Futebol da região está de luto por um histórico

O futebol da região está de luto pela morte de Botu, zagueiro histórico do Taubaté, São José e Esportiva de Guaratinguetá nos anos 70 e 80. Aos 68 anos e na espera de uma transplante de fígado, ele teve uma parada respiratória na madrugada desta quinta-feira, internado em um hospital de Pirituba, na Grande São Paulo.

Sempre presente em eventos comemorativos e confraternizações, ele não pôde vir a um encontro promovido pelo ex-jogador do São José, o meia Celso Bré, em dezembro do ano passado. Segundo os parentes, já estava sentindo os efeitos de mais de dois anos de hemodiálise e recentemente, debilitado, voltou ao hospital.

Zagueiro de imposição física e arrojo, Botu defendeu o São José por cinco temporadas. Uma das suas jogadas marcantes era a bicileta para tirar a bola da área em momentos de perigo. Sabia como usar o recurso sem cometer falta.

Depois, no Taubaté, foi capitão e um dos destaques do time que alcançou o último acesso à divisão de elite do Campeonato Paulista. No quadrangular que valeu o título da Divisão Intermediária (atual Série A-2), Botu e os demais taubateanos superaram o São José, a Esportiva de Guaratinguetá (pela qual jogou no final da carreira) e o Santo André.

Nota oficial do clube

O Esporte Clube Taubaté lamenta profundamente o falecimento do ex-zagueiro Roberto Botu, campeão paulista da Divisão Intermediária de 1979, aos 68 anos.

Botu foi capitão do time que conquistou o último acesso do Alviazul, liderando a equipe principalmente na vitória contra o São José por 2 a 1 no Palestra Itália, em São Paulo. O ex-zagueiro esteve em Taubaté em novembro do ano passado para comemorar os 40 anos da conquista junto com outros ídolos do Burro da Central.

Ele faleceu na madrugada desta quinta-feira e o velório, reservado apenas para a família, acontece a partir das 13h, no cemitério da Vila Nova Cachoeirinha, em São Paulo.

O Esporte Clube Taubaté deseja toda força aos amigos e familiares nesse momento tão difícil, e agradecerá eternamente nosso capitão Botu pelos serviços prestados ao Clube com tanto carinho, empenho e dedicação.

História

O cronista esportivo e historiador Moacir dos Santos publicou o seguinte texto em seu blog moataubate.com

Faleceu Botu, o nosso eterno capitão

Com muita tristeza informamos que o zagueiro Botu, campeão pelo E. C. Taubaté em 1979 veio a falecer na madrugada desta quinta-feira(23) em São Paulo.

Nesta madrugada (23), Botu passou mal, foi levado ao hospital, apresentando forte hemorragia, não resistindo vindo a falecer.

O velório será permitida a presença de apenas 10 pessoas, por um período de uma hora no cemitério da Cachoeirinha, zona norte da capital paulista, as 13 horas.

Botu ídolo da torcida taubateana, além de defender as cores da camisa do E. C. Taubaté, São José também foi supervisor do departamento de esportes da Prefeitura de Santana de Parnaíba-SP.

Nascido em 18/02/1952, em São Paulo, foi casado com a Srª Aparecida com quem tinha duas filhas, Tayasa e Samantha.

Nos eventos

O capitão Botu prestigiava todos os eventos realizados que envolvessem o E. C. Taubaté.

Durante muitos anos ele participou e auxiliando na organização dos encontros dos campeões de 1979, que todos os anos são realizados nos mês de novembro.

Na exposição dos 100 anos do clube, realizado nas dependências do SESC Taubaté, Botu foi figura de destaque com sua presença, usando seu inseparável chapéu.

Recentemente durante a homenagem aos campeões de 1954, Antonio Julio Taino e Rubens Minelli, Botu marcou presença, sendo esta a última em que esteve prestigiando o evento do clube do seu coração.

Na seleção

Em 2013, por meio de uma enquete na fan page oficial do clube no Facebook, o Esporte Clube Taubaté montou uma seleção com os melhores jogadores da história do clube. Ao lado do saudoso Bira, Botu foi eleito o melhor zagueiro.
Nossos sentimentos a família e amigos.

Em São José

No Almanaque São José Esporte Clube, o saudoso cronista e historiador Alberto Simões registrou detalhes na seguinte ficha:

Botu – Carlos Roberto Pinheiro, nasceu em 18/02/1952, São Paulo-SP (1974, 1975, 1976, 1977 e 1978), 173 jogos e 6 gols. Foi contratado em agosto de 74 para as finais da 1ª Divisão A-2), vindo do Paulista de Jundiaí.

Na foto (EC Taubaté/Divulgação), Botu no poster do time campeão de 79 e em um dos recentes eventos do clube.

Comentário

comentário