Especial 2: O São José no Brasileirão 90 – Parte 12

Na rodada que classificaria os dois primeiros vencedores de grupo à fase final do campeonato, o São José precisava pontuar no Rio Grande do Sul, como visitante de um dos concorrentes da faixa de rebaixamento. É o assunto da Parte 12 do Especial 2 do Jogando Juntos, lembrando a participação do time no Brasileirão 90.

Depois de nove rodadas disputadas e acumulando sete sem vitória, o São José foi visitar o Internacional que também somava apenas seis pontos ganhos. No entanto, encontraria um adversário que vinha justamente da sua única vitória, por 2 a 1, fora de casa, sobre a Internacional de Limeira.

A volta do atacante Viola foi a novidade na escalação joseense, começando no lugar de Peu. O reforço, emprestado pelo Corinthians, retornava de suspensão automática por ter sido expulso na estreia, nos 2 a 2 com a Portuguesa, no Canindé. O time também estava confiante depois de um empate com o líder Atlético-MG, por 0 a 0, no estádio Martins Pereira.

No dia 7 de outubro, um domingo, às 17h e diante de 3.994 pagantes no Beira-Rio, o São José vinha fazendo uma partida equilibrada até levar um gol do Inter, aos 38 minutos. O chileno Letelier escapou pela direita, levantou na área e o zagueiro Leandro, saltando e raspando de cabeça, não conseguiu o corte necessário. Pela meia esquerda e fechando livre, Luís Fernando dominou e mandou um chute forte e cruzado.

Em desvantagem, o São José soltou o time e conseguiu empatar na primeira descida do segundo tempo. Em um escanteio levantado da esquerda, o zagueiro Leandro já saltava nas proximidades da marca do pênalti quando o zagueiro gaúcho Elizeu subiu na frente e tirando a bola com a mão. Aos 2 minutos, na cobrança do pênalti, Henrique deslocou o goleiro Maizena para o lado esquerdo e chutou no canto direito.

Em casa, o Inter tentou criar um volume de jogo ofensivo, mas não conseguiu o necessário para evitar cobranças e protestos da sua torcida. O São José tentava encontrar algum contra-ataque interessante, mas depois da saída de Viola, cansado e substituído aos 30 minutos, foi obrigado a valorizar o ponto que acabou somando fora de casa.

Os times

O São José, do técnico Ademir Mello: Luiz Henrique; Marcelo, Leandro, Bira e Joãozinho; Luís Carlos Goiano, Amauri, Vander Luiz e Henrique; Ângelo e Viola (Peu). Permaneceram no banco: Wellington, Celso, Alemão e Tita.

O Internacional, do técnico Ênio Andrade: Maizena; Chiquinho, Cassus, Elizeu e Ricardo; Caçapava, Simão e Alberto; Letelier (Alex), Paulinho Criciúma e Luís Fernando. Permaneceram no banco: Ademir Maria, Célio, Pedro Paulo e Hamilton.

O árbitro foi Cláudio Vinícius Cerdeira (RJ), com os assistentes Antônio Renê do Amaral (RJ) e Carlos Daniel Gamboa (RJ).

A rodada

A 10ª rodada apresentou os seguintes resultados: Internacional 1 x 1 São José; Santos 3 x 0 Vitória; Corinthians 1 x 0 Náutico; Botafogo 1 x 0 São Paulo; Vasco 2 x 1 Palmeiras; Portuguesa 0 x 2 Flamengo; Bragantino 3 x 0 Cruzeiro; Atlético-MG 1 x 0 Internacional de Limeira; Bahia 1 x 2 Grêmio e Goiás 3 x 0 Fluminense.

Nas 10 rodadas que tiveram os times de um grupo enfrentando os do outro, o Atlético-MG foi o campeão do Grupo A e o Grêmio, do Grupo B. Ambos garantiram qualificação ao mata-mata das quartas de final. As nove rodadas restantes, com enfrentamentos entre os times do próprio grupo, valeria mais duas vagas aos campeões de grupo. As outras quatro seriam determinadas pela classificação geral.

O rebaixamento, que atingiria os dois últimos colocados, seriam definidos pela classificação geral. Com a vitória valendo dois pontos, os 20 times ficaram assim: 1º – Atlético-MG (16 pontos); 2º – Corinthians (14); 3º – Grêmio (13); 4º – Bragantino, Goiás, Cruzeiro e Vitória (12); 8º – Bahia e Santos (11); 10º – Botafogo e Náutico (10); 12º – São Paulo (9); 13º – Inter de Limeira, Flamengo e Vasco (8); 16º – Fluminense, Internacional, Portuguesa e São José (6 pontos – Fluminense com duas vitórias e os outros três, com uma e 4, 5 e 6 no saldo negativo de gols); 20º – Palmeiras (6).

Na 11ª rodada, o São José iria visitar o Palmeiras, em um encontro entre os dois últimos colocados. Será o assunto da Parte 13 do Especial. Até lá.

Na foto (Reprodução/Acervo do SC Internacional), Henrique cobrando o pênalti do gol do São José.

Comentário

comentário