Copa Paulista surge sem os dois times da região

O conselho técnico da Copa Paulista foi realizado nesta quinta-feira e sem os dois possíveis representantes da região. Taubaté e São José confirmaram a previsão e preferiram reservar o segundo semestre para ajustes administrativos. Os taubateanos estão com o presidente licenciado e sem perspectiva de volta. Os joseenses querem deixar o clube preparado para experimentar o sistema da SAF antes do final do mandato da atual diretoria.

No ano passado, o Taubaté chegou a disputar a Copa Paulista e se arrependeu. O presidente Gilsinho Rezende retribuiu uma gentileza e abriu parceria com o empresário Marcelo Galático, ex-Portuguesa Santista.

A competição deu experienência aos garotos da casa que vinham da Série A-2 e antes, da Copa São Paulo de Futebol Júnior. No entanto, deixou um prejuízo financeiro porque o parceiro não investiu o combinado.

O São José, que em 2020 ficou em atividade até o final do ano, subindo como campeão da Segunda (4ª) Divisão, manteve o embalo e montou um time competitivo para os quatro primeiros meses da temporada. O objetivo de evitar os riscos de um rebaixamento de retorno à quarta divisão foram alcançados, mas sobrou a frustração por uma invertida no mata-mata das quartas de final vencido pelo Linense.

Como vinha de duas competições seguidas, o gestor Robertinho da Padaria considerou que seria melhor dar um refresco ao patrocinadores que voltaram em novembro, na pré-temporada da Série A-3 deste ano.

Nesta temporada

O Taubaté investiu em projeto para buscar o acesso ao Paulistão de 2023, mas o time não decolou na A-2 desta temporada. Foi até a última rodada pressionado pelo risco de rebaixamento e consequentemente, sem atrair novos patrocinadores e deixando contas por pagar.

O São José, na Série A-3, também entrou com um projeto audacioso e fez uma primeira fase sem sustos e de classificação antecipada. No entanto, no quadrangular que valia duas vagas, foi decepcionante. Perdeu nas duas primeiras rodadas, empatou nas três seguintes e na última, apenas cumprindo tabela, despediu-se com derrota.

Como o mandato de três anos do presidente Celso Monteiro terminará em setembro, o gestor de futebol Robertinho da Padaria preferiu não assumir compromissos para uma Copa Paulista que irá até outubro. Agora, maio, ele fará o pagamento da última folha salarial da Série A-3 e deixará o futebol profissional zerado para 2023. Enquanto isso, diretoria e conselho deliberativo trabalham para a adequação dos estatutos do clube ao novo sistema de sociedade anônima de futebol (SAF). Um grupo de empresários da cidade já fez sondagens e poderá apresentar uma proposta.

A Copa Paulista

Dirigentes da Federação Paulista de Futebol e dos clubes participantes estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira, definindo detalhes importantes da competição.

Confira no material divulgado pela assessoria de Imprensa da entidade.

Marcada para iniciar em 3 de julho, a Copa Paulista teve as suas diretrizes definidas após Conselho Técnico realizado na manhã desta quinta-feira (28), em Campinas. O campeão escolhe uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro ou Copa do Brasil em 2023, ficando o vice com a vaga remanescente. Todas as partidas terão transmissão da Eleven Sports e Paulistão Play. Na fase final, YouTube e Estádio TNT Sports também transmitem a competição.

Os 17 clubes serão divididos em três grupos, sendo dois com seis participantes e um com cinco, que jogarão entre si, em turno e returno totalizando 10 rodadas na primeira fase. Classificam-se para a fase quartas de final os dois mais bem colocados de cada grupo, além dos dois melhores terceiros colocados. A partir das quartas de final, os donos das melhores campanhas terão a vantagem do empate no placar agregado.

O chaveamento das quartas de final acontece de acordo com as campanhas. O primeiro colocado enfrenta o oitavo e assim sucessivamente. As finais da competição estão previstas para os dias 9 e 16 de outubro.

flor

Os grupos

Confira como ficaram os grupos divididos regionalmente:

Grupo 1 – Botafogo de Ribeirão Preto (da Série A-1), Comercial de Ribeirão Preto (está nas semifinais da A-3), Marília (A-3), Noroeste de Bauru (está nas semifinais da A-3) e Sertãozinho (A-3).

Grupo 2 – Desportivo Brasil de Porto Feliz (A-3), Lemense (A-2), Primavera de Indaiatuba (A-2), Rio Claro (A-2), São Bento de Sorocaba (subiu à A-1) e XV de Piracicaba (A-2).

Grupo 3 – Água Santa de Diadema (A-1), Juventus (A-2), Oeste de Barueri (A-2), Portuguesa (subiu à A-1), Esporte Cube São Bernardo (está nas semifinais da A-3) e São Caetano (A-2).

Na foto (de Rodrigo Corsi/Agência Paulistão), o conselho técnico da Copa Paulista nesta quinta-feira.

Comentário

comentário