Basquete joseense feminino sub-23 se reabilita
O São José Basketball Feminino se reabilitou no Campeonato Brasileiro Sub-23 nesta quinta-feira (20), em Recife, derrotando Cerrado Basquete-DF por 59 a 52, e conquistando a segunda vitória na competição. A equipe joseense agora volta à quadra nesta sexta, às 10h, diante do Joinville-SC.
Com o resultado, o São José se recupera da derrota sofrida diante de Pinda no dia anterior. Na estreia, terça-feira, havia vencido o Nosso Clube-PE por 80 a 77.
O destaque da partida foi a pivô Lara Souza, escolhida a melhor jogadora em quadra, que recebeu o Troféu Hortência, oferecido pela CBB, organizadora da competição.
A cestinha da partida foi a atleta Adrielly, do Cerrado, que anotou 22 pontos, além de 11 rebotes, 1 assistência e 1 roubo de bola, somando 21 pontos de eficiência.
Pelo lado do São José, Lara foi a cestinha com 21 pontos, 13 rebotes, 1 assistência, 5 roubos de bola e 2 tocos, chegando a 32 pontos de eficiência. Graça foi a segunda maior pontuadora com 17 pontos, 5 rebotes, 3 assistências, 2 roubos de bola e 1 toco, com 20 pontos de eficiência.
A disputa
Em sua segunda edição, o Brasileiro Feminino Sub-23 tem a participação de 11 equipes, que foram divididas em duas conferências na primeira fase, com as quatro melhores avançando ao Final Four ao fim da etapa de classificação.
O torneio tem a participação de Sport Recife-PE, Bradesco Esportes e Educação-SP, São José dos Pinhais/Guaxo-PR, ADRM Maringá-PR, Aeroclube-RN e São José Desportivo-SP na Conferência Suzete. Cerrado-DF, Basquete Joinville-SC, Instituto Vitaliza/Nosso Clube-PE, Basquete Pinda-SP e Foz Basquete-PR fecham a Conferência Simone Bighetti.
A sedes foram mantidas, com Recife e São José dos Pinhais recebendo as partidas. A capital de Pernambuco, com o Sport Recife como anfitrião, recebe o turno, de 16 a 22 de outubro, enquanto os paranaenses, com o São José dos Pinhais/Guaxo de mandante, serão sede do returno e do Final Four logo na sequência, entre 28 de novembro a 8 de dezembro.
Pelo regulamento, os times manterão a base de atletas sub-23, mas tendo a possibilidade, caso queiram, de inscreverem duas atletas com até 25 anos. Para quem jogou a LBF, não houve mudança, com a obrigatoriedade de atletas apenas dentro da categoria.
No turno, as equipes se enfrentam entre as conferências, e no returno jogam dentro das próprias conferências. A classificação geral de 1 a 11 definirá os quatro classificados para o Final Four em São José dos Pinhais-PR.
Roteiro das joseenses:
Terça-feira – 18 de outubro
São José Basketball/Atleta Cidadão 80×77 Nosso Clube/Instituto Vitaliza (PE)
Quarta-feira – 19 de outubro
17h30 – São José Basketball/Atleta Cidadão 36×42 Pinda Basquete (SP)
Quinta-feira – 20 de outubro
10h – São José Basketball/Atleta Cidadão 59×52 Cerrado Basquete (DF)
Sexta-feira – 21 de outubro
10h – São José Basketball/Atleta Cidadão x SGC/Sesporte/Joinville (SC)
Sábado – 22 de outubro
15h30 – São José Basketball/Atleta Cidadão x Foz Basquete (PR)
Na foto (de Maurício Almeida/Brand/CBB), Ana Julia partindo para mais dois pontos do São José.
Autoria: Material enviado por Nei José Sant’Anna, da assessoria de Imprensa da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.