Campanha do Vasco valoriza garotos do Manthiqueira
A presença do Vasco da Gama na final da Copa São Paulo de Futebol Júnior valorizou um pouco mais a campanha do Manthiqueira de Guaratinguetá na competição. Três jogadores da Laranja Mecânica foram sondados para um período de avaliações no time carioca e outros podem ser promovidos ao elenco de profissionais.
Em sua terceira participação na principal competição brasileira de categorias de base, o Manthiqueira conseguiu uma inédita classificação à terceira fase. Antes, perdeu para o Corinthians na segunda fase de 2017 e foi eliminado na primeira de 2018.
Neste ano, terminou a etapa inicial como líder do Grupo 28, na frente dos três concorrentes: Juventude (RS), Real Ariquemes (RO) e Bragantino. Na segunda, empatou com o catarinese Tubarão e venceu nos pênaltis.
Pela tabela dirigida da competição, na terceira fase ficou de frente com o Vasco, o primeiro colocado do grupo de Taubaté e com vitória posterior sobre o Juventude. Recebendo o time cruzmaltino no estádio Dario Rodrigues Leite, perdeu por 5 a 1, mas com a goleando surgindo somente nos minutos finais, alterando um placar de 3 a 1.
“Todos vimos que perdemos para um time melhor, um grande do futebol brasileiro, com um pessoal amigo e que merece participar da decisão do título”, disse Dado Oliveira, presidente do Manthiqueira.
Depois da partida em Guaratinguetá, a comissão técnica do Vasco perguntou se poderia levar três jogadores para um período de avaliações. Os nomes não foram divulgados pelo presidente do Manthiqueira, porque a confirmação e os detalhes seriam acertados somente depois do último jogo dos vascaínos, que será a final de sexta-feira, às 15h30, contra o São Paulo, no Pacaembu.
Sequência
Sequência
Além de projetar jogadores que podem ir para outros clubes ou serem promovidos ao elenco de profissionais, a Copinha serviu para o Manthiqueira experimentar e aprovar uma parceria com o empresário Fábio Ronaldo Curioso.
“O clube precisa do empresário, que tem os jogadores; assim com o empresário precisa do clube, que tem um time para colocar os jogadores em campo. O Fábio também sabe que não adianta depenar a galhinha que vai chocar seus ovos”, disse o presidente Dado.
A parceria já conversa sobre a próxima competição, o Paulista da Segunda (4ª) Divisão, previsto para começar no dia 7 de abril. Alguns garotos da Copinha deverão estar no elenco, assim como alguns integrantes da comissão técnica.
“O técnico Oscar de Souza e os demais fizeram parte de um projeto específico para a Copa São Paulo de juniores. Já foram liberados porque o Paulista da Segunda Divisão será um outro projeto”, disse o presidente Dado.
Na foto (de Anderson Henrique/Cortesia), o vestiário do Manthiqueira em um dos jogos pela Copa São Paulo de juniores.