Especial 4: O acesso do São José em 87 – Parte 29

O time perdeu a primeira colocação ao folgar na tabela, mas depois goleou e recuperou a liderança do grupo. É o assunto da Parte 29 do Especial 4 do Jogando Juntos, lembrando o acesso do São José no Campeonato Paulista de 1987.

O Grupo A, com sete times jogando por duas vagas, tinha ainda mais quatro rodadas programadas e três concorrentes em disputa acirrada. Por isso, quando folgou na tabela da 11ª, o São José (13 pontos em 9 jogos) ficou aguardando o confronto direto de Araras, entre União São João (12 em 9) e Ituano (12 em 8).

Realizada no dia 18 de outubro, um domingo, a rodada sem o São José teve o União São João quebrando a invencibilidade do Ituano. O placar de 1 a 0 veio com um gol do centroavante Valdir Lins, aos 10 minutos do segundo tempo. Nas outras duas partidas: São Bernardo 2 x 2 Esportiva de Guaratinguetá e União de Mogi das Cruzes 2 x 2 Saad de São Caetano do Sul.

Os resultados deixaram o grupo com a seguinte classificação: 1º – União São João (14 pontos em 10 jogos); 2º – São José (13 em 9); 3º – Ituano (12 em 9); 4º – São Bernardo (9 em 10); 5º – União Mogi (8 em 9); 6º – Saad (6 em 10) e 7º – Esportiva de Guará (4 em 9).

Pela 12ª rodada, no dia 21 de outubro, um domingo, o São José foi visitar o São Caetano. O público pagante no estádio Lauro Gomes de Almeida (atual Anacleto Campanella) não foi divulgado, mas a maioria dos torcedores era de joseenses.

Em campo

Depois de alguns rodadas com desfalques diferentes, o São José voltou a atuar completo. O meio-campista Tonho retornou de contusão e o lateral-direito Alves e o ponteiro-esquerdo Ademir Padilha estavam livres de suspensão automática por expulsão. No banco de reservas, o único ausente foi o meio-campista Serginho, ainda sentindo uma luxação no braço e que exigiu cirurgia.

Como as condições da partida exigiam, o São José atuou com imposição e abriu o placar, aos 17 minutos, por intermédio do zagueiro André Luís. No entanto, aos 26 minutos, o meia Antoninho aproveitou um pênalti e empatou.

Instigado, o São José foi buscar um segundo gol ainda no primeiro tempo, aos 43, com o centroavante Ricardo. Depois, na etapa final, Ricardo fez outro e ampliou, aos 20 e o ponteiro-direito Luís Sílvio, aos 34, decretou a goleada de 4 a 1.

flor

Times e rodada

O São José, do técnico Vail Mota: Moreira; Alves, Osmar Guarnelli, André Luís e Sérgio Moura; Zé Carlos, Tonho e Gilberto; Zé Guimarães (Luís Sílvio), Ricardo e Ademir Padilha (Nenê).

O Saad, do técnico Fernando Paulino: Hélio; César, Marcos, Carlos e Alemão; Vâner, Antoninho e Tadeu (Marquinhos); Júlio César, Marcos César (Edmilson) e Gilberto.

O árbitro foi Dulcídio Wanderley Boschillia, com os assistentes Marcos Fábio Spironelli e Modesto Salviatto Filho.

Nas outras duas partidas da rodada, que teve o União São João folgando na tabela, o Ituano empatou em casa com o São Bernardo, por 1 a 1, e a Esportiva de Guará venceu o União de Mogi, por 1 a 0. No entanto, o jogo em Itu teve confusão e foi encerrado antes do tempo normal, ficando pendente na Justiça Desportiva.

A classificação do Grupo A ficou assim: 1º – São José (15 pontos em 10 jogos); 2º – União São João (14 em 10); 3º – Ituano (13 em 10); 4º – São Bernardo (10 em 11); 5º – União Mogi (8 em 10); 6º – Esportiva de Guará (6 em 10) e 7º – Saad (6 em 11).

Na próxima partida o São José teria um confronto regional interessante para somar mais dois pontos em casa. Será o assunto da Parte 30 do Especial. Até lá.

Na foto (Revista Placar/Reportagem), Luís Sílvio e Tonho na frente de André Luís, Silvinho e o goleiro Moreira.

Comentário

comentário