Futebol feminino da região cuida da preparação física
Na pré-temporada do futebol feminino da região, São José e Taubaté concentram a maior parte das atividades na preparação física das jogadoras. O elenco joseense passou por ua reformulação e nem todas se apresentaram no mesmo plano. As taubateanas passam a contar com uma avaliação diferenciada em Campinas.
Sobre a movimentação no São José, confira o material enviado por Gabriel Dantas, da assessoria de Imprensa do time.
O São José Futebol Feminino está indo para a quarta semana de treinamentos. Alinhando o trabalho no gramado e na academia, as Meninas da Águia estão suando a camisa, para a estreia no Campeonato Brasileiro Feminino, que começa no dia 17 de março, ainda sem adversário definido. A CBF deve divulgar a tabela nos próximos dias.
O preparador físico do São José, Lucas Arruda, analisou as primeiras semanas e classificou como positiva e dentro do planejamento estipulado pela comissão técnica.
“Quanto à pré-temporada, está ocorrendo tudo como o planejado, estamos dando ênfase à parte física mesmo, mas sem deixar de trabalhar a parte técnica e tática, para que as atletas possam suportar todo o ano de competições. São competições difíceis: Campeonato Brasileiro, Paulista, Jogos Regionais e Jogos Abertos. Então, a sequência de jogos é grande”, disse Lucas.
Lucas também alertou a respeito da prevenção de lesão, uma vez que o elenco das Meninas da Águia ainda não está completo e analisou o ritmo das jogadoras que vieram da equipe Sub-17, do Programa Atleta Cidadão.
“A gente tem que tomar cuidado porque há um número pequeno de atletas no momento, então tem a prevenção de lesão, a questão física é importante. Tem também meninas da base, que estão entendendo o trabalho, e quando chega no profissional sentem essas dificuldades que são normais”, falou.
A última competição do São José Futebol Feminino em 2018 foi a disputa dos Jogos Abertos do Interior, em São Carlos, disputado em novembro. A equipe sagrou-se tetracampeã, vencendo a Ferroviária de Araraquara por 2 a 0. Depois disso, as atletas entraram de férias. Lucas falou sobre a reapresentação delas.
“Como sempre, as atletas não chegam com as condições ideais, devido ao tempo sem atividades, mas estamos evoluindo e acredito que estaremos bem para a estreia do Campeonato Brasileiro, que é a nossa primeira competição no ano, até porque a próxima etapa é a realização de jogos-treinos, para que as atletas sentem novamente o ritmo de jogo”, finalizou.
Em Campinas
Em Campinas
Sobre a ida das taubateanas a Campinas, confira o material enviado por Rafael Citro, da assessoria de Imprensa do time.
As jogadoras da equipe de futebol feminino da SEEL/AD/EC Taubaté realizaram na segunda-feira (11) testes físicos na Unicamp (Universidade de Campinas). As atividades aconteceram em dois períodos e contaram com a supervisão de membros da comissão técnica do time taubateano e profissionais da universidade campineira. As atletas passaram por dois exames: Impulsão Vertical e Teste Isocinético.
O teste de Impulsão Vertical consiste em atingir a máxima distância num salto vertical a pés juntos. Este teste tem como objetivo avaliar a força explosiva dos membros inferiores. Já o Teste Isocinético visa identificar desequilíbrios musculares que possam interferir na prática ou no retorno para realização de atividades esportivas, no caso do futebol, nos membros inferiores.
A equipe taubateana realiza desde o dia 28 de janeiro a pré-temporada visando a disputa da temporada 2019. A primeira competição a ser disputada pelo time será o Campeonato Brasileiro da Série A2, cujo início está marcado para o dia 27 de março. Neste ano o Taubaté também estará em campo no Campeonato Paulista.
Nas imagens, o preparador fisico do elenco joseense (foto de Gabriel Dantas/São José Futebol Feminino) e a meio-campista taubateana Milena Tupiniquim na avaliação em Campinas (foto de Rafael Citro/EC Taubaté).