Garotos do basquete joseense têm outra final
O time sub-20 do São José Basketball, de jogadores no elenco adulto que disputará a Liga Nacional, está credenciado para as promoçoes. Neste sábado, alcançou uma segunda final consecutiva da Liga Nacional de Desenvolvimento, o Brasileirão da categoria.
Confira no material divulgado pelo departamento de Comunicação da Liga Nacional de Basquete.
*** O São José Basketball está na decisão do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete. Na primeira semifinal, realizada neste sábado, no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo, o time do Vale do Paraíba conquistou uma grande vitória sobre o Sesi Franca Basquete, por 74 a 68, e se classificou para a final da LDB.
O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Para vencer o forte time francano, São José contou com uma grande atuação coletiva. Com 15 pontos cada, Lucas e Pedro Paulo foram os cestinhas da equipe e ainda contribuíram com seis assistências e dez rebotes, respectivamente. Já Rodrigo foi autor de 14, enquanto que o pivô Itaquá somou 13 pontos e sete rebotes.
Com a vitória na semifinal, o São José avançou para a sua segunda final consecutiva na LDB. No ano passado, a equipe do técnico Chris Ahmed decidiu o título com o próprio Franca, mas acabou derrotada por 66 a 50. Desta vez, deu o “troco” e eliminou o time da Capital do Basquete, que disputará o bronze neste domingo.
A final
Na grande decisão, o São José disputará o título diante do dono da casa Paulistano/Corpore, que levou a melhor sobre o EC Pinheiros na outra semifinal (vitória por 78 a 63). O duelo que definirá o campeão da sétima edição da LDB será neste domingo (25/02), às 18 horas, no Ginásio Antonio Prado Jr, com transmissão ao vivo no Facebook do NBB.
O São José largou na frente e, para isso, contou com ótimo início de partida do armador Lucas. Com seis pontos e duas assistências nos minutos iniciais, o camisa 3 teve grande participação para o time do Vale do Paraíba abrir nove pontos de frente (16 a 7).
No segundo quarto, Franca melhorou sua defesa, passou a atuar com intensidade e rapidamente equilibrou o jogo. Com muita força no garrafão, a equipe chegou a virar o jogo após enterrada de Gui Abreu (32 a 30). Só que São José não se intimidou e recuperou a liderança antes da pausa para o intervalo (38 a 35).
Na volta do intervalo, as duas equipes seguiram travando um duelo bastante acirrado. Com grande participação do ala/pivô Itaquá, autor de sete pontos, o time do técnico Chris Ahmed chegou a ter sete pontos de vantagem e permaneceu na frente antes dos dez minutos finais (58 a 55).
O início do último quarto foi favorável ao Franca, que acelerou o ritmo de seu ataque e chegou a virar a partida (62 a 60). Mas a defesa voltou a prevalecer para os joseenses que, através de uma ótima sequência de contra-ataques, recuperou a vantagem e não largou mais. Mesmo com time mais baixo na quadra, tendo os alas Pedro Paulo e Rodrigo como homens mais altos em quadra, o São José sobrou defensivamente nos minutos finais e fechou o jogo com tamanha maestria.
Com 19 pontos e 11 rebotes, o ala Gui Abreu foi o grande destaque da equipe francana, que não contou com atuação inspirada de Didi, outro grande nome do time. O camisa 7 do time da Capital do Basquete foi “anulado” pela defesa joseense e contribuiu com apenas sete pontos e duas assistências. Com 13 pontos, o armador Cassiano foi boa peça francana, assim como o armador André, que saiu o banco e fez 11 pontos.
Já o atual campeão Franca brigará pelo terceiro lugar da sétima edição da LDB diante do EC Pinheiros, neste domingo (25/02), às 15h45, também com transmissão ao vivo via Facebook Live na página oficial do NBB.***
O time
O São José entrou com: Lucas (15 pontos), Léo (8), Pedro Paulo (15), Baby (8) e Itaquá (3). Entraram durante o jogo: Rodrigo (14), Gabriel Borrego (1), Juan (0), Matheus Bolinha (0) e Lucas Guilherme (0). Permaneceram no banco: Guirro e Renan.
Na foto (TV LNB/Reprodução), Rodrigo arremessando na vitória joseense sobre o Franca.