Basquete joseense vence e antecipa classificação
O São José Basketball conseguiu a vitória que valia classificação antecipada no principal campeonato brasileiro. O time virou o placar na volta do intervalo e depois sustentou a vantagem. Na quarta-feira, voltará a atuar diante da torcida.
Confira no material enviado por Léo Lenzi, da NTZ Comunicação e Marketing, assessoria de Imprensa do time.
Com grande desempenho no perímetro, o Farma Conde São José Basketball venceu o Fortaleza Basquete Cearense por 84 a 71 na noite desta segunda-feira (31), na Farma Conde Arena, e selou sua classificação aos playoffs do NBB Caixa com quatro jogos de antecedência.
O resultado mantém os joseenses na décima colocação do torneio, com 50% de aproveitamento, enquanto os cearenses seguem na lanterna, com 26.7% de aproveitamento.
O ala argentino Franco Vieta foi o cestinha absoluto da partida, com 22 pontos anotados. Renato Carbonari, com duplo-duplo de 15 pontos e dez rebotes, e Martin Fernandez, com 15 pontos e nove rebotes, além de Ruivo, com dez assistências, também se destacaram. O ala americano Dexter McClanahan registrou 20 pontos e foi o principal nome do time visitante.
O time joseense volta à quadra nesta quarta-feira (2), quando recebe a Unifacisa às 19h30, novamente na Farma Conde Arena. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site: https://www.ticketfacil.com.br/afc-fcsjb-unifacisa.html .
O jogo
Sem contar com o pivô Leal, a equipe do Farma Conde São José Basketball foi à quadra escalada pelo técnico Régis Marrelli com: Ruivo, Franco Vieta, Martin Fernandez, Douglas dos Santos e Renato Carbonari.
Os donos da casa iniciaram a partida com bolas certeiras de três pontos de Martin Fernandez e Ruivo (6×0). Os visitantes reagiram e também contaram com a mão quente de seus jogadores no perímetro para virar o jogo (11×17) e forçar a parada de Régis Marrelli. Os joseenses encurtaram a distância, mas o Fortaleza terminou o quarto inicial vencendo por 24 a 20.
O Farma Conde São José Basketball aumentou a intensidade defensiva e chegou ao empate em bela ponte aérea de Adyel para Renato Carbonari (24×24), fazendo os viaitantes pararam o jogo. O clube cearense passou a usar mais o jogo de dupla com os pivôs e infiltrações do americano McClanahan, e voltou a abrir vantagem (27×32). Após a diferença chefar a nove pontos (28×37), mas Ruivo e Buiú ajudaram os joseenses a diminuir a distância, e o Fortaleza foi para o intervalo vencendo por quatro: 40 a 36 (16 a 16 no quarto).
A virada
Com a mão quente de Martin Fernandez e Franco Vieta no perímetro, os donos da casa voltaram bem para o terceiro quarto e assumiram a liderança na partida (48×43), forçando a parada dos visitantes. No entanto, Douglas dos Santos também entrou bem nas transições ofensivas e a equipe mandante abriu nove pontos de vantagem (55×46). O Fortaleza reagiu com Enzo Ruiz, mas os joseenses respondiam na mesma moeda com sua dupla de argentinos e, assim, o Farma Conde São José Basketball terminou o período vencendo por 62 a 58 (São José 26 a 18 no quarto).
O time joseense voltou quente para o quarto final e abriu nove pontos com grande enterrada de Douglas dos Santos (69×60). Os cearenses apostaram nos chutes de longa distância e nas jogadas individuais de McClanahan para tentar reagir, mas os donos da casa deixaram a diferença em dez pontos com Franco Vieta (81×71), conseguindo assegurar a vitória no final (São José 22 a 13 no quarto).
Times
O São José, do técnico Régis Marrelli, entrou com: Ruivo (7 pontos), Franco Vieta (22), Martin Fernandez (15), Douglas dos Santos (9) e Renato Carbonari (15). Começaram no banco: Natã (2), Vitor Silvério (1), Buiú (6), Adyel (7), João Nickel (não entrou), Gabriel Pedrosa (não entrou) e Bruno Foresti (não entrou).
O Fortaleza, do técnico Flávio Espiga, entrou com: Orresta (9), McClanahan (20), Enzo Ruiz (18), Anderson (4) e Renan Lenz (7). Começaram no banco: Salsamendi (0), Léo Abreu (2), Demétrio (5), Erwing (6), Gabriel (0), Cauã (não entrou) e Samuel (não entrou).
O trio de arbitragem: Diego Chiconato, Jacob Cassimiro Barreto e Jorge Michael Schwartz.
Na foto (de Léo Lenzi/Agência NTZ), Douglas dos Santos cravando mais dois pontos para o São José, observado por Buiú, Enzo Ruiz, Franco Vieta e Léo Abreu.