Campeão paulista de rugby também festeja Brasileirão

O tradicional paulistano Pasteur, que recentemente foi campeão paulista masculino adulto de rugby vencendo o Jacareí na partida final, aproveitou o embalo para também festejar na principal competição nacional e depois de quase 30 anos espera.

Confira no material enviado por Victor Ramalho, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

O Pasteur é campeão brasileiro! Clube de origem francesa da capital paulista, o Pasteur Athlétique Club se sagrou campeão brasileiro masculino de rugby XV pela primeira vez desde 1994 ao derrotar no sábado, dia 21, outro clube paulistano, a Poli, por 15 a 13 na grande final do Super 12, o Campeonato Brasileiro, em partida disputada no São Paulo Athletic Club, na zona Sul de São Paulo.

A partida reuniu muitos nomes da seleção brasileira dos dois lados e foi equilibrada do começo ao fim. A Poli abriu o placar com penal chutado por Zé, mas foi o Pasteur quem prevaleceu na primeira parte da partida levando os politécnicos aos erros para abrir 9 a 3 com 3 penais seguidos chutados por Lucas Spago.

Porém, antes do intervalo, a Poli apostou em penal para a lateral e o maul funcionou com o capitão Hanz finalizando aquele que seria o único try da partida para levar o duelo em 10 a 9 ao intervalo.

Físico

O segundo tempo foi igualmente físico e os dois times começaram as ações trocando penais para o 13 a 12. O Pasteur aproveitou seu melhor momento no fim e chutou o penal crucial, novamente com Spago, para se colocar em vantagem de 15 a 13.

A Poli manteve a posse de bola no fim e arriscou sem sucesso drop goal. Título para o Pasteur, quebrando jejum de 29 anos. O primeiro título dos Galos desde a transformação da antiga Associação Brasileira de Rugby em Confederação Brasileira de Rugby, isto é, desde 2010.

“É a estrelinha que faltava para o clube. Um longo trabalho para acabar com esse jejum que vinha desde 1994. Estou muito feliz com o desempenho dos atletas. Foi uma temporada de dois títulos invictos. Focamos muito na defesa e evoluímos como grupo”, comentou o treinador Fernando Portugal.

“Muito feliz porque era nossa primeira final em 10 anos. Eu tava lá e agora pudemos vencer com essa mova geração. Parabéns ao nosso clube, allez Pasteur!” comentou o capitão Felipe Zeni.

Galeria

Campeões do Super 12 desde 2010

2010 – São José (SP)

2011 – São José (SP)

2012 – São José (SP)

2013 – SPAC (SP)

2014 – Curitiba (PR)

2015 – São José (SP)

2016 – Curitiba (PR)

2017 – Jacareí (SP)

2018 – Poli (SP)

2019 – São José (SP)

2020-2021 – sem competição (pandemia)

2022 – Poli (SP)

2023 – Pasteur (SP)

Na foto (de Fotojump/Brasil Rugby), o Pasteur comemorando ao receber o troféu de campeão.

Comentário

comentário