Especial 3: O São José no Brasileirão 82 – Parte 3

O segundo jogo pelo campeonato, com nova vitória em casa, é o assunto da Parte 3 do Especial 3 do Jogando Juntos, lembrando a participação do São José no Brasileirão 82. O resultado foi encaminhando em um bom primeiro tempo.

No Grupo F da Taça de Ouro, de cinco times disputando três vagas em turno e returno, o São José recebeu a Desportiva Ferroviária no dia 24 de janeiro, um sábado, às 16h. O time joseense vinha de uma vitória na estreia e uma folga de tabela na segunda rodada. O representante do Espírito Santo já acumulava duas derrotas.

Na rodada de abertura, no domingo anterior, o São José recebeu o Grêmio e venceu, por 1 a 0. Em Vitória, a Desportiva perdeu para o visitante Atlético-MG, por 2 a 0. Pela segunda rodada, na quarta-feira, a Desportiva foi visitar o Grêmio e perdeu, por 2 a 0. Na outra partida, o Atlético-MG foi à Bahia e venceu o estreante Vitória, por 1 a 0.

Na escalação joseense, o técnico Fidélis pôde manter os titulares da vitória sobre o Grêmio. Durante a partida, o zagueiro Ademir Gonçalves sentiu uma contusão e saiu substituído por Walter Passarinho. Na outra das duas substituições permitidas, a estreia do meia Eli Carlos, de passagens por Flamengo, Cruzeiro e Francana, após projeção no Coritiba.

A delegação da Desportiva veio direto do Rio Grande do Sul para São Paulo. Após derrotas para os grandes Atlético-MG e Grêmio, sabia que precisava da reabilitação para continuar animada na disputa pela classificação.

O jogo

Com 9.478 torcedores pagantes no estádio Martins Pereira e a arbitragem de Aluísio Feliberto da Silva (RJ), o São José começou pressionando e não demorou para abrir o placar. Mesmo marcado pelo bom lateral-esquerdo Vicente Paixão, o ponteiro-direito Edinho fez 1 a 0, aos 6 minutos.

A Desportiva sentiu o golpe e passou sufoco até reagir e equilibrar as ações. No entanto, quando o primeiro tempo estava terminando, o São José descolou um pênalti bem aproveitado pelo ponteiro-esquerdo Nenê.

Acomodado, o São José cedeu espaços no segundo tempo e o jogo ficou perigoso depois de um pênalti para a Desportiva, aos 25 minutos e bem cobrado pelo meio-campista Dário. Reanimado, o time capixaba chegou a dar trabalho e quase empatou em um chute com defesa arrojada do goleiro Ivan.

Times e rodada

O São José, do técnico José Maria Fidélis: Ivan; Sotter, Darci, Ademir Gonçalves (Walter Passarinho) e Campina; Gerson Andreotti, Ademir Mello e Tata (Eli Carlos); Edinho, Tião Marino e Nenê.

A Desportiva, do técnico Elcí Rodrigues: Ronaldo; Jorge Luís, Gabriel, Raul e Vicente Paixão; Marcos Nunes, Dário e Paulistinha; Flecha (Adválter), Naldo (Batalha) e Marcos Lima.

O outro jogo da rodada do Grupo F foi realizado no domingo, na Bahia. No estádio da Fonte Nova, em Salvador, o Grêmio venceu o Vitória, por 2 a 0, com gols dos meias Paulo Isidoro e Vilson Tadei,

A classificação do grupo, com a vitória valendo dois pontos, ficou assim: 1º – Atlético-MG e São José (4 pontos em 2 jogos); 3º – Grêmio (4 pontos em 3 jogos); 4º – Vitória (0 pontos em 2 jogos) e 5º – Desportiva (0 pontos em 3 jogos).

O primeiro jogo fora de casa será o assunto da Parte 4 do Especial. Até lá.

Na foto (do Museu do Esporte/SJC), o goleiro Ivan em um jogo do São José no Martins Pereira.

Comentário

comentário