Federação divulga circular e Taubaté aguarda

Uma circular enviada aos clubes da Série A-3 movimentou os bastidores dos campeonatos interrompidos pela Federação Paulita de Futebol, no dia 15 de março, como medida preventiva contra o coronavírus. Sobre as séries A-1 e A-2, reuniões em videoconferências estão previstas para a próxima semana. O Taubaté vive a expectativa de um acesso ao Paulistão.

Como a retomada das atividades do futebol profissional poderá ocorrer sem prazo suficiente para a realização de todos os campeonatos programados para este ano, é provável que os das três divisões da Série A do Paulista sejam dados como encerrados e com a classificação do momento da paralisação.

A decisão favoreceria o Taubaté, que com a segunda melhor campanha na Série A-2, viraria o vice-campeão e ficaria com uma das duas vagas de acesso à Série A-1 de 2021. Em articulações, os clubes também pediriam à Federação o congelamento do rebaixamento e no ano que vem, para compensar um aumento de dois times, cairiam quatro.

Na terça-feira (dia 7), sobre o assunto, surgiu uma circular enviada aos clubes da Série A-3. Assinada pelo presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, o documento afirma que o campeonato voltará a ser disputado tão logo seja possível. Sobre as séries A-1 e A-2, reuniões, por videoconferência, estariam sendo preparadas para a próxima semana. Na terça-feira seria com os clubes da A-1 e gerando diretrizes para a conversa com os clubes da A-2, na quarta-feira.

O documento

Veja a circular enviada a cada um dos 16 clubes da Série A-3:

Quando pararam

No dia 15 de março, um domingo, os três campeonatos foram interrompidos.

A Série A-2 parou depois da 12ª das 15 rodada da fase inicial. Na zona de classificação, formada pelos oito melhores colocados, estavam: São Bernardo (22 pontos); Taubaté (21), Portuguesa Santista (20), Monte Azul (19), XV de Piracicaba (19), São Caetano (18), Juventus (18) e Portuguesa (18). Nas duas últimas posições da zona de rebaixamento à Série A-3: Penapolense e Votuporanguense.

Na Série A-1, o Paulistão foi interrompido depois da 10ª das 12 rodadas da fase de grupos e com o Santo André defendendo a melhor campanha. Na zona de classificação às quartas de final, formada pelos dois primeiros lugares de cada um dos quatro grupos: Santos, Oeste (Grupo A), Santo André, Palmeiras (B), São Paulo, Mirassol (C), Red Bull Bragantino e Guarani (D). Com as duas piores campanhas da zona de rebaixamento: Botafogo de Ribeirão Preto e Ponte Preta.

A Série A-3, suspensa depois da 11ª das 15 rodadas da fase inicial, tinha a zona de classificação formada pelos oito primeiros: Noroeste de Bauru, Esporte Clube São Bernardo, Velo Clube de Rio Claro, Capivariano, Comercial de Ribeirão Preto, Batatais, Linense e Desportivo Brasil de Porto Feliz. Na zona de rebaixamento à Segunda (4ª) Divisão: Marília e Paulista de Jundiaí.

Na foto (EC Taubaté/Divulgação), o estádio Joaquinzão sem movimentação de jogos e treinos.

Comentário

comentário