Especial 5: O acesso do São José em 96 – Parte 9

O time saiu da Copa Vale como campeão e passou a pensar no Campeonato Paulista da Série A-2. A próxima e principal competição da temporada prometia ser das mais exigentes, pela qualidade e tradição da maioria dos concorrentes. É o assunto da Parte 9 do Especial 5 do Jogando Juntos, lembrando as conquistas do São José em 1996.

A principal divisão de acesso de São Paulo seria disputada por 16 equipes, em 30 rodadas de turno e returno durante a fase de classificação. Os dois melhores do primeiro turno e os dois melhores do returno iriam a um quadrangular final que promoveria os três melhores à Série A-1 de 97. O rebaixamento à Série A-3 atingiria os três piores de campanha geral.

O São José reencontraria nove concorrentes da Série A-2 do ano anterior: Internacional de Limeira, Portuguesa Santista, Ituano, Santo André, Comercial de Ribeirão Preto, Sãocarlense, Rio Preto, Olímpia e Paraguaçuense.

Rebaixados no Paulistão de 95, Ponte Preta, Bragantino e XV de Piracicaba chegaram nas vagas dos três que subiram à Série A-1: Botafogo de Ribeirão Preto, Mogi Mirim e XV de Jaú.

Promovidos da Série A-3 de 95, Noroeste de Bauru, Paulista de Jundiaí e Bandeirante de Birigüi completariam o quadro dos 16 participantes. Entrariam nos lugares do três rebaixados na Série A-2 de 95: Taquaritinga, Nacional de São Paulo e Catanduva.

flor

O time

Em um primeiro momento, o São José partiria para o campeonato apenas com alguns reforços pontuais. O principal deles era o experiente ex-lateral-direito Edson Boaro, da Ponte Preta, Palmeiras, Corinthians e Seleção Brasileira. Já como meio-campista, ele e o técnico Tata estiveram juntos em um campanha anterior no paraense Paysandu.

A rodada de abertura teria os seguintes jogos: Paraguaçuense x São José, Santo André x Ponte Preta, Bragantino x Bandeirante, Inter de Limeira x XV de Piracicaba, Portuguesa Santista x Sãocarlense, Rio Preto x Ituano, Comercial x Paulista e Olímpia x Noroeste.

A estreia do São José, que teve um resultado anormal, será o assunto da Parte 10 do Especial. Até lá.

Na foto (do Acervo do Museu do Esporte/SJC), Silva e Sandro Fonseca, campeões da Copa Vale e titulares para a Série A-2.

Comentário

comentário