Taubaté leva ao campo seu projeto de acesso

O Taubaté estreia em mais um Campeonato Paulista da Série A-2 e novamente preparado para tentar o tão desejado acesso à elite estadual. O jogo desta quarta-feira, às 19h, será como visitante do Audax Osasco, o campeão da A-3 no ano passado.

Desde de 2015, quando conquistou o título da Série A-3, o Taubaté passou a disputar a Série A-2 investindo para também subir à Série A-1. O último Paulistão do time foi na distante temporada de 1984, o que agora deixa a espera com 35 anos e algumas lembranças de tentativas que quase deram certo.

No ano passado, logo após a eliminação nas quartas de final contra Água Santa de Diadema, o presidente Gilsinho Rezende e os demais dirigentes começaram a pensar em um projeto ainda mais arrojado e consistente.

O dirigente Carlos Arini, campeão da mesma competição com o Santo Andre e acumulando acessos, foi contratado para ser o executivo do futebol taubateano. Tendo a Copa Paulista para iniciar uma reformulação no elenco, manteve alguns jogadores e trouxe outros credenciados para um campanha vitoriosa na Série A-2.

Do time base que disputou o campeonato do ano passado ficou somente o volante Elivelton. O lateral-direito Ynaiã, o zagueiro Dogão e o atacante Rodriguinho são remanescentes da Copa Paulista. Os demais prováveis titulares para esta quarta-feira estão entre os novos contratados.

O técnico Ivan Izzo chegou chegou no começo da Copa Paulista e agora teve a chance de uma pré-temporada. Avaliando jogadores e testando formações que proporcionaram variações táticas, deve ter apenas uma dúvida na escalação para esta quarta-feira, entre o meia Boquita e o atacante Quirino.

A provável escalação: William; Ynaiã, Dogão, Maurício e Denis Neves; Pedro Demarchi, Elivelton, Chumbinho e (Boquita ou Quirino); Ermínio e Rodriguinho.

As informações sobre todos os jogadores do elenco taubateano estão no site oficial do clube: esporteclubetaubate.com.br

O adversário

O Audax Osasco foi o campeão da A-3 do ano passado, subindo junto com o Monte Azul. Depois, preferiu não disputar a Copa Paulista porque alguns jogadores foram emprestados ao Audax Rio, da principal divisão de acesso do Carioca.

Com a volta deles, uma provável escalação do técnico Robélio Cavalinho: Jeferson Romário; Marcelo Augusto, Helton, Bruno Tofanelli e Milioransa; Kallyl, Wesley Bolinha e Pablo; Samoel Pizzi, Danrley Marreta e Jefferson.

No estádio Prefeito José Liberatti, o árbitro será Vinicius Gonçalves Dias Araújo com os assistentes Bruno Silva de Jesus e Eduardo Vequi Marciano.

O campeonato

A Série A-2 continua segue com 16 times e a mesma fórmula de disputa. O Santo André e a Internacional de Limeira foram os finalistas do ano passado que subiram para a Série A-1. Do Paulistão 2019 desceram o São Caetano e o São Bento de Sorocaba. O Audax Osasco e o Monte Azul vieram promovidos da Série A-3, para a qual caíram o Linense e o Nacional de São Paulo.

A fusão entre o Red Bull e o Bragantino provocou uma troca. Como um único “dono” não pode ter dois os mais times no mesmo campeonato, o Bragantino permaneceu na Série A-1, o Red Bull desceu à Série A-2. O Água Santa de Diadema, com a terceira melhor campanha da A-2 de 2019, subiu na vaga deixada pelo Red Bull.

Na primeira fase, todos os 16 times se enfrentam em um turno único de 16 rodadas. Os oitos melhores avançarão ao mata-mata das quartas de final em cruzamento olímpico: 1º colocado x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º. Os dois piores serão rebaixados à Série A-3 de 2021.

Nas quartas de final, semifinais e final, a melhor campanha geral (somatória dos pontos de todas as partidas disputadas) valerá o direito de jogar em casa na partida de volta. O mata-mata que terminar empatado nos pontos e saldo de gols terá decisão por pênaltis.

A primeira rodada tem os oito jogos nesta quarta-feira: Audax Osasco x Taubaté (19h), Monte Azul x Rio Claro (15h), Votuporanguense x Juventus (15h), Atibaia x Red Bull (em Americana, 15h), Sertãozinho x Portuguesa Santista (19h), Penapolense x São Caetano (19h30), São Bernardo x São Bento (19h) e Portuguesa x XV de Piracicaba (20h30).

Na foto (de Bruno Castilho/EC Taubaté), o dirigente Carlos Arini conversando com a comissão técnica e o elenco.

Comentário

comentário