Atletas tiveram palestras sobre a saúde da mulher

Cerca de 120 atletas vinculados às equipes competitivas apoiadas pela Prefeitura de São José dos Campos participaram na manhã de sexta-feira (8) de palestras que abordaram temas relacionados à saúde da mulher, prevenção, os riscos do doping e o uso de suplementos alimentares adequados que auxiliam na performance esportiva.

As palestras foram ministradas pela atleta de wrestling Laís Nunes e o médico Vinícius Sobreiro, especialista em medicina esportiva. O evento, realizado no auditório do Centro da Juventude, também contou com a participação de técnicos, coordenadores e equipes multidisciplinares.

O encontro começou com o relato de Laís Nunes, integrante da seleção brasileira e da equipe de alto rendimento do São José Wrestling, com duas participações olimpíadas e eleita seis vezes a melhor atleta da modalidade pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Laís discorreu sobre métodos de treinamento, sua experiência profissional, ciclo menstrual e uso de anticoncepcionais que podem atrapalham o rendimento da atleta, vitaminas, entre outros assuntos da saúde da mulher atleta. No final, respondeu a perguntas sobre suas conquistas ao longo da carreira.

O médico

Endocrinologista e nutrólogo, especialista em alta performance e medicina esportiva, Vinícius Sobreiro dividiu sua palestra em três partes. Na primeira, falou sobre doping, alertando sobre os riscos que o atleta corre ao fazer uso de substâncias proibidas para aumentar sua performance no esporte.

Citou, por exemplo, alguns medicamentos que passaram a figurar recentemente na lista da WADA, a agência mundial antidoping. “Muitas vezes por desconhecimento o atleta acaba pego em um teste por não saber que o medicamento que tomou era proibido”, alertou.

“Existem métodos naturais que podem auxiliar o desempenho do atleta, sem a necessidade de recorrer a substância que podem causar punições severas e até punições permanentes”, citou o médico ao apresentar o famoso caso do ciclista Lance Armstrong, considerado por muitos o maior ciclista de todos os tempos até ter sido banido do esporte por doping em 2012.

Na segunda parte da palestra Sobreiro falou sobre os suplementos que não são considerados doping, que auxiliam os atletas nos períodos de recuperação pós-treino e na melhora do seu desempenho, sobretudo quando usada de forma personalizada.

“Consultar profissionais de saúde e nutrição é essencial para garantir que a suplementação seja segura e eficaz para o atleta”, ressaltou.

Por fim, o médico abordou o tema saúde da mulher, com ênfase para os métodos contraceptivos que podem atrapalhar o desempenho esportivo. Sobreiro também ressaltou que estudos indicam que 30% dos casos de doenças poderiam ser evitados mantendo estilo de vida mais saudável e pequenas mudanças cotidianas.

“A prática de atividade física regular, manter uma alimentação equilibrada, peso controlado e evitar consumo de álcool e hormônios sintéticos contribuem significativamente para redução dos riscos de doenças”, completou.

O médico concluiu sua palestra respondendo perguntas e tirando dúvidas dos atletas presentes.

A iniciativa do evento foi do São José Wrestling, equipe que recebe apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.

Nas fotos (de Divulgação), os participantes das paletras no Centro da Juventude, Laís Nunes e médico Vinícius Sobreiro.

Autoria: Material enviado por Nei José Sant’Anna, da assessoria de Imprensa da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.

Comentário

comentário