Futebol feminino da região conhece grupos e roteiro

No futebol feminino da região, São José e Taubaté já receberam informações importantes sobre seus campeonatos. O Paulista, dos dois times no mesmo grupo, terá a fórmula de disputa dos últimos anos. O Brasileiro da Serie A-1, das joseenses, virá com novidades e a Série A-2, inédita para as taubateanas, ainda não foi divulgada.

A atual diretoria do Rio Preto afastou o futebol feminino do clube, mas o projeto consagrado de Doroteia Oliveira e Chicão Reguera vai continuar em uma parceria com a Ponte Preta. Um time B, o Realidade Jovem, entrará no Paulista e ambos permanecerão em São José do Rio Preto, no estádio do América, o Teixeirão.

Já no Brasileiro da Série A-1, a vaga do Rio Preto ficou para o Internacional de Porto Alegre. O time gaúcho foi o terceiro colocado da Série A-2 do ano passado, da qual subiram o brasiliense Minas ICESP e o baiano Vitória.

Estadual

Como previsto, São José e Taubaté ficaram no mesmo grupo regionalizado. As definições surgiram no conselho técnico da competição. Confira no material divulgado pela assessoria de Imprensa da Federação Paulista de Futebol:

O Campeonato Paulista Feminino teve seus detalhes definidos na segunda-feira (25), quando os participantes se reuniram na sede da Federação Paulista de Futebol. Com um clube a mais do que 2018 e a presença de São Paulo e Palmeiras, ausentes nas últimas edições, o torneio terá 14 equipes.

O regulamento seguirá as mesmas diretrizes da temporada passada. Os 14 clubes estão divididos em dois grupos e internamente jogarão em turno e returno, totalizando 12 jogos para cada equipe. A fase inicial começa no dia 24 de março e terá o encerramento em 23 de junho.

Ferroviária de Araraquara, Rio Branco de Americana, Ponte Preta, Realidade Jovem de São José do Rio Preta, Internacional de Franca, Palmeiras e São Paulo estarão no Grupo 1. Corinthians, Juventus, Portuguesa, Osasco Audax, São José, Taubaté e o atual campeão Santos, no Grupo 2.

Os quatro melhores de cada grupo avançam para a segunda fase, quando os oito times irão se dividir em dois grupos de quatro em jogos de turno e returno, entre 4 de agosto e 8 de setembro.

Os dois melhores de cada chave se classificam para o mata-mata das semifinais, que será definido nos pênaltis em caso de igualdade na soma dos placares. A final está marcada para o dia 6 de outubro.

Os clubes poderão inscrever um número ilimitado de atletas. As restrições ficarão para as súmulas, onde poderão ter apenas cinco atletas estrangeiras e apenas cinco atletas menores de idade. O número de substituições segue sendo seis por jogo, que deverão acontecer em até três atos.

Brasileiro

Como quinto colocado de um dos grupos do ano passado, o São José vai disputar mais um Brasileiro da Série A-1. O Taubaté, por ter sido um dos semifinalistas do Paulista de 2018, ganhou uma vaga no Brasileiro da Série A-2.

O campeonato da Série A-1 foi apresentado pela Confederação Brasileira de Futebol. As informações sobre a Série A-2 poderão surgir ainda nesta semana. Confira o material já divulgado pela assessoria de Imprensa da entidade.

Tem novidade na área! A Diretoria de Competições da CBF divulgou, nesta terça-feira (26), a tabela do Campeonato Brasileiro Feminino A-1 2019, com detalhamento das duas primeiras rodadas. A competição, que estreia no dia 16 de março, contará com 16 clubes brasileiros, sendo três que conquistaram o acesso através da série A-2. Com a desistência do atual vice-campeão, o Rio Preto, de disputar a competição, o Internacional, atual terceiro colocado da segunda divisão, ganhou o direito de disputar a divisão de elite do futebol feminino.

A primeira rodada da competição será dividida em três datas: 16/03, 17/03 e 20/03. O atual campeão, Corinthians, começará a briga por mais um título jogando fora de casa com a Ponte Preta (SP), no Estádio Benedito Teixeira, em São José do Rio Preto. Já o atual campeão da A-2, o Minas ICESP, faz a estreia diante do São José (SP), jogando em casa, no Estádio Maria Abadia, em Ceilândia.

O formato da competição neste ano trouxe novidades. Os clubes, que antes eram divididos em dois grupos na primeira fase, agora irão formar um grupo único de 16 times. Eles vão se enfrentar em turno único e os oitos melhores se classificam para a fase seguinte. A partir da segunda fase – as quartas de final – os confrontos serão disputados em jogos de ida e volta até a final da competição. A mudança trouxe aumento de 126 jogos para 134 partidas, em 2019.

Roteiro

Roteiro

Depois da estreia do dia 16 de março, um sábado, no Distrito Federal o São José terá o primeiro jogo em casa na quarta-feira seguinte, dia 20 de março, às 15h, recebendo a Ponte Preta no estádio Martins Pereira.

A sequência de jogos das joseenses, ainda sem datas confirmadas, terá o seguinte roteiro: Flamengo (casa), Internacional-RS (fora), Iranduba-AM (casa), Corinthians (fora), Vitória de Santo Antão-PE (casa), Kindermann-SC (fora), São Francisco-BA (casa), Audax Osasco (fora), Foz Cataratas/Athletico-PR (casa), Sport Recife (fora), Ferroviária de Araraquara (casa), Vitória-BA (fora) e Santos (casa).

Na foto (de Tião Martins/TM Fotos), o São José recebendo a Ponte Preta no Martins Pereira.

Comentário

comentário