Especial 5: O acesso do São José em 96 – Parte 15

Embalado por duas vitórias, o time reencontrou a torcida e confirmou a ascensão com mais um resultado positivo em jogo acirrado. É a Parte 15 do Especial 5 do Jogando Juntos, lembrando as conquistas do São José na temporada 96.

No processo de reformulação do time com o Campeonato Paulista da Série A-2 em andamento, o técnico Afrânio Riul preparou a estreia de mais dois jogadores. O lateral-direito Neto e o meio-campista Ruben Furtembach seriam novidades na escalação que não contaria com o volante Nem, suspenso por expulsão, além do meia Sandro Fonseca, contundido. O ponteiro-esquerdo Claudinho poderia voltar depois de cumprir automática por cartão vermelho.

No dia 17 de março, um domingo, o São José recebeu o Comercial de Ribeirão Preto que também tentava reagir e subir na classificação. Com 662 pagantes no estádio Martins Pereira, os dois times fizeram uma partida bem disputada, equilibrada e daquelas que o primeiro gol poderia definir um vencedor.

Com a necessidade de ficar mais exposto por atuar em casa, o São José procurou ser um time equilibrado. Conseguindo, teve a calma necessária para persistir nas ações ofensivas e abrir o placar no final, aos 41 minutos do segundo tempo, com o meia-atacante Marcus Vinícius.

A terceira vitória seguida fez o São José saltar da nona para a sexta colocação. Depois de sete rodadas, somava 10 pontos e ficava somente a três pontos dos líderes das duas posições da zona de qualificação.

flor

Times e rodada

O São José, do técnico Afrânio Riul: Charles; Neto (Carlos Alberto), Pedro Paulo, Rangel e Da Silva; Ruben Furtembach (Josias), Ademir Fonseca e Marcus Vinícius; Romero (Eduardo), Silva e Claudinho.

O Comercial, do técnico José Arnaldo Lira: Maurício; Paulo Sérgio, Carlão, Gilton e Sandro; Gilberto Gaúcho, Oberdan, João Batista e Jackson; Rejane (César) e Binha (Hélio).

O árbitro foi João Paulo Araújo, com os assistentes Rubens José Fortes e Valdir Antônio Vieira.

A sexta rodada, nos outros sete jogos, teve os seguintes resultados: Ponte Preta 3 x 2 Paraguaçuense; Ituano 0 x 1 Portuguesa Santista; Noroeste de Bauru 1 x 1 Bragantino; Paulista de Jundiaí 2 x 1 Olímpia; Sãocarlense 1 x 3 Internacional de Limeira; XV de Piracicaba 5 x 6 Santo André e Bandeirante de Birigüi 4 x 2 Rio Preto.

A classificação do primeiro turno, valendo duas vagas no quadrangular final, ficou assim: 1º – Ponte Preta e Portuguesa Santista (13 pontos); 3º – Ituano (12); 4º – Bragantino e Paulista (11); 6º – São José (10); 7º – Noroeste (9); 8º – Paraguaçuense e Olímpia (8); 10º – Sãocarlense e Santo André (7); 12º – Rio Preto e Comercial (6); 14º – Bandeirante (5); 15º – XV de Piracicaba (4) e 16º – Inter de Limeira (3).

A sétima partida teria um adversário que também queria reagir. Será o assunto da Parte 16 do Especial. Até lá.

Na foto (do Acervo do Museu do Esporte/SJC), Marcus Vinícius, o autor do gol que definiu o resultado.

Comentário

comentário