiro no último fim de semana, o Sada Cruzeiro já está pronto para entrar em quadra e lutar muito por mais um título. Nesta quinta-feira, 07/11, o elenco decacampeão estadual disputa a decisão da Supercopa em Uberlândia, no Ginásio Sabiazinho. Às 21h30 e com transmissão do SporTV, a Raposa encara o EMS Taubaté Funvic, para tentar chegar ao tetracampeonato da competição, que abre oficialmente a temporada nacional de clubes.

O duelo no Triângulo Mineiro será uma reedição da última semifinal da Superliga. Em abril deste ano, mineiros e paulistas duelaram por um lugar na final da Superliga, quando o time de Taubaté levou a melhor na série e, em seguida, conquistou seu primeiro título do Brasileiro. Agora, o Sada Cruzeiro, campeão da Copa Brasil 2019, busca a revanche para retomar o posto de melhor do Brasil no embate entre os campeões nacionais.

E uma das importantes peças cruzeirenses neste desafio, o reforço argentino Facundo Conte, esteve justamente do outro lado da quadra na última temporada. Para ele, este é o primeiro grande teste do ano para a Raposa.

“Vai ser um grande jogo. Eles têm um bom time, assim como nós temos, e será um duelo interessante. Vou enfrentar meus ex-companheiros de clube e será, antes de mais nada, divertido pois existe rivalidade e parceria. A temporada passada foi importante para mim, pois foi como entrei no campeonato brasileiro. Conseguimos ganhar do Sada e conquistamos o título, o que foi incrível pra mim, e me trouxe a oportunidade de abrir o mercado brasileiro e me deu a possibilidade de chegar ao Sada Cruzeiro. E agora eu vim ajudar o time e vamos trabalhar forte para chegar à vitória. Além disso, será muito positivo começar a temporada com este primeiro grande teste para a nossa equipe”, analisou o camisa 7 do time estrelado.

Outro novato que também esteve do lado de lá em 2018/19 é o central Otávio. “Será o meu primeiro jogo contra o meu ex-clube, onde fui feliz em quatro grandes temporadas, e hoje estou mais feliz ainda aqui no Sada Cruzeiro. Voltei para a minha terra, podendo vestir a camisa do meu time do coração e isso é muito especial. Então espero jogar muito bem e contribuir da melhor forma possível para a gente conquistar essa Supercopa. Sabemos que ainda há muito para o nosso time crescer, mas a conquista do título do Mineiro em uma final em que jogamos bem, com autoridade, nos deu confiança para o jogo desta quinta e vamos entrar firmes em busca de mais um título para a nossa torcida”, finalizou Otávio.

Campeão das edições 2015, 2016 e 2017, o tricampeão Sada Cruzeiro foi vice em 2018 e busca o tetracampeonato da Supercopa como seu segundo título da temporada 2019/20.

Times e ingressos

No segundo jogo das finais do Paulista contra o Campinas, o Taubaté, do técnico Renan Dal Zotto, entrou com: Rapha, Maurício Souza, Lucarelli, Douglas Souza, Lucão, Mohamed Alhachdadi e o líbero Thales. Começaram no banco: Fabiano, Rogerinho, Carísio, Lipe, Petrus, Matheus e Renan.

Na finalíssima do Mineiro, contra o Fiat Minas, o Cruzeiro, do técnico Marcelo Mendez, começou com: Fernando Cachopa, Evandro, Gord Perrin, Facundo Conte, Isac, Otávio e o líbero Lukinha. Luan e Rodriguinho Leme entraram depois.

Os ingressos para a Supercopa em Uberlândia estão à venda pela internet, em ingressorapido.com.br, e também disponíveis na bilheteria do Ginásio Sabiazinho, de 9h às 19h nesta quarta-feira, 6, e de 9h às 22h no dia do jogo. Os bilhetes custam R$40 a inteira e R$20 a meia-entrada.

Nas imagens, os taubateanos Lucarelli e Douglas Souza comemorando ponto (foto de Renato Antunes/Maxx Sports) e cruzeirenses comemorando mais um título mineiro (foto de Agência i7/Sada Cruzeiro).

Comentário

comentário