Especial: O São José na temporada de 89 – Parte 8

O primeiro turno do triangular da segunda fase do Paulistão 89 é o destaque da Parte 8 do Especial Jogando Juntos, sobre a mais vitoriosa temporada do São José. Valia uma vaga nas semifinais e o time joseense soube encontrar o caminho.

Na fase de classificação, os 22 times se enfrentaram em turno único, mas divididos em dois grupos classificatórios. No Grupo 2, pela ordem, Palmeiras, São José e Guarani foram os três primeiros colocados. No Grupo 1, Mogi Mirim, Internacional de Limeira e União São João de Araras. Os outros seis, da classificação geral: Portuguesa, São Paulo, Corinthians, Bragantino, Santos e Novorizontino.

A tabela dirigida dividiu os 12 times em quatros grupos de três. De cada triangular, após turno e returno, surgiria um dos quatros semifinalistas. Os grupos ficaram assim: São José, União São João e Portuguesa (C), Mogi Mirim, Corinthians e Santos (A), Palmeiras, Bragantino e Novorizontino (B) e Inter de Limeira, Guarani e São Paulo (D).

O São José folgou na primeira rodada do Grupo C, que teve a Portuguesa recebendo o União São João e vencendo por 3 a 1, no dia 31 de maio. Depois, pela segunda rodada, o São José teve a Lusa como visitante no dia 4 de junho, um domingo.

Com 10.745 pagantes no estádio Martins Pereira, o São José fez um bom primeiro tempo e abriu o placar em trama finalizada pelo atacante Donizete, aos 35 minutos. Na segunda etapa, os dois jogadores que terminariam juntos como artilheiros do campeonato, totalizando 13 gols, movimentaram o placar. Aos 4, Toninho igualou para a Lusa e aos 45, Toni aproveitou um cruzamento da esquerda e fez 2 a 1 para o time joseense.

O São José, do técnico Ademir Mello e sem substituições, jogou com: Luiz Henrique; Marquinhos Capixaba, Juninho, André Luís e Joãozinho; Delacir, Henrique e Vander Luiz; Donizete, Toni e Marcinho. Permaneceram no banco: Pedro Paulo, Bira, Marcelo, Tita e Tonho.

A Portuguesa, do técnico Jair Picerni: Serginho; Chiquinho, Vladimir, Eduardo e Célio Gaúcho; Henrique, Capitão e Toninho; Jorginho, Catatau e Wanks (Lê).

O árbitro foi José de Assis Aragão, com os assistentes Paulino Rodrigues de Castro Neto e Sérgio Fernando do Prado.

De novo em Araras

O São José, que na fase de classificação já havia sido derrotado em Araras, por 4 a 3, voltou a perder como visitante do União São João, pela terceira rodada do Grupo C, no dia 8 de junho, uma quarta-feira, às 15h.

No estádio Hermínio Ometto, 2.772 pagantes viram o time da casa vencer por 1 a 0. O gol surgiu aos 38 minutos do primeiro tempo, em um levantamento da esquerda e uma forte cabeçada do centroavante Cássio no canto esquerdo.

O São José, do técnico Ademir Mello, jogou com: Luiz Henrique; Marquinhos Capixaba, Juninho, André Luís e Bira; Delacir, Henrique e Vander Luiz; Donizete, Toni e Marcinho (Tita). Permaneceram no banco: Pedro Paulo, Marcelo, Fabiano e Tonho.

O União São João, do técnico Zé Duarte: Privatti; Paulo, Djalma, Cavalcante e Jacenir; Odair, Zó e Glauco; Giba, Cássio (Celso Luís) e Zimmerman.

O árbitro foi Wilson Carlos dos Santos, com os assistentes Valter Borges de Queiroz e José Carlos de Faria Lima.

Na abertura do returno, a Portuguesa foi a Araras e novamente venceu o União São João, por 2 a 1. Assim, o São José passou a depender de uma vitória em casa sobre o União São João para decidir a vaga em São Paulo, contra a Lusa. Será o assunto da Parte 9 do Especial. Até lá.

Na foto (do Acervo do Museu do Esporte/SJC), parte do elenco joseense no Paulistão.

Comentário

comentário