Estudantes joseenses participam de projeto de ciclismo

Estudantes da zona sul de São José dos Campos participam de uma escola de ciclismo. Os que quiserem competir serão avaliados por representantes das equipes que representam a cidade.

Confira no material enviado por Gisele Lopes, da assessoria de Imprensa da secretaria de Educação e Cidadania.

Cerca de 70 alunos do sexto ao nono ano da Emef Álvaro Gonçalves, no Campo dos Alemães, região sul da cidade, começaram a ter aulas de ciclismo neste ano.

A atividade realizada no contraturno das aulas, por meio do Programa Escola Ativa, oferece orientações como história da modalidade, mobilidade urbana, legislação e orientações sobre a manutenção das bicicletas.

A atividade ainda tem o objetivo de captar novos talentos, encaminhado os alunos que se destacam para o programa Atleta Cidadão, da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.

Pioneiro em todo o Estado de São Paulo, a unidade escolar conta também com uma pista de ciclismo de 1.600 metros quadrados com diversos obstáculos para a realização das aulas.

“O Programa Escola Ativa conta com uma diversidade muito grande de modalidades e a bicicleta faz parte do dia a dia dos alunos. É importante levar até essas crianças noções como legislação e cuidados necessários para desfrutarem do transporte com segurança. Além de compreender o ciclismo como qualidade de vida e competição, com as aulas, podem surgir ainda novos atletas”, afirmou Marcos Ribeiro, professor coordenador da modalidade.

As aulas na escola acontecem de segunda a sexta feira, das 15h às 17h30. Todo material necessário para as aulas, como capacete e bicicleta, foram disponibilizados pela Prefeitura.

Escola Ativa

Escola Ativa

Desenvolvido pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, o Escola Ativa oferece atividades no contraturno das aulas regulares, atendendo mais de 4.000 estudantes em 30 escolas do ensino fundamental com idade entre 6 a 15 anos.

Para participar do projeto os alunos devem apresentar bom rendimento escolar, sem ocorrências disciplinares após o início da participação nos treinos. As escolas participantes podem escolher entre futsal, handebol, vôlei, basquete, judô, xadrez e ginástica rítmica.

O objetivo é que todas as escolas sejam envolvidas nos próximos dois anos, totalizando mais de 5.700 estudantes em treinamento.

Na foto (Divulgação/PMSJC), a pista dos treinos e avaliações.

Comentário

comentário