Brasileiro do rugby feminino vem com times da região

O Brasileiro do rugby feminino começa neste sábado e com a primeira etapa de jogos concentada na mesma cidade. O Jacareí e o São José estão embarcando para Curitiba e na capital do Paraná devem estrear no sábado.

Confira o material enviado por Carlos Alessandro, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby.

Após o sucesso do Campeonato Brasileiro de Rugby XV, as atenções do rugby feminino se voltam para o início do Super Sevens, o Campeonato Brasileiro de Rugby Sevens, que começará neste sábado, 6 de agosto, e se encerrará no dia 4 de dezembro.

O Super Sevens é disputado no formato de circuito, com um total de seis etapas. A Primeira Divisão conta com oito clubes, que disputarão todas as etapas. Ao final do circuito, o último colocado será rebaixado.

Jogarão pelo título nacional: Bandeirantes Saracens (SP), Curitiba (PR), Delta (PI), Desterro (SC), Leoas de Paraisópolis (SP), Melina (MT), Niterói (RJ) e São José (SP), totalizando seis estados e quatro regiões representadas.

Cada etapa terá ainda as disputas da segunda divisão adulta e do juvenil, cada uma contando com três etapas. O circuito da segunda divisão premiará o campeão com a promoção à primeira divisão de 2023. Ao todo, seis clubes de três estados diferentes disputarão todas as etapas: Goianos (GO), Pasteur (SP), Jacareí (SP), USP (SP), Rio Rugby (RJ) e Grêmio Náutico Maricá (RJ).

No Paraná

A primeira etapa será em Curitiba, no campo do Curitiba Rugby Clube, no Paraná Esporte (Endereço: Rua Pastor Manoel Virginio de Souza, 1020 – Capão da Imbuia), com entrada livre.

A Primeira Divisão trará confrontos que ganham em qualidade e rivalidade saudável a cada ano. Na primeira etapa, as paulistanas do Band Saracens, campeão brasileiro de 2019, e as fluminenses do Niterói, campeão brasileiro de 2018, estão na mesma chave, ao lado do Desterro, de Florianópolis, campeão nacional pela última vez em 2014, e as Leoas de Paraisópolis, de São Paulo, recém promovidas da segunda divisão.

No outro grupo está o Melina, de Cuiabá, atual campeão brasileiro, encarando as anfitriãs do Curitiba, campeãs nacionais pela última vez em 2016, além das paulistas do São José, campeãs paulistas de 2017, e do Delta, do Piauí, representante do Nordeste na competição.

Retrospectiva

Em 2021, o time mato-grossense do Melina, de Cuiabá (MT), se tornou o primeiro clube fora do eixo Sul-Sudeste a vencer o maior título de sevens feminino do rugby brasileiro. Os outros vencedores são: SPAC (SP), com 5 títulos; Niterói (RJ), com 4 títulos; Desterro (SC), também com 4 conquistas; Curitiba (PR), com 2 títulos; Charrua (RS) e Band Saracens (SP), ambos com 1 conquista cada.

Divisão de acesso

A Segunda Divisão do Super Sevens será disputada no formato de todos contra todos, em pontos corridos. Ou seja, os seis clubes se enfrentarão e o primeiro colocado ficará com o título da etapa.

A divisão conta com três clubes paulistas, Pasteur e USP, da Capital, e Jacareí; dois clubes fluminenses, sendo Rio Rugby, da Capital, e Grêmio Náutico Maricá, da Região dos Lagos; ao passo que Goiás será representado pelo Goianos.

Espaço Nina

A etapa de Curitiba ainda contará com ações do Projeto NINA, projeto da Brasil Rugby voltado para o desenvolvimento do rugby juvenil feminino. A exemplo do que aconteceu na Copa Cultura Inglesa de 2021, o espaço promoverá integração e convivência entre as mulheres do rugby nacional. As interessadas no projeto poderão procurar a barraca do Projeto NINA para conhecer mais.

Jacareí

Sobre a preparação do Jacareí Rugby, confira o material enviado por Ícaro Leal, da assessoria de Imprenda do clube.

A equipe adulta do Jacareí Rugby Feminino faz sua estreia neste fim de semana no Super Sevens Feminino da Segunda Divisão, o Campeonato Brasileiro da modalidade com sete jogadoras e que é organizado pela CBRu. Será a primeira vez que o clube entra de forma competitiva no torneio. Os jogos acontecem no sábado e domingo, em Curitiba (PR).

A Segunda Divisão do torneio, e que dará acesso ao campeão à Primeira Divisão de 2023, contará com um total de três etapas. São seis clubes de três estados diferentes na concorrência pelo troféu da competição. Participam junto com o Jacareí Rugby as equipes: Goianos (GO), Pasteur (SP), USP (SP), Rio Rugby (RJ) e Grêmio Náutico Maricá (RJ).

“A disputa da Segunda Divisão do Super Sevens Feminino é um marco importante para a história do rugby feminino em Jacareí. Apesar da equipe já ter participado de etapas em anos anteriores como convidados, essa será a primeira vez que a equipe jogará o torneio de forma competitiva. Elas seguem os mesmos passos do que foi desenvolvido com o time masculino do clube no passado, que iniciou com categorias de base antes de ter uma equipe adulta competindo”, disse o treinador do Jacareí Rugby Matheus Cruz.

A disputa

O torneio será disputado no sistema de todos contra todos, em pontos corridos. Os seis clubes se enfrentarão e o primeiro colocado ficará com o título da etapa. Além desse primeiro fim de semana, as jacarés também entrarão em campo nos dias 17 e 18 de setembro, em São Paulo (SP), e também nos dias 5 e 6 de novembro, em São José dos Campos (SP).

O Jacareí também estará na disputa do torneio na categoria juvenil, que também contará com três etapas para definir o campeão, sendo elas disputadas nos dias 27 e 28 de agosto, em São Paulo (SP), nos dias 8 e 9 de outubro, em Jacareí (SP), e nos dias 3 e 4 de dezembro, em Niterói (RJ).

O roteiro de jogos das jacareienses em Curitiba: Sábado – Jacareí x Goianos (9h10) e Jacareí x USP (11h30). Domingo – Jacareí x Grêmio Náutico Maricá (9h10), Jacareí x Rio Rugby (10h50) e Jacareí x Pasteur (13h30).

No masculino

O Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV, o Super 12, terá ação no Sul do país nesse sábado (6) – e valendo muito. Primeiro, em Florianópolis, o Desterro receberá os paranaenses do Pé Vermelho. Na sequência, será a vez do Curitiba receber os gaúchos do Farrapos, em jogo que será disputado em meio ao Super Sevens, o Campeonato Brasileiro Feminino.

O Desterro tem um jogo a menos que seus concorrentes e luta para encaminhar sua classificação às quartas de final. Os catarinenses defenderão invencibilidade contra o Pé Vermelho, que ocupa o quinto lugar e, se vencer, poderá tomar o quarto lugar do Desterro, bem na reta final da fase de grupos.

Já a partida entre Curitiba e Farrapos vale a liderança do grupo, com os dois clubes já garantidos nas quartas de final. O Farrapos é o único invicto do Super 12 de 2022 até o momento e venceu os dois últimos encontros com os curitibanos: 25 a 13, em casa, no primeiro turno deste ano, e 29 a 12 no último jogo em Curitiba, em 2019. A última vitória dos Touros sobre os gaúchos foi em 2017, 26 a 17.

O Grupo A, da Chave Sudeste e que tem o São José e o Jacareí na zona de classificação, a próxima rodada será somente no outro sábado, dia 13 e justamente com os dois se enfrentando em Jacareí.

Na foto (de Ícaro Leal/Jacareí Rugby), a jacareiense Agatha Araújo entre adversárias em um jogo pela Segunda Divisão do Super Sevens Feminino de 2019.

Comentário

comentário