Covid adia embarque de brasileiros do rugby

O Cobras Brasil XV, com jogadores de rugby do São José e Jacareí, teve adiada a estreia na Superliga Americana de Rugby (SLAR) que seria nesta terça-feira, dia 16. Com 11 atletas em quarentena por Covid-19, uma nova bateria de testes está em andamento para a definição dos que poderão seguir com a delegação para o Uruguai, sede de torneio.

As informações vieram a partir de uma nota do Cobras. Confira no material enviado por Carlos Alessandro, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby.

Apesar dos casos de Covid no elenco do Cobras Brasil XV, a franquia brasileira deverá participar da Superliga Americana de Rugby (SLAR) tão logo sejam cumpridos os exames clínicos e demais procedimentos determinados pelos protocolos sanitários.

Por causa deste impedimento, a Sudamerica Rugby remarcará o jogo de estreia entre Cobras e Jaguares XV, antes previsto para o dia 16/3, às 20h. A nova data ainda não foi definida. O torneio será realizado de 16 de março a 15 de maio, em três cidades-sedes: Santiago e Valparaíso, no Chile, e Montevidéo, no Uruguai.

A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) comunicou que, nos dias 5 e 10 de março, onze jogadores da franquia Cobras Brasil XV testaram positivo para Covid.

Participantes

A equipe está entre as seis participantes da Superliga Americana de Rugby (SLAR), que será realizada de 16 de março a 15 de maio, no esquema de bolha sanitária nas cidades de Santiago e Valparaíso (Chile) e Montevidéu (Uruguai).

A viagem para o Chile, prevista para sexta-feira (12/3), foi adiada por alguns dias e a Sudamerica Rugby, organizadora do torneio, ainda definirá a situação do Cobras nestas primeiras rodadas.

Em parceria com a empresa brasileira Testfy, especializada em exames diagnósticos, a CBRu vem mantendo uma rotina de testagem frequente com seus atletas e integrantes do staff técnico. Todos passam por questionários diários de sintomas e são orientados a seguir os protocolos médicos e sanitários estabelecidos pelas autoridades regulatórias do Brasil e dos países onde são realizados os jogos e torneios.

Isolamento

O plantel inteiro encontra-se em isolamento social, sob monitoramento do Departamento Médico da Confederação por meio de telemedicina.

Os onze jogadores infectados estão recebendo os devidos cuidados e até o momento apresentam apenas sintomas leves. Passarão por uma bateria de exames, dentre os quais cardiológicos, até que estejam aptos física e clinicamente para retornar ao jogo.

Os demais jogadores e membros do staff técnico, que testaram negativo, serão submetidos a novos testes do tipo PCR no sábado (13/3) e na segunda-feira (15/3).

O período de avaliação é necessário para que a CBRu assegure que o elenco esteja em condições de jogo e possa ingressar ao longo da competição com a segurança exigida pelos protocolos sanitários.

Os jogadores infectados são: Devon Vincient Muller (3ª linhas/Pasteur), Gabriel Henrique Souza Oliveira (2ª linha, Jacareí), Gabriel Quirino (Centro/Ponta, São José), Henrique Ferreira (Pilar/Curitiba), Joel Ramirez (Pilar/Jacareí), Kauã Matheus de Oliveira Guimarães (2ª linha/Pasteur), Lonel Moreno (Pilar/São José), Lucas Abud (Pilar/Poli), Matheus “Blade” Rocha (Pilar/Jacareí), Rafael Henrique dos Santos Teixeira (3ª linha/São José) e Santiago Daniel Grippo (1ª linha/Urú Curé, Argentina).

Na foto (CBRu/Divulgação), lance de um dos amistosos do Cobras.

Comentário

comentário