Especial 2: O São José no Brasileirão 90 – Parte 16

No jogo em que poderia ter cortado uma sequência de 11 sem vitória, o São José desperdiçou um pênalti no final e ficou no empate. É o assunto da Parte 16 do Especial 2 do Jogando Juntos, lembrando o time no Brasileirão 90.

Fora da zona de rebaixamento, para a qual acabaria voltando, o São José recebeu o Grêmio no dia 24 de outubro, uma quarta-feira, às 20h30. Pela 13ª rodada da fase de classificação, o desafio era segurar o melhor ataque do campeonato, com 20 gols. Em lado oposto, o time joseense tinha o menos eficiente, com apenas sete gols.

O time gaúcho também já estava classificado para a reta final da competição, por ter sido o vencedor do Grupo B nas 10 rodadas iniciais. Vinha como um dos vice-líderes da classificação geral, junto com Corinthians e Cruzeiro, e depois de ter aplicado uma goleada de 5 a 0 sobre o Náutico.

No São José, o futebol competitivo das rodadas recentes deixava o time confiante. Mesmo perdendo três jogadores da defesa que cumpririam suspensão automática: o zagueiro Leandro, por expulsão e o lateral-direito Marcelo e o lateral-esquerdo Bira, por terceiro cartão amarelo.

Como o lateral-esquerdo Joãozinho seguia contundido e sem previsão de volta, Alemão entrou na lateral esquerda. Cláudio Mendes reapareceu na lateral direita e o zagueiro Eugênio voltou após suspensão por terceiro amarelo.

O jogo

No estádio Martins Pereira, com 2.076 torcedores pagantes, o Grêmio apresentou as suas credenciais logo no começo da partida. A desfalcada defesa joseense ainda ajustava a marcação quando o atacante Caio, aos 5 minutos, abriu o placar.

Reagindo positivamente, o São José foi buscar um empate. Aos 29 minutos, o atacante Viola fez boa jogada na área gremista e acabou derrubado pelo zagueiro Vílson. O meia Henrique, que vinha de duas cobranças precisas nos pênaltis anteriores contra Portuguesa e Internacional, emplacou o terceiro.

Determinado, o São José passou a pensar em uma virada. Resistindo quando atacado e também procurando boas descidas ofensivas, descolou um novo pênalti, aos 40 minutos do segundo tempo, quando o zagueiro gremista Eugênio derrubou o atacante Tita que buscava um ângulo de chute ao invadir a área. No entanto, na cobrança, o goleiro Gomes soube buscar o chute de Henrique e fez uma grande defesa.

Por causa dos demais resultados da rodada, o São José voltou à zona de rebaixamento, como 19º colocado. Nos critérios para desempate, ficou em desvantagem contra outros três concorrentes que também passaram a somar 10 pontos.

Os times

O São José, do técnico Ademir Mello: Luiz Henrique; Cláudio Mendes, Celso, Eugênio e Alemão; Luís Carlos Goiano, Amauri (Wanks), Vander Luiz e Henrique; Tita e Viola. Permaneceram no banco: Pedro Paulo, Ângelo, Peu e Moura.

O Grêmio, do técnico Evaristo de Macedo: Gomes; Alfinete, Eugênio, Vilson (Ion) e João Antônio; Jandir, Donizete, Assis e Darci (Gilson); Maurício e Caio. Permaneceram no banco: Sidmar, China e Biro-Biro.

O árbitro foi Joaquim Gregório dos Santos Filho (CE), com os assistentes Francisco Helton Alves Alcântara (CE) e Francisco José Sales Nunes (CE).

flor

A rodada

A 13ª rodada teve os seguintes resultados: São José 1 x 1 Grêmio; São Paulo 4 x 0 Vitória; Palmeiras 1 x 1 Flamengo; Botafogo 1 x 0 Corinthians; Goiás 1 x 0 Santos; Bahia 0 x 0 Portuguesa; Internacional 0 x 0 Bragantino; Internacional de Limeira 1 x 0 Náutico; Atlético-MG 0 x 0 Vasco e Fluminense 0 x 1 Cruzeiro.

A classificação geral, com a vitória valendo dois pontos, ficou assim: 1º – Atlético-MG (21 pontos); 2º – Cruzeiro (19); 3º – Grêmio (18); 4º – Corinthians (17); 5º – Bragantino e Santos (16); 7º – Botafogo, Bahia e Goiás (15); 10º – São Paulo, Vitória e Flamengo (14); 13º – Palmeiras e Vasco (13); 15º – Náutico (12); 16º – Inter de Limeira, Internacional, Portuguesa e São José (10) e 20º – Fluminense (8).

A próxima partida do São José também seria em casa e contra um adversário que também estava preocupado com o risco de rebaixamento. Virá na Parte 17 do Especial. Até lá.

Na foto (de Valdir Friolin/Zero Hora), o goleiro Gomes em treino do Grêmio.

Comentário

comentário