Futebol feminino da região começa com derrotas
O futebol feminino da região foi mal na abertura do principal campeonato nacional de acesso. Na tarde deste domingo, pela primeira rodada do Brasileiro da Série A-2, o São José perdeu em casa para o Minas Brasília, por 2 a 0 e o Taubaté sofreu derrota na visita ao Vasco da Gama, por 1 a 0. No próximo sábado virá o Clássico do Vale.
A competição começa com os 16 times divididos em dois grupos regionalizados de oito e com sete rodadas de turno único. Os quatro melhores de cada grupo avançarão à segunda fase e os dois últimos colocados da classificação geral serão rebaixados à Série A-3.
Pelo Grupo A, dos dois times da região, a rodada de abertura teve as outras duas partidas no sábado. Em Santa Catarina, na cidade de Caçador, o Santos foi visitar o Avaí-Kindermann e venceu, por 2 a 0. Na cidade mineira de Contagem, o Atlético recebeu o carioca Botafogo e deu empate, por 1 a 1.
Na tarde deste domingo, o São José recebeu o Minas Brasília e perdeu três pontos em casa que poderão fazer falta no fechamento das contas. O adversário foi superior e até demorou para abrir o placar na metade do segundo tempo.
Sobre a derrota joseense, que também foi marcada por dois gols de fora da área, confira o material enviado por Gabriel Dantas, da assessoria de Imprensa do time:
*** O primeiro tempo começou com o São José tendo mais a posse de bola e equilibrando as ações da equipe adversária. Aos 20 minutos, na primeira oportunidade da partida, Caylane cobrou o escanteio e quase surpreendeu a goleira. Dez minutos depois, Júlia Goulart recuperou a posse de bola e finalizou, para defesa da goleira. Na sequência, Maria Cristina fez o arremate de fora da área, e a bola passou por cima. Na primeira chance do time de Brasília, Júlia Conde apareceu, fazendo grande defesa.
No segundo tempo, a partida ficou mais equilibrada, com o Minas Brasília-DF se fazendo mais presente no campo adversário. A goleira Júlia Conde fez mais duas intervenções importantes. Aos 26 minutos, Rafa abriu o placar para o time visitante. Monse, aos 42 minutos, ampliou. ***
No Rio
Em Nova Iguaçu, para onde o Vasco da Gama levou o jogo, o Taubaté tomou um gol antes do intervalo e não conseguiu escapar da derrota. O time tentou um resultado melhor na etapa final, principalmente porque o adversário não conseguiu liquidar a disputa com um segundo gol. Todavia, não teve a força suficiente para criar as oportunidades necessárias.
O gol que definiu o resultado surgiu nos acréscimo da etapa inicial, aos 48 minutos, em falta cobrada da meia direita. A zagueira Lindiane chutou por baixo e um desvio na barreira atrapalhou a goleira Yolanda que não conseguiu agarrar. A volante Lora Capanema, titular do São José em 2024 e agora na equipe vascaína, fechou com oportunismo e mandou o rebote para dentro.
Agora, no próximo sábado, virá o Clássico do Vale e com os dois times da região em busca dew reabilitação. O Taubaté receberá o São José, às 15h, no estádio Joaquinzão.
A segunda rodada do Grupo A será aberta na sexta-feira, às 19h, com o Santos recebendo o Atlético Mineiro, na Vila Belmiro. No domingo, os outros dois jogos: Botafogo x Avaí-Kindermann (16h, em Palmas-TO) e Minas Brasília x Vasco da Gama (16h, em Gama).
Nas imagens, a lateral-esquerda joseense Andrielly tentando escapar de uma marcador brasiliense (foto de Carlos Henrique/São José Futebol Feminino) e a vascaína Lora Capanema fezendo o gol da partida do Taubaté (TV Vasco/Reprodução).