Clássico do Vale volta em mata-mata da Série A-2

Os dois times da região confirmaram classificação na rodada deste sábado do Campeonato Paulista da Série A-2 e o direcionamento do mata-mata das quartas de final definiu justamente um Clássico do Vale valendo vaga nas semifinais. O Taubaté dependia de um empate e sobrou com uma expressiva vitória fora de casa sobre o XV de Piracicaba, por 3 a 1. O São José precisava vencer um confronto direto com o Oeste de Barueri e conseguiu o placar de 1 a 0 com o apoio de mais de 5.000 torcedores.

Como chegou em quarto e o São José ficou em quinto, o Taubaté terá o direito de escolher qual dos dois jogos do mata-mata vai querer em casa, o da ida ou o da volta. Pelo calendário da competição, a primeira partida será no próximo sábado ou domingo (15 ou 16) e a segunda, na quarta-feira (19). A tabela será definida em conselho arbitral na Federação Paulista de Futebol na segunda-feira.

A rodada deste sábado também definiu os outros três confrontos da quartas de final: Primavera de Indaiatuba (1º colocado) x Santo André (8º), Capivariano (2º) e XV de Piracicaba (7º) e Ituano (3º) x Ferroviária de Araraquara (6º). O mata-mata que terminar empatado na soma de pontos e também no número de gols marcados terá decisão por pênaltis logo após o jogo da volta.

O Grêmio Prudente e o Oeste de Barueri, que neste sábado entraram na última rodada da primeira fase entre os oito da zona de classificação, acabaram ultrapassados por Ferroviária e Santo André. O Juventus, o Linense, o Votuporanguense e o São Bento de Sorocaba foram os outros quatro eliminados.

O São Bento corria o risco de rebaixamento, mas escapou derrubando o Rio Claro e ultrapassando a Portuguesa Santista que também caiu à Série A-3 do ano que vem.

Resultados e classificação

A 15ª e última rodada, na tarde deste sábado, teve os seguintes resultados: XV de Piracicaba 1 x 3 Taubaté; São José 1 x 0 Oeste; Juventus 0 x 0 Primavera, Ituano 3 x 0 Capivariano; Ferroviária 3 x 1 Grêmio Prudente; Portuguesa Santista 0 x 0 Votuporanguense; Santo André 3 x 1 Linense e São Bento 3 x 0 Rio Claro.

A classificação final ficou assim: 1º – Primavera (28 pontos); 2º – Capivariano e Ituano (25 pontos e 7 a 6 no número de vitórias); 4º – Taubaté (23 pontos); 5º – São José, Ferroviária e XV de Piracicaba (22 pontos e 5, 4 e 0 no saldo de gols); 8º – Santo André (21 pontos); 9º – Grêmio Prudente e Oeste (20 pontos e 3 e menos 2 no saldo de gols); 11º – Juventus (19 pontos); 12º – Linense e Votuporanguense (17 pontos e 5 a 4 nas vitórias); 14º – São Bento e Portuguesa (13 pontos e 3 a 2 nas vitórias) e 16º – Rio Claro (12 pontos).

Na fase de classificação que terminou neste sábado, o Clássico do Vale foi disputado logo na segunda rodada, em São José dos Campos e terminou com vitória joseense, por 3 a 0.

Nas imagens, Michael Paulista, de participação direta no gol da classificação joseense  (foto de Tião Martins/São José EC) e Guthierres comemorando um dos seus dois gols na vitória taubateana em Piracicaba (foto de Victor Cônsoli/EC Taubaté).

Comentário

comentário