Especial 5: O acesso do São José em 96 – Parte 7

Na rodada única da semifinal do torneio que abria a temporada, o time cedeu um empate no final e teve que conquistar a vaga nos pênaltis. É o assunto da Parte 7 do Especial 5 do Jogando Juntos, lembrando as conquistas do São José em 1996.

A Copa Vale teve os seis times se enfrentando em turno único de cinco rodadas. Os quatro melhores avançaram às semifinais de rodada única em cruzamento olímpico. O São José, com a segunda melhor campanha, receberia o XV de Caraguatatuba, terceiro colocado. Na outra partida, o Taubaté, primeiro colocado, e o Aparecida, o quarto.

Como o calendário era apertado, as duas partidas semifinais foram no dia 6 de fevereiro, uma terça-feira. No Martins Pereira, com um bom número de torcedores, mas sem público pagante divulgado, o São José também teria a oportunidade de uma revanche. Da fase de classificação, o time joseense trazia quatro vitórias e uma derrota em casa, justamente para o XV de Caraguá, na terceira rodada, por 3 a 1.

Em uma partida bem disputada e com os dois times deixando poucos oportunidades ao adversário, o São José conseguiu abrir o placar ainda no primeiro tempo. Aos 40 minutos, Marcus Vinícius converteu um pênalti.

A desvantagem colocou o XV no ataque e também descolando um pênalti para empatar, aos 5 minutos do segundo tempo, com o atacante Roberto Caçapava. A partida seguia equilibrada e acirrada. O zagueiro joseense Celso e o atacante quinzista Dema foram expulsos pelo árbitro Ricardo Luís Camargo e o jogo ficou mais aberto.

O São José foi buscar uma nova vantagem no placar, aos 27 minutos, com o atacante Silva. No entanto, com persistência e qualidade, o XV igualou novamente, aos 42, definindo o resultado final de 2 a 2 com o atacante Régis.

A decisão da vaga foi para os pênaltis e os cobradores mostraram muita competência. Na serie de cinco, todos os 10 foram convertidos. Marcus Vinícius, Silva, Josias, Claudinho e Abílio foram os cobradores joseenses; Régis, Jadir, Carlinhos, Roberto Caçapa e Adamato, os quinzistas.

Nas alternadas, Eduardo marcou para o São José, Carlinhos Branco fez para o XV, Abílio conferiu o sétimo joseense e na cobrança de Amaral, o goleiro Wlamir conseguiu uma grande defesa, definindo o resultado de 7 a 6.

flor

Times e rodada

O São José, do técnico Tata: Wlamir; Josias, Celso, Sílvio e Carlos Alberto (Da Silva); Sandro Fonseca, Abílio e Marcus Vinícius; Silvinho (Eduardo), Silva e Claudinho.

O XV de Caraguatatuba, do técnico Eduardo Gonçalves: Paulinho; Carlinhos Branco, Amaral, Carlinhos e Adilson; Gaúcho (Adamato), Osvaldinho (Jadir) e Edinho; Roberto Caçapa, Dema e Vado (Régis).

Na outra semifinal, o Aparecida surpreendeu em Taubaté e venceu por 2 a 1. O meia Romero e o atacante Paloma fizeram os gols aparecidenses e o meio-campista taubateano Ednelson completou a contagem.

Nas finais, em duas partidas, o São José teria a segunda em casa, por melhor campanha. Será o assunto da Parte 8 do Especial. Até lá.

Na foto (de Ituano Futebol Clube/Divulgação), o ex-goleiro Wlamir como preparador de goleiros do Ituano em 2007.

Comentário

comentário