Especial 2: O São José no Brasileirão 90 – Parte 4

A primeira vitória no campeonato é o assunto da Parte 4 do Especial 2 do Jogando Juntos, sobre a participação do São José no Brasileirão 90. O time vinha de estreia com empate em casa e visitaria um adversário que buscava reabilitação.

Depois do 1 a 1 com o Goiás, o São José foi visitar o Botafogo sabendo que precisava buscar o ponto perdido em casa, principalmente porque a vitória ainda valia dois pontos e não os três de hoje. No entanto, como o time carioca vinha de um estreia com derrota no Mineirão, para o Cruzeiro, por 1 a 0, a expectativa era a de uma partida complicada.

No dia 26 de agosto, um domingo ensolarado, às 16h, o jogo foi realizado em Niterói, no estádio Caio Martins e com 4.087 torcedores pagantes. No São José, o meia Henrique pôde voltar de contusão e no Botafogo, o lateral-direito Paulo Roberto e o meio-campista Dejair foram as novidades.

Para conquistar a sua desconfiada torcida, o Botafogo começou no ataque e também deixando a defesa exposta. Com oportunismo, o São José conseguiu aproveitar a sua segunda descida e abriu o placar.

Aos 6 minutos, o ponteiro-direito Moura recuou por dentro e abriu o corredor para o lateral-direito Marcelo chegar até um pouco além da linha intermediária e cruzar em diagonal. O atacante Peu, chegando antes do zagueiro Wilson Gottardo, deu um toque na bola e, antes de perder o ângulo de chute, mandou entre o goleiro Ricardo Cruz e a trave esquerda.

Com muito tempo para reagir, o Botafogo tentou manter a calma, mas não conseguiu. Cobrado pela torcida, foi se enervando também diante da forte marcação joseense. No setor intermediário, o trio Amauri, Vander Luiz e Henrique sustentou o ritmo até o final e o único gol marcado foi suficiente para a primeira vitória no campeonato.

Os times

O São José, do técnico Tata: Luiz Henrique; Marcelo, Celso, Bira e Joãozinho; Amauri, Vander Luiz e Henrique; Moura, Peu (Tita) e Wanks (Zico). Permaneceram no banco: Wellington, Cláudio Mendes e Luciano.

O Botafogo, do técnico Joel Martins: Ricardo Cruz; Paulo Roberto, Wilson Gottardo, Jocimar e Renato Martins; Luisinho, Dejair e Carlos Alberto Dias; Vivinho, Valdeir e Cosme (Jefferson Gaúcho). Permaneceram no banco: Gabriel, Marquinhos, Gustavo e André.

O árbitro foi Manoel Serapião Filho (BA), com os assistentes Manoel Lima Mattos (BA) e Ricardo Carneiro Silva (BA).

flor

A rodada

Os outros nove jogos da segunda rodada tiveram os seguintes resultados: Santos 1 x 0 São Paulo, Bragantino 1 x 1 Palmeiras, Corinthians 0 x 1 Cruzeiro, Portuguesa 0 x 0 Vitória, Vasco 0 x 1 Inter de Limeira, Internacional 0 x 1 Grêmio, Atlético-MG 4 x 2 Fluminense, Bahia 1 x 0 Flamengo e Goiás 1 x 0 Náutico.

Com três pontos ganhos, o São José ficou dividindo a quinta colocação da classificação geral com Palmeiras, Bragantino e Vitória. Também já pensando no terceiro jogo que será o assunto da Parte 4 do Especial.

Na imagem (Acervo do Botafogo), Peu fazendo o gol que definiu o resultado do jogo.

Comentário

comentário