Federação vai conversar com times da região

O São José, o Manthiqueira de Guaratinguetá e o Atlético Joseense voltarão a conversar sobre o campeonato adiado na próxima semana. A Federação Paulista de Futebol agendou seis videoconferências em três dias seguidos.

Os três times da região e outros 39 concorrentes já deveriam estar com o Paulista da Segunda (4ª) Divisão em andamento desde o dia 18 de abril. No entanto, por causa do coronavírus, o futebol parou com os jogos e treinos no dia 15 de março e continua sem data para voltar.

Assim como fez com os dirigentes dos clubes dos campeonatos que estavam em disputa, das séries A-1, A-2 e A-3, o presidente da Federação, Reinaldo Carneiro Bastos, passou a promover reuniões periódicas via internet.

Em abril e antes de falar com os clubes de competição interrompida, Reinaldo antecipou que a Segunda (4ª) Divisão seria revisada mais adiante, mas sem a novidade que seria a qualificação dos classificados da primeira fase ao campeonato de 2021 e o rebaixamento dos eliminados à uma nova quinta divisão.

Como os clubes serão obrigados a se reestruturar para um campeonato atrasado e após os efeitos de uma inédita pandemia, o presidente da Federação já aliviou a pressão que viria com a disputa pelas 16 vagas de permanência na quarta divisão. Disse que o campeonato deste ano será como os anteriores, promovendo os dois finalistas à Série A-3 e sem descenso.

Agora, na próxima semana, Reinaldo provavelmente aproveitará as videoconferências para saber quais times continuam animados e os propensos a pedir licença, reduzindo o número de participantes. O dirigente também apresentará detalhes de um protocolo que por enquanto destaca partidas com portões fechados ao público e testes da Covid 19 para os atletas e os demais envolvidos.

 

Campeonato

O Paulista da Segunda (4ª) Divisão estava previsto para começar no sábado, dia 18 de abril, um sábado, com o Manthiqueira e o Joseense em campo. O São José, folgando na tabela da primeira rodada, estrearia no dia 24, uma sexta-feira.

No segundo Conselho Técnico, no dia 5 de fevereiro, ficou estabelecido que o campeonato teria 42 times divididos em seis grupos regionalizados de sete. Após turno e returno, os dois melhores de cada grupo e os quatro melhores dos seis terceiros colocados avançariam ao mata-mata das oitavas de final em cruzamento olímpico (1ª melhor campanha x 16ª, 2ª x 15ª e assim por diante).

A principal novidade, posteriormente destaca pelo ano atípico, seria uma futura divisão dos times participantes para o campeonato de 2021. Os 16 melhores classificados à segunda fase teriam o direito de continuar na quarta divisão, mais enxuta e os 26 eliminados estariam rebaixados à uma nova quinta divisão.

Convocação

A cópia do documento enviado a um dos clubes do Grupo 1.

As videoconferências

Os clubes ficaram assim agendados para as conversas da próxima semana.

Dia 26 – terça-feira

Grupo 1: Andradina, Araçatuba, Bandeirante de Birigui, Grêmio (Presidente) Prudente, Osvaldo Cruz, Tanabi e Tupã.

Grupo 2: Santacruzense de Santa Cruz do Rio Pardo, Assisense, XV de Jaú, Independente de Limeira, Rio Branco de Americana, União Agrícola Barbarense e Vocem de Assis.

Dia 27 – quarta-feira

Grupo 3: América de São José do Rio Preto, Francana, Internacional de Bebedouro, Taquaritinga, Grêmio São-Carlense, São Carlos e Matonense.

Grupo 4: Amparo, Flamengo de Guarulhos, AD Guarulhos, Brasilis de Águas de Lindoia, Jaguariúna, Mogi Mirim e Itapirense.

Dia 28 – quinta-feira

Grupo 5: São José, Manthiqueira de Guaratinguetá, Atlético Joseense, União de Mogi das Cruzes, Atlético Mogi das Cruzes, União Suzano e Barcelona Capela de São Paulo.

Grupo 6: Itararé, Taboão da Serra, Elosport de Capão Bonito, Grêmio Mauaense, Jabaquara de Santos, Mauá e Osasco.

Na foto (Divulgação/FPF), o presidente Reinaldo Bastos em uma entrevista à TV Gazeta.

Comentário

comentário