Especial 4: O acesso do São José em 87 – Parte 10

Um gol, considerado por muitos como o mais bonito da história do estádio Martins Pereira, garantiu vitória e liderança. É o destaque da Parte 10 do Especial 4 do Jogando Juntos, lembrando o acesso do São José no Campeonato Paulista de 1987.

No dia 14 de junho, um domingo, o São José recebeu o União de Mogi das Cruzes pela sexta rodada do Grupo A da Divisão Intermediária (atual Série A-2). Com quatro vitórias e um empate, o time joseense defendia a condição de líder isolado, somando nove pontos. O visitante, que liderou isoladamente na terceira rodada, vinha de duas derrotas e defendia posição entre os quatro melhores da zona de classificação, na terceira colocação.

A estreia do lateral-direito Alves, no lugar de Marcelo, foi a principal novidade no São José. Novamente sem o contundido ponteiro-direito Luís Sílvio, o técnico Nicanor de Carvalho preferiu dar uma oportunidade para Manó no lugar de Tata.

O jogo

Em um domingo chuvoso, 3.608 torcedores pagantes foram assistir ao jogo e presenciaram um momento histórico. Aos 35 minutos, uma partida acirrada também pelas condições de um gramado encharcado, teve um gol raro e decisivo.

Na intermediária ofensiva, pela meia direita, o meia Gilberto conseguiu esconder a bola dos marcadores e abrir um passe para Manó. O ponteiro-direito cruzou em diagonal e o centroavante Ricardo, um pouco antes da marca do pênalti, arriscou uma bicicleta e foi perfeito na ação. De pé direito, mandou pelo alto, no canto esquerdo e deixando o goleiro Altair apenas olhando, sem chances de reação.

Em desvantagem, o União de Mogi adiantou o time e o jogo seguiu equilibrado até o apito final do árbitro Ilton Jose das Costas, que contou com os auxiliares Paulo Roberto Garbe e Gilberto Manzano Mendes.

Times e rodada

O São José, do técnico Nicanor de Carvalho e sem substituições: Moreira; Alves, Osmar Guarnelli, André Luís e Sérgio Moura; Zé Carlos, Tonho e Gilberto; Manó, Ricardo e Ademir Padilha.

O União de Mogi, do técnico Ary Martha: Altair; Washington, Lázaro, Dunder e Odair; Zanata, Toninho Lúcio e Álvaro; Ivo (Zé Carlos), Aldo e Edmar.

O time joseense foi o único que conseguiu somar dois pontos na rodada, porque os outros três jogos terminaram empatados: Taubaté 1 x 1 Ginásio Pinhalense; Bragantino 1 x 1 Cruzeiro e Guaçuano 0 x 0 Aparecida.

A classificação do Grupo A ficou assim: 1º – São José (11 pontos); 2º – Cruzeiro (8); 3º – Taubaté (7); 4º – União Mogi (6); 5º – Pinhalense e Aparecida (5 pontos e 4 a 2 no número de gols marcados); 7º – Bragantino (4) e 8º – Guaçuano (2).

Na última rodada do primeiro turno, o São José jogaria fora de casa e com a certeza de que continuaria na primeira posição. Será o assunto da Parte 11 do Especial. Até lá.

Na foto (de Fernando Moura/Livro Esporte, Formigão e Águia), a bicicleta do gol de Ricardo.

Comentário

comentário