Especial 4: O acesso do São José em 87 – Parte 12

O segundo turno começou como terminou o primeiro, com vitória de virada fora de casa e liderança isolada. É o assunto da Parte 12 do Especial 4 do Jogando Juntos, lembrando o acesso do São José no Campeonato Paulista de 1987.

No Grupo A da fase inicial da Divisão Intermediária (atual Série A-2), oito times disputavam quatro vagas em turno e returno. O quinto colocado ainda teria uma repescagem com concorrentes dos outros grupos.

Como o Amparo desistiu de ser o nono integrante do grupo com as primeiras rodadas já divulgadas, a tabela do returno repetiu a do turno. Assim, as quatro primeiras rodadas tiveram apenas três jogos. As normais, de quatro, voltariam na quinta.

O primeiro turno terminou com a seguinte classificação: 1º – São José (12 pontos); 2º – Cruzeiro (9); 3º – União de Mogi e Taubaté (8 pontos e 4 a 2 no número de vitórias); 5º – Pinhalense e Aparecida (6 pontos e 5 a 3 no número de gols marcados) e 7º – Bragantino (5) e 8º – Guaçuano (2).

Com a vitória valendo dois pontos, o São José partiu para o returno com o conforto de poder perder a invencibilidade e ainda continuar isolado na primeira colocação. Assim, no dia 28 de junho, foi embalado para Espírito Santo do Pinhal, onde visitaria o Ginásio Pinhalense e sobre o qual levava uma vitória por 3 a 1 da rodada de abertura do campeonato.

Volta decisiva

O contundido meia Gilberto desfalcou o time pela primeira vez e abriu espaço para Tata. Pelo mesmo motivo, o lateral-esquerdo Sérgio Moura foi novamente substituído por Joãozinho. Em sentido oposto, o ponteiro-direito Luís Sílvio voltou de contusão e depois de três rodadas, foi decisivo ao reaparecer durante a partida.

No estádio Prefeito José Costa e com aproximadamente 1.200 torcedores presentes, o Pinhalense surpreendeu o São José no primeiro tempo. Marcando com disposição e colocando intensidade nas descidas, merecidamente abriu o placar no último minuto, com o ponteiro-direito Ademir.

Na segunda etapa, o São José cresceu, passou a pressionar e virou com dois gols seguidos de Luís Sílvio, aos 22 e 25 minutos. E como o Pinhalense já havia corrido muito no primeiro tempo, não teve forças para reagir, deixando os visitantes com o controle do jogo até o apito final.

Times e rodada

O São José, do técnico Nicanor de Carvalho: Moreira; Alves, Osmar Guarnelli, André Luís e Joãozinho; Zé Carlos, Tonho e Tata (Serginho); Manó (Luís Sílvio), Ricardo e Ademir Padilha.

O Pinhalense, do técnico Tuta: Juninho; Luiz Carlos, Tobias, Alves (Santana) e Cardoso; Rudney, Tavares e Paulo César; Ademir, Eduardo (Daíco) e Joel.

O árbitro foi Ivo José da Costa Júnior, com os assistentes José Marcos de Godói e Manuel Gonçalo Mendes.

Em um dos outros dois jogos da rodada, o Bragantino finalmente conseguiu a primeira vitória no campeonato, recebendo o Guaçuano e goleando por 4 a 1. Em Aparecida, o time da casa ficou no 0 a 0 com o União de Moi das Cruzes.

A classificação do Grupo A ficou assim: 1º – São José (14 pontos em 8 jogos); 2º – Cruzeiro (9 em 7); 3º – União de Mogi (9 em 8); 4º – Taubaté (8 em 7); 5º – Bragantino e Aparecida (7 pontos em 8 jogos e 3 a 0 no saldo de gols); 7º – Pinhalense (6 em 8) e 8º – Guaçuano (2 em 8).

Depois de duas partidas fora de casa, o São José reencontraria a torcida em um Clássico do Vale. Será o assunto da Parte 13 do Especial. Até lá.

Na foto (do site As Mil Camisas), o estádio Prefeito José Costa, em Espírito Santo do Pinhal, onde o atualmente desativado Ginásio Pinhalense recebia os visitantes.

Comentário

comentário