Ex-técnico do São José vai tentar mais um acesso

O técnico Ricardo Costa, que subiu com o São José no ano passado, vai tentar o quinto acesso em seis temporadas do Paulista da Segunda (4ª) Divisão. Ele e o irmão e assistente Edmar Costa foram anunciados pelo União Suzano.

Em 2016, Ricardo Costa subiu com a Portuguesa Santista e em 2017, com o Esporte Clube São Bernardo. Em 2018, esteve muito próximo do terceiro acesso, até o São José levar um gol de empate do Comercial nos minutos finais de uma partida em Ribeirão Preto.

A retomada de conquistas veio no ano seguinte, em 2019, com o Marília. E para resgatar o acesso que ficou faltando em 2018, voltou ao São José e ainda foi campeão em 2020.

Permanecendo no São José, Ricardo Costa dirigiu o time nas cinco primeiras rodadas do Paulista da Série A-3 que nesta semana tem as finais entre Linense e Primavera de Indaiatuba, os dois times que subiram à Série A-2. Ele foi substituído por Renato Peixe que começou a temporada dirigindo o Esporte Clube São Bernardo na A-2.

Novo desafio

Nesta quarta-feira, a assessoria de Imprensa do União Suzano anunciou a contratação de Ricardo Costa.

Aos 40 anos, natural de Campinas, Ricardo Costa desembarca em Suzano para comandar o Usac pela primeira vez. O treinador que é o atual campeão da bezinha, com o São José, buscará o terceiro título da competição, já que também foi campeão em 2016, quando dirigia a Portuguesa Santista. Desta vez, Ricardo tem a missão de levar o Javali das Palmeiras para a Série A3 do futebol paulista. Conhecido como “Rei do Acesso”, Ricardo acumula a marca de quatro acessos nas últimas cinco disputas.

Além do São José e Portuguesa Santista, Ricardo Costa ainda acumula passagens por EC São Bernardo, Comercial, Marília e Capivariano. Na 2ª divisão do Campeonato Paulista de 2020, quando foi campeão comandando o São José, o treinador acumulou a impressionante marca de 12 vitórias, em 16 partidas disputadas pela equipe do interior. Com Ricardo, chegam o auxiliar técnico Edmar Costa, o preparador físico Elton Bassi, o preparador de goleiro Marcelo Coral (que também estavam no São José).

“Quero dizer que estou muito feliz com esse acerto, quero agradecer a toda diretoria e ao nosso presidente pela confiança. Me sinto preparado para uma competição que eu já conheço, uma competição difícil, mas pelo que eu vi na parte estrutural do clube, as pessoas que estão envolvidas, acredito que o clube tem tudo para fazer um grande ano e conquistar o acesso para a Série A3”, disse Ricardo Costa.

flor

Pré-temporada

O elenco profissional do Usac vem trabalho no CT.Ibar desde do dia 17 de maio, sob a supervisão da comissão técnica permanente do clube. Ricardo e seus auxiliares vinham acompanhando tudo através de relatórios enviados pela comissão técnica, mas nos últimos dias, a nova comissão do União Suzano já vinha acompanhando o trabalho no CT. O treinador sabe da responsabilidade de comandar o clube e projeta o trabalho que será desenvolvido.

“Todo ano é uma pressão pelo acesso, mas a situação maior é ter mais um acesso. É uma divisão sub23, não é fácil disputar e todo ano ela se renova na questão de atletas. Então você tem que ficar atento ao mercado, e vai ser uma competição muito competitiva, acredito que teremos mas sete equipes buscando o acesso. Então a minha motivação é ter mais um acesso e mais um título na carreira, é isso que vamos buscar”, encerrou o treinador.

O arbitral da Federação Paulista de Futebol, que definirá a data e modelo de disputa da 2ª divisão do futebol Paulista, está marcado para o dia 17 de junho. A expectativa é que a competição tenha início na segunda quinzena de agosto.

Na foto (USAC/Divulgação), Ricardo Costa e o presidente do seu novo clube, Jouber de Andrade Tobias.

Comentário

comentário