Taubaté Vôlei vence e avança na Copa Brasil

Abrindo a rodada única das quartas de final da Copa Brasil Masculina, o Taubaté recebeu o paranaense Maringá na noite desta terça-feira e não deu chances ao adversário. No ginásio do Abaeté, marcou 3 a 0 com autoridade.

Na quadra, o Taubaté fez 25 a 17 no primeiro set e manteve o embalo no segundo, vencido por 25 a 16. O Maringá ainda tentou evitar o final da partida no terceiro, fazendo 21 pontos contra os 25 dos locais.

O técnico Renan Dal Zotto colocou o Taubaté em quadra com a seguinte formação inicial:  Rapha, Lucarelli, Renan Bonora, Lucão, Maurício Souza, Mohamed Alhachdadi e o líbero Thales. Entraram ao longo da partida: Fabiano, Carísio, Petrus, Douglas Souza, Riad e o líbero Rogerinho.

O primeiro set começou bem equilibrado com os dois times buscando o saque forçado. O Maringá teve um início de partida melhor, com a defesa trabalhando bem e aproveitando os contra-ataques. O time visitante chegou a liderar o placar por alguns minutos. O EMS Taubaté Funvic logo se encontrou na partida e retomou o controle do jogo. Variando bem o saque, o Taubaté forçou mais erros do adversário e passou à frente. As bolas com os centrais foram decisivas e o oposto Mohamed foi um dos principais pontuadores do set. Com ótimo aproveitamento no saque, o Taubaté encaminhou a vitória e fechou o set em 25 a 17, em 26 minutos.

O segundo set começou com o Taubaté melhor, aproveitando bem os contra-ataques e mantendo ótima efetividade na defesa e no bloqueio. Os donos da casa chegaram a abrir 5 a 1, mas o Maringá buscou a reação e encostou no placar. O Taubaté voltou a encaixar boas sequências de saque, variando bem o serviço e forçando erros de recepção e passe do adversário, e novamente abrindo vantagem confortável. Administrando a vantagem e com maior volume de jogo, os taubateanos fecharam por 25 a 16 em 26 minutos.

O terceiro set foi muito equilibrado. O Taubaté manteve o bom aproveitamento no saque, e o Maringá cresceu no jogo defensivo e no bloqueio. Pelo lado taubateano, o oposto Mohamed continou sendo o homem da bola de segurança do levantador Rapha. A vitória taubateana começou a se desenhar com uma ótima passagem do central Lucão pelo saque, quando a equipe conseguiu abrir vantagem. Melhor no bloqueio e virando os contra-ataques, o Taubaté fechou o set em 25 a 21, vencendo a partida por 3 a 0, em 1h31 de jogo.

Busca do tri

Campeão duas vezes da Copa Brasil, em 2015 e 2017, o time taubateano vai confiante para a fase decisiva.

“Essa foi uma vitória importantíssima. Estávamos em casa, com o ginásio lotado, os torcedores jogando junto com o nosso time e uma atmosfera muito bacana”, comentou o levantador e capitão Rapha.

“Temos um primeiro objetivo conquistado, que era estar nas finais da Copa Brasil, um campeonato importante e que queríamos muito estar lá e fazer parte disso. Estou feliz e orgulhoso pelo time, pela forma como encaramos esse jogo e agora já começamos a pensar nessa fase final lá em Jaraguá, que tenho certeza que vai ser um alto nível”, acrescentou.

“Jogo que conseguimos controlar bem todos os fundamentos. Sacamos bem, quebramos um pouco mais a recepção e o jogo deles pelo meio, que é muito forte, acabou neutralizado. Rodamos bem nossas bolas e o jogo acabou se tornando tranquilo pelo eu conseguimos fazer ao longo da partida”, disse o central Lucão.

Os outros três jogos pela rodada de classificação da Copa Brasil serão nesta quarta-feira: Sada Cruzeiro-MG e Vôlei UM Itapetininga; Sesi-SP x Fiat/Minas, e Sesc-RJ e Vôlei Renata de Campinas.

Os quatro times vencedores nesta rodada de classificação seguirão para a semifinal do dia 24, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. No dia seguinte, os dois finalistas decidirão o título na mesma Arena Jaraguá.

Antes, em rodada pela Superliga, o Taubaté jogará no sábado, dia 18, visitando o paranaense Ponta Grossa, às 18h.

A tabela

Fase classificatória

14/01 (terça-feira) – EMS Taubaté Funvic (SP) 3 x 0 Denk Academy Maringá Vôlei (PR), às 20h, no ginásio do Abaeté, em Taubaté (SP)

15/01 (quarta-feira) – Sada Cruzeiro (MG) x Vôlei UM Itapetininga (SP), às 20h, no ginásio do Riacho, em Contagem (MG)

15/01 (quarta-feira) – Sesi-SP x Fiat/Minas (MG), às 19h, no Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo (SP)

15/01 (quarta-feira) – Sesc RJ x Vôlei Renata (SP), às 20h, no ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ)

Semifinal

24/01 (sexta-feira) – Vencedor do jogo 1º x 8º x Vencedor do jogo 4º x 5º, às 19h30, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC)

24/01 (sexta-feira) – Vencedor do jogo 2º x 7º x Vencedor do jogo 3º x 6º, às 21h30, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC)

Final

25/01 (sábado) – Vencedor do jogo 5 x Vencedor do jogo 6, às 20h30, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC)

Na foto (de Renato Antunes/Maxx Sports), Mohamed Alhachdadi e Lucarelli armam bloqueio na vitória sobre o Maringá.

Comentário

comentário