Especial 4: O acesso do São José em 87 – Parte 27

O time arrancou um empate em jogo tenso, de quatro expulsões e sustentou posição na zona de classificação. É o assunto da Parte 4 do Especial do Jogando Juntos, lembrando o acesso do São José no Campeonato Paulista de 87.

No Grupo A da segunda fase da Divisão Intermediária, de sete times disputando duas vagas, o segundo turno partia para a segunda das sete rodadas programadas. O São José (10 pontos) dividia a primeira colocação com o Ituano (10) e o União São João de Araras (8) era o concorrente mais próximo. O São Bernardo (7) e o União de Mogi das Cruzes (7) também estavam na disputa.

No dia 4 de outubro, um domingo, o São José foi visitar o São Bernardo que precisava aproveitar um confronto direto em casa e também queria a revanche pelos 2 a 1 sofridos no primeiro turno, em São José dos Campos. A expectativa, depois confirmada, era a de uma nova partida tensa.

O jogo

Com apenas 926 pagantes no acanhado estádio Baetão, o São José atuou desfalcado de três jogadores: o zagueiro André Luís, suspenso por expulsão e os meio-campistas Tonho e Serginho, contundidos. O reserva imediato Nata entrou na defesa e Nenê e Gilberto, no setor intermediário.

O jogo começou truncado e o excessivo número de faltas avisava que os cartões amarelos e vermelhos iriam aparecer. Ainda no primeiro tempo, o São Bernardo foi mais eficiente quando teve a chance de abrir o placar e, aos 38 minutos, marcou com o meia-atacante Everaldo.

Na volta do intervalo, a partida ficou ainda mais acirrada e surgiram duas expulsões de cada lado. O São José perdeu o lateral-direito Alves e o ponteiro-esquerdo Ademir Padilha; o time da casa, o zagueiro Zecão e o centroavante Django.

Com menos jogadores no campo, os espaços surgiram e os dois reservas que entraram no São José trouxeram o gol de empate, aos 40 minutos. O ponteiro-esquerdo Maurílio escapou do marcador e quando chegava ao fundo, cruzou na entrada da pequena área. O ponteiro-direito Luís Sílvio fechou no tempo certo e desviou do goleiro.

No pouco tempo restante, o São José soube valorizar o ponto fora de cada e ainda manteve a invencibilidade na fase.

flor

Times e rodada

O São José, do técnico Vail Mota: Moreira; Alves, Osmar Guarnelli, Nata e Sérgio Moura; Zé Carlos (Maurílio), Nenê e Gilberto; Zé Guimarães (Luís Sílvio), Ricardo e Ademir Padilha.

O São Bernardo, do técnico Édson de Oliveira: Paulo; Sílvio, Zecão, Pereira e Fernando; Zé Roberto, Totonho e Everaldo; Muller (Ditinho), Django e Paçoca (Dóia).

O árbitro foi Ulisses Tavares da Silva Filho, com os assistentes Luiz Fernando Astolphi Mendes e Paulo César Marques.

Nos outros dois jogos da rodada, os principais concorrentes do São José fizeram a lição de casa. O líder Ituano marcou 2 a 1 na Esportiva de Guará e o União São João fez 2 a 1 no Saad. O União de Mogi folgou na tabela.

A classificação do grupo ficou assim: 1º – Ituano (12 pontos em 8 jogos); 2º – São José (11 em 8); 3º – União São João (10 em 8); 4º – São Bernardo (8 em 8); 5º – União Mogi (7 em 7); 6º – Esportiva de Guará (3 em 7) e 7º – Saad (3 em 8).

Na próxima rodada, o São José teria um outro jogo fora de casa. Será o assunto da Parte 28 do Especial. Até lá.

Na foto (do Acervo do Museu do Esporte/SJC), Luís Sílvio, Manó e Gilberto.

Comentário

comentário