Especial 3: O São José no Brasileirão 82 – Parte 10

Folgando na última rodada da primeira fase, o São José ficou esperando os resultados dos concorrentes para saber em que posição da classificação avançaria no campeonato, pois já estava com vaga assegurada. É o assunto da Parte 10 do Especial 3 do Jogando Juntos, lembrando a participação do time na Taça de Ouro do Brasileirão de 1982.

O Grupo K, de cinco times disputando três vagas, partia para a 10ª e última rodada no dia 17 de fevereiro, um domingo. O São José (10 pontos) estava na liderança, mas ainda poderia ser ultrapassado por dois concorrentes, também já classificados. Em Vitória, no Espírito Santo, o Grêmio (9) visitaria a Desportiva (4) e na Bahia, o Atlético-MG (9) seria o visitante do Vitória (4).

Como o quarto colocado ainda teria uma partida de repescagem contra um dos outros sete quartos colocados dos demais grupos, Desportiva e Vitória jogariam pela vaga. E como a vantagem no confronto direto era o primeiro critério para desempate, o time capixaba levava vantagem por ter vencido as duas partidas contra o concorrente baiano, por 3 a 1, em casa e 4 a 2, fora.

Em Salvador, o Vitória fez um gol com o atacante Zé Júlio e venceu o Atlético-MG, por 1 a 0. Em Vitória, a Desportiva também fez 1 a 0 no Grêmio com um gol do atacante Naldo e ficou com a vaga. Assim, o São José terminou na primeira colocação e o Grêmio, por 4 a 3 no número de vitorias, ficou em segundo e deixou o Atlético-MG em terceiro.

A sequência

Na rodada única da repescagem a Desportiva foi a Minas Gerais e perdeu para o Cruzeiro, por 1 a 0. Em outro jogo, o paranaense Londrina recebeu o Goiás, empatou por 0 a 0 e ganhou a vaga por conta da melhor campanha. Assim, foi integrar o novo grupo do São José.

A segunda fase do Brasileirão, já contando com os quatro times que vieram da Taça de Prata (São Paulo, Corinthians, Atlético Paranaense e América-RJ, teria oito grupos de quatro equipes. Depois, os dois melhores de cada grupo avançariam ao mata-mata das oitavas de final.

O São José, como primeiro colocado do Grupo K, foi disputar o novo Grupo N também formado por: Botafogo (segundo do Grupo B), Treze de Campina Grande-PB (terceiro do Grupo C) e Londrina (um dos quatro qualificados da repescagem).

O Grêmio, como segundo colocado, foi para o Grupo J, com Guarani, Náutico e Grêmio Maringá-PR. O Atlético-MG, terceiro colocado, foi para o Grupo K, com Corinthians, Flamengo e Internacional.

O Grupo I: Vasco, América-RJ, Operário-MS e Internacional de Santa Maria-RS. O Grupo L: Sport Recife, Bahia. Paysandu e XV de Jaú. Grupo M: Santos, Internacional de Limeira, Bangu e São Paulo de Rio Grande-RS. Grupo 0: São Paulo, Ponte Preta, Ceará e Atlético-PR. Grupo P: Fluminense, Cruzeiro, Anapolina-GO e Moto Clube.

Na rodada de abertura da segunda fase, o São José jogaria fora de casa. Será o assunto da Parte 11 do Especial. Até lá.

Na foto (Reprodução/Revista Placar), o São José sendo apresentado pela inédita participação No Brasileirão.

Comentário

comentário