Especial 4: O acesso do São José em 87 – Parte 5

Depois de oito amistosos na pré-temporada, finalmente chegou a estreia no campeonato da principal divisão estadual de acesso. É o assunto da Parte 5 do Especial 4 do Jogando Juntos, lembrando o São José na campanha vitoriosa de 1987.

No Paulista da Divisão Intermediária, o Grupo A começou com oito times se enfrentando em turno e returno, disputando quatro vagas na segunda fase e com o quinto colocado ainda tendo uma chance de repescagem. Seriam nove participantes, mas o Amparo desistiu dias antes da tabela definitiva.

A primeira rodada começou no dia 9 de maio, um sábado, com o União de Mogi das Cruzes recebendo o Aparecida e vencendo, por 2 a 0. No domingo, além de um empate em Mogi Guaçu, por 1 a 1, entre Guaçuano e Bragantino, o São José recebeu o Ginásio Pinhalense e venceu, por 3 a 1. Como o Amparo desistiu do campeonato com a tabela já montada, Taubaté e Cruzeiro folgaram na primeira rodada. Mais adiante, no dia 20, empataram por 1 a 1.

No Martins Pereira, 3.635 pagantes foi o público anunciado, mas aparentemente havia um número maior de torcedores. O volante Zé Carlos, por ter sofrido uma contusão no sétimo dos oito amistosos da pré-temporada, acabou vetado e substituído pelo meia-atacante Daniel. Assim, o meio-campista Tonho atuou mais recuado, como primeiro volante.

Em casa, o São José começou atacando, até quebrar a resistência dos visitantes. Aos 16 minutos, o zagueiro Luís Carlos tentou cortar um passe na área e acabou fazendo gol contra.

Quando parecia que o jogo ficaria mais fácil para o São José, o time de Espírito Santo do Pinhal reagiu e quase empatou no final do primeiro tempo, em boa jogada do ponteiro-esquerdo Joel.

Com o zagueiro Nata entrando no lugar do contundido André Luís e sentido que precisava resolver a partida, o São José voltou do intervalo em busca do segundo gol. Aos 26, o centroavante Ricardo fez 2 a 0 e Tata, depois de substituir Daniel, ampliou para 3 a 0, aos 33.

O Pinhalense ainda conseguiu marcar com o zagueiro Santana, aos 44 minutos. Um pouco antes do apito final do árbitro de Antônio de Paula e Silva, que contou com os assistentes José Marcos de Godói e Manuel Gil Gomes.

Os times

O São José, do técnico Nicanor de Carvalho: Edison Mug; Marcelo, Osmar Guarnelli, André Luís (Nata) e Sérgio Moura; Tonho, Gilberto e Daniel (Tata); Luís Sílvio, Ricardo e Ademir Padilha.

O Ginásio Pinhalense, do técnico Tuta, ex-ponteiro-esquerdo da Ponte Preta: Zezito; Luís Carlos, Zé Maria, Santana e Delegado; Rudinei, Eduardo e Paulo César; Ademir, Júnior (Cadu) e Joel.

A segunda partida no campeonato seria um Clássico do Vale, em Taubaté, na estreia do rival. Será o assunto da Parte 6 do Especial. Até lá.

Na foto (do Acervo do Museu do Esporte), Tata, que voltou ao São José para mais um acesso, entre Edinho e Tião Marino em partida de 1980.

Comentário

comentário