Taubaté vence de virada e fica mais perto da vaga

O Taubaté conseguiu um resultado dos mais expressivos na tarde deste sábado e segue em busca de uma vaga no mata-mata decisivo do Campeonato Paulista da Série A-2. Na distante Presidente Prudente, foi extramente eficiente nos 2 a 1 sobre o Grêmio Prudente, pois deu apenas um chute a gol, no pênalti cobrado do empate. Depois, ganhou um gol contra daqueles que são ainda mais raros no tipo de lance.

Na formação taubateana, o goleiro Samuel Pires e o zagueiro David Cruz, suspensos, foram substituídos por Paulo Mazoti e Luanderson, reestreando. O volante Peloggia e o atacante Maykinho, contundidos, saíram por Eder e Miguel, voltando após automática por terceiro cartão amarelo. Também por contusão, o meia Claudinho e o zagueiro Marcão permaneceram afastados. O atacante Lucas Venuto e o lateral-direito Caio Felipe, provavelmente por desgaste físico, foram poupados começando entre os reservas.

Em casa, o Grêmio Prudente foi à frente e o Taubaté, concentrado na marcação, ficava na expectativa de uma escapada em contragolpe. Aos 4 minutos, o time prudentino criou a primeira jogada de gol em passe aprofundado pela meia esquerda. O atacante Douglas Santos tentou colocar em diagonal na saída do goleiro e o estreante Paulo Mazioti salvou desviando a escanteio.

Aos 14, o Prudente abriu o placar. Na ponta esquerda, o lateral Kaio Cristian escapou de um marcador, foi ao fundo e levantou na primeira trave. O meia Wallace fechou em velocidade e acertou uma cabeçada no canto esquerdo.

Em desvantagem, o Taubaté aumentou o seu volume de jogo ofensivo, mas sem incomodar a defesa adversária. O Prudente, mesmo em ritmo menos intenso, ainda teve duas boas descidas antes do intervalo. Aos 27, Jonatha Carlos escapou pela direita, chutou e Paulo Mazioti abafou a escanteio. Aos 33, Kaio Cristian fez ótima infiltração em diagonal e Thiaguinho apareceu no momento certo para um desarme.

A virada

O segundo tempo começou com uma forte pancada de chuva. E quando o sol voltou, o volante taubateano Vinícius Kiss começou boa jogada pela direita e o atacante Gleisinho, já se aproximando da linha de fundo, descolou um pênalti ao ser derrubado pelo imprudente zagueiro Júnior Sergipano. Aos 17 minutos, Allison cobrou com categoria, mandando o goleiro para o lado direito e colocando no esquerdo.

Irrtitado com o empate, o Grêmio Prudente foi perdendo a tranquilidade e ficou ainda mais incomodado quando deu ao Taubaté a virada no placar. Aos 34 minutos, o meia Guthierres cobrou um escanteio da direita, aberto e na altura da primeira trave. O volante prudentino Mathus Santana, livre para tirar a bola na área, surpreendeu mandando uma cabeçada no ângulo esquerdo e fazendo gol contra.

O Taubaté ficou sem o zagueiro Frazão que saiu contundido e substituído pelo improvisado lateral-esquerdo Penedo. No entanto, sem perder o controle na marcação, foi resistente e não deixou o Prudente criar a quantidade de oportunidades de gol que a situação cobrava. Vieram oito minutos de acréscimos e no último deles, quando Douglas Santos mandou uma cabeçada no ângulo esquerdo, Paulo Mazoti foi buscar defendendo a escanteio.

Com a vitória, o Taubaté foi de 16 a 19 pontos e subiu da quinta à quarta colocação ultrapassando o próprio Grêmio Prudente que continuou com 18. Na quarta-feira, às 19h, visitará o Ituano. Depois, receberá o Juventus e na última rodada sairá contra o XV de Piracicaba.

Os times

O Taubaté, do técnico Alberto Félix: Paulo Mazoti; Thiaguinho, Frazan (Penedo 28’/2º), Luanderson e Ailton Santos; Eder (Chico 28’/2º), Fernando (Vinícius Kiss 10’/2º), Guthierres e Miguel (Allison 10’/2º); Gleisinho (Caio Felipe 28’/2º) e Matheus Batista.

O Grêmio Prudente, do técnico Sérgio Guedes: Omar; Lucas Marques, Caio César (Kauan 37’/2º), Júnior Sergipano e Kaio Cristian (Ângelo Chaves 33’/2º); Nonato (Matheus Santana 22’/2º), Paulinho Curuá, Jonatha Carlos e Wallace (Braga 22’/2º); Douglas Santos e Caio Mancha (Vinícius 22’/2º).

No estádio Paulo Constantino, o Prudentão, a equipe de arbitragem contou com: Gustavo Holanda Souza (árbitro), Robson Ferreira Oliveira (assistente 1), Gabriel Rodrigues Santos (assitente 2), Pedro Henrique Alves de Paula (4º árbitro) e Celso Barbosa de Oliveira analista de vídeo.

Na foto (TV FPF/Reprodução), Matheus Santana fazendo o gol contra que deu a virada ao Taubaté.

Comentário

comentário