Basquete forma grupo para avaliar condições do NBB

A Liga Nacional de Basquete mantém suspenso o principal campeonato brasileiro, avaliando as condições impostas pelo coronavírus e buscando caminhos que possibilitem uma futura retomada. O Bauru já desistiu da vaga nas oitavas de final do NBB e o Pinheiros recuou na sua decisão, preferindo esperar os resultados de um grupo formado para apresentar um relatório até o final do mês.

Sobre as providências mais recentes, o departamento de Comunicação da LNB divulgou o seguinte texto:

Para avaliar cenários sobre possível volta do campeonato, foram criados grupos de diversas áreas que trabalharão com a LNB.

Os clubes que disputam a temporada 2019/2020 do NBB realizaram, no dia 16 de abril, mais uma reunião via videoconferência e decidiram pela criação de uma equipe multidisciplinar que será responsável pela avaliação de todos os possíveis cenários para o retorno do campeonato. Esse grupo será formado por profissionais de diversas áreas, que trabalharão em conjunto com a equipe executiva da LNB. São eles:

– Médicos: Claudio Carbone (Flamengo), Diego Gadelha (Unifacisa) e Diogo Vilar (Unifacisa)

– Preparadores Físicos: Pablo Marcelino (Unifacisa) e Pedro Falci Alves (Botafogo)

– Fisioterapeutas: Rogério Barbosa (Sesi Franca) e Silvanio Miranda Signoretti Júnior (Minas TC)

– Técnicos: Gustavo De Conti (Flamengo) e Helinho (Sesi Franca)

– Atletas: Alex Garcia (Minas TC), Paulinho Boracini (Botafogo) e Guilherme Teichmann (Corinthians)

Até o final de abril, será apresentado um relatório final aos clubes buscando trazer o máximo de informações para a tomada de decisão das equipes, tanto em relação aos protocolos de treinamento quanto aos das partidas, sempre respeitando às medidas de segurança e saúde de todos os envolvidos. Inclusive, a equipe multidisciplinar trará também possíveis formatos de disputa da fase final da competição, considerando um mínimo e um máximo de times participantes e a duração desse período.

Com o anúncio oficial do Sendi/Bauru Basket de afastamento da temporada, os clubes definiram também que a forma de disputa dos playoffs pode sofrer alterações.

Outro importante esclarecimento realizado na reunião foi que o Esporte Clube Pinheiros mostrou interesse em continuar na competição. O representante do clube pinheirense no Conselho de Administração da LNB, Fábio Ferraro, confirmou que o Pinheiros pretende finalizar a atual temporada do NBB.

“Mais uma vez, fizemos uma reunião extremamente colaborativa com a participação ativa de todos os times. Todos estão dispostos a manter o campeonato e cumprir com os compromissos estabelecidos com os parceiros dos clubes e da competição”, afirmou o presidente interino da LNB, Nilo Guimarães.

Reuniões

Desde o dia 13 de março, quando os clubes tomaram a primeira decisão em relação à pandemia do COVID-19, os representantes de todos os 16 times se reúnem, semanalmente, para continuar debatendo os passos necessários para a manutenção da competição.

Após duas semanas da paralisação do campeonato, os clubes definiram, de forma unânime, que a temporada seguiria diretamente para a fase de playoffs.A LNB vem se reunindo constantemente com todos os envolvidos no NBB.

Além da reunião que está sendo realizada com os clubes às quintas-feiras, todas as terças, o corpo executivo da Liga se reúne com representantes dos clubes, atletas, dos técnicos e dos árbitros através de encontros por videoconferência.

O campeonato

No dia 15 de março foi disputada a última partida do Novo Basquete Brasil antes da paralisação. Mesmo com outras ainda programadas, os clubes decidiram dar a fase de classificação como encerrada, valendo os resultados até então registrados.

Avançaram direto às quartas de final os quatro primeiros colocados: Flamengo, Franca, São Paulo e Minas. Passaram às oitavas de final os que chegaram entre a quinta e 12ª colocações: Mogi das Cruzes, Pinheiros, Corinthians, Botafogo, Rio Claro, Unifacisa (Paraíba), Paulistano e Bauru. Os últimos quatro, eliminados: Brasília, São José, Basquete Cearense e Pato (Paraná).

Na foto (LNB/Divulgação), a videoconferência que formou o grupo de avaliações.

Comentário

comentário