Especial 4: O acesso do São José em 87 – Parte 1

O segundo dos três acessos do São José à elite do Campeonato Paulista é o assunto do Especial 4 do Jogando Juntos. A Divisão Intermediária de 1987, que hoje é a Série A-2, começou com 52 times e receberia mais dois na segunda fase.

O São José subiu pela primeira vez em 1980 e caiu em 1983. Não participou do campeonato de 84 e teve campanhas apenas razoáveis em 85 e 86. Em 87, precisaria ser campeão ou vice para ir ao Paulistão 88.

O campeonato começaria no dia 5 de abril e teria o último jogo no dia 13 de dezembro. Por isso, os times precisavam contratar jogadores dispostos a uma temporada inteira, sem transferência e com orçamento bem equilibrado.

A disputa teria 54 times inicialmente divididos em seis grupos regionalizados, sendo quatro de nove e dois de oito. O Paulista de Jundiaí e o Comercial de Ribeirão Preto, rebaixados no Paulistão 86, entrariam na segunda fase.

O Grupo A surgiu com: São José, Taubaté, Cruzeiro, Aparecida, Bragantino, União de Mogi das Cruzes, Ginásio Pinhalense de Espírito Santo do Pinhal e Guaçuano.

O Grupo B: Esportiva de Guaratinguetá, Nacional de São Paulo, São Bernardo, Portuguesa Santista, Saad de São Caetano do Sul, Capivariano, DERAC de Itapetininga, Grêmio Mauaense e Primavera de Indaiatuba.

O Grupo C: Lençoense, Ferroviário Ituano, Palmeiras de São João da Boa Vista, Radium de Mococa, Saltense, Independente de Limeira, Velo Clube de Rio Claro, União Agrícola Barbarense e Rio Claro.

O Grupo D: União São João de Araras, Catanduvense, Rio Branco de Americana, Lemense, Francana, Internacional de Bebedouro, Sãocarlense, Sertãozinho e Batatais.

O Grupo E: Votuporanguense, Fernandópolis, Tanabi, Taquaritinga, Rio Preto, Barretos, Jalesense, Mirassol e Santa Fé.

O Grupo E: Marília, Linense, Corinthians de Presidente Prudente, VOCEM de Assis, Penapolense, Araçatuba, Candidomotense e Garça.

Fórmula de disputa

Na primeira fase, em cada grupo, os times jogariam turno e returno. Os quatro melhores de cada grupo avançariam direto à segunda fase. Os seis quintos colocados disputariam mais duas vagas em uma repescagem e com os dois rebaixados do Paulistão do ano anterior, totalizariam 28 qualificados.

Na segunda fase, os 28 times formariam quatro grupos de sete e com jogos de turno e returno. Os dois melhores de cada grupo, totalizando oito, avançariam às semifinais de dois quadrangulares. E de cada quadrangular subiria o primeiro colocado, que também seria um dos dois finalistas.

O Paulistão 87 teria 20 times: São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos, Portuguesa, Internacional de Limeira, Botafogo de Ribeirão Preto, Santo André, Juventus, São Bento de Sorocaba, Noroeste de Bauru, Guarani, XV de Jaú, Ferroviária de Araraquara, Mogi-Mirim, XV de Piracicaba, Novorizontino, América de Rio Preto, Ponte Preta e Bandeirante de Birigui.

Na Parte 2 do Especial, a apresentação do São José que disputou três amistosos na pré-temporada. Até lá.

Na foto (do Acervo do Museu do Esporte), um dos jogos do São José no Martins Pereira.

Comentário

comentário