Copinha começa e jogos virão em Taubaté e Guará

A Copa São Paulo de Futebol Júnior 2025 está começando nesta quinta-feira e os primeiros jogos na região virão no sábado, em Taubaté, e domingo, em Guaratinguetá. Os torcedores continuarão com acesso gratuito, mas precisarão fazer um cadastamento facial assim apresentado em comunicado da Federação Paulista de Futebol:

*A 55ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior Sicredi tem início no dia 2 de janeiro e a entrada dos torcedores é gratuita, porém, para ter acesso aos jogos será necessária inscrição prévia no aplicativo BIP FUT, disponível para Android e iOS, mediante cadastro de biometria facial. Após finalização do cadastro gratuito, o torcedor poderá resgatar seu ingresso dentro do aplicativo.

Confira o passo a passo (veja vídeo no seguinte link):

https://x.com/Copinha/status/1870831659794215320

1° passo: Fazer o download do aplicativo BIPFUT disponível na PlayStore ou AppleStore.

2° passo: Insira os documentos necessários para o cadastro.

3º passo: Registre o seu rosto para o reconhecimento facial.

4° passo: Resgate seu ingresso online e gratuito para os jogos de sua preferência.*

O Taubaté, no Facebook, publicou uma postagem também de orientação aos interessados:

 A disputa

Assim como na edição de 2024, a Copinha novamente começará com 128 times divididos em 32 quadrangulares de turno único de três rodadas. Os dois melhores de cada grupo avançarão ao primeiro mata-mata do afunilamento.

No sábado, começará a disputa do grupo com sede em Taubaté:

No domingo, a rodada de abertura do grupo de Guaratinguetá:

O calendário do mata-mata foi assim divulgado:

Em 2024

No ano que terminou, Taubaté e Atlético Guaratinguetá passaram ao primeiro mata-mata e se enfrentaram no segundo. O Jogando Juntos publicou o seguinte texto sobre a partida:

*O Atlético Guaratinguetá será o representante da região nas oitavas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Em jogo que começou no final da manhã desta segunda-feira (dia 15 de janeiro), em Guaratinguetá, venceu o Taubaté fazendo 2 a 0 no confronto eliminatório da terceira fase da competição. O próximo adversário será o Aster de Itaquaquecetuba que à noite surpreendeu e eliminou o Palmeiras ao vencer por 1 a 0. O jogo será na quinta-feira, às 15h, em Itaquaquecetuba.
Novamente incentivado por um grande público no estádio Dario Rodrigues Leite, o Atlético Guaratinguetá começou no ataque e explorando o ótimo momento de Sorriso pela ponta esquerda. Assim, com menos de cinco minutos, abriu o placar. Sorriso aprofundou para Victor Pérgola cruzar da linha de fundo e Kayan, fechando no meio da área, cabeceou no canto esquerdo.
Mais confiante, o Atlético Guará poderia ter ampliado a vantagem em um pênalti descolado por Sorriso ao armar um drible sobre o lateral-direito Levi, aos 18 minutos. No entanto, ao tentar tirar do alcance do goleiro Natã Davi, que saltou para canto direito, Sorriso mandou a cobrança rasteira para fora.
Sentindo que precisava conter o adversário antes de passar a criar ofensivamente, o Taubaté ficou mais concentrado na marcação. Aos 22, o técnico Harley Dias fez a primeira substituição colocando Marquinho no lugar de Levi que já estava pendurado com cartão amarelo recebido aos 11 minutos.
O Atlético Guará chegou ao final do primeiro tempo merecendo a vitória parcial, mas com o Taubaté sabendo que o placar de 1 a 0 ainda possibilitava uma reação, voltou do intervalo com três substituições.
Controlando
Com o desgaste provocado pelo calor de um jogo que começou as 11h, o Atlético Guará manteve o controle das ações, mas sem a mesma intensidade. Sentindo o risco de eliminação cada vez maior, o Taubaté continuou lutando também contra as próprias limitações.
Aos 42 minutos, quando os taubateanos tentaram trocar passes na defesa para procurar a melhor saída de jogo, Nícolas roubou a bola, ganhou uma dividida, invadiu a área, teve o primeiro chute abafado pelo goleiro, mas ainda ficou com a sobra para chutar no canto esquerdo e fazer 2 a 0.
No tempo restante houve confusão contornada, acréscimos e muita festa da torcida porque a classificação já estava assegurada mesmo antes do apito final.
Times
O Atlético Guaratinguetá, do técnico Jeci Borges: Luiz Otávio; Kauan Diego, Felipe, Gui Figueiredo e Kauã Cunha; Gustavo (Caio Henrique 15’/2º), Amorim (Samuel 34’/2º) e Matheus (Nícolas 23’/2º); Kayan (Diego 15’/2º), Victor Pérgola (Yan 23’/2º) e Sorriso (Gabriel Gomes 34’/2º).
O Taubaté, do técnico Harley Dias, contou com: Davi Natã; Levi (Marquinho 22’/1º), Lucas Minhoca, David e Juliano; Chico, Wanderson (Bruno Ferreira – intervalo) e Diogo (Betinho – intervalo); Maycon (Pedro Paulo 34’/2º), Carlinhos (Matheus – intervalo) e PH.
Na equipe de arbitragem: Rodrigo Gomes Domingues (árbitro), Leandro Fernandes Rodrigues (assistente 1), Raphael de Albuquerque Lima (assistente 2) e Rafael Gomes Félix da Silva (4º árbitro).*

No terceiro mata-mata, que valia uma vaga nas quartas de final, a equipe atleticana foi visitar o Aster de Itaquaquecetuba e perdeu, por 2 a 1. O jogo caminhava para uma decisão por pênaltis quando o adversário fez o seu segundo gol no quinto minuto dos acréscimos.

Preparação

Para este ano, o Taubaté vem quase que totalmente reformulado, pois alguns jogadores que poderiam permanecer estouraram o limite de idade. O técnico Celinho Silva, que dirigiu o Santo André na edição de 2023, assumiu o lugar que era de Harley Dias.

O Atlético de Guaratinguetá, que por enquanto ainda não ingressou no futebol profissional, segue com o técnico Jeci Borges e alguns jogadores. Depois da competição, os que se destacarem poderão ser negociados em definitivo ou por empréstimo.

Nas imagens, o atacante taubateano Maycon tentando passar pelo lateral-esquerdo Kauã Cunha no confronto de 2024 (foto de Caíque Toledo/EC Taubaté), e o técnico Jeci Borges orientando os jogadores do Atlético Guaratinguetá em recente jogo-treino com visita ao sub-20 do Palmeiras.

Comentário

comentário