Futebol feminino da região já conhece o Brasileiro

Os times de futebol feminino da região, São José e Taubaté, seguem com a pré-temporada e agora já sabendo como serão as respectivas competições do Campeonato Brasileiro. Juntos no Campeonato Paulista, aguardam as diretrizes do estadual.

Como quinto colocado do Grupo 1 do Brasileiro da Série A-1 do ano passado, o São José manteve o seu espaço na elite nacional. Nesta temporada, o campeonato começará no dia 17 de março. O Taubaté, por ter alcançado as semifinais do Campeonato Paulista do ano passado, ganhou a vaga da Federação Paulista de Futebol no próximo Brasileiro da Série A-2 , de início programado para 27 de março.

O Brasileiro da Série A-1 terá uma fórmula de disputa diferente. Em 2018, os dois 16 times foram divididos em dois grupos de oito com turno e returno. De cada grupo, os quatro melhores avançaram ao mata-mata das quartas de final e o último foi rebaixado à Série A-2.

No Grupo 1, por um ponto de diferença, o São José foi o quinto colocado e perdeu a quarta vaga para a Ferroviária de Araraquara. Corinthians, Iranduba (AM) e Kindermann (SC) foram os três primeiros colocados. O Sport Recife (PE) e o São Francisco (BA) terminaram atrás do São José e na frente do Pinheirense (PA), o rebaixado.

No Grupo 2, Santos, Flamengo, Rio Preto e Ponte Preta foram os quatro melhores. Foz Cataratas (PR), Audax Osasco e Vitória (PE) saíram eliminados e a Portuguesa, em último, caiu para a segunda divisão.

Agora, em 2019, o São José, os outros 13 times que permaneceram na Série A-1 e os dois que subiram da A-2 de 2018, Vitória (BA) e Minas Icesp (DF), disputarão um campeonato sem grupos. Na primeira fase, os 16 times terão um turno único de 15 rodadas e com a classificação dos oito melhores ao mata-mata das quartas de final.

A zona de rebaixamento ficou maior e atingirá os quatro últimos colocados entre os 16 da primeira fase. Assim, dos oito que não avançarem às quartas de final, somente quatro continuarão na primeira divisão para 2020.

Série A-2 e Paulista

Série A-2 e Paulista

Pela primeira vez em um campeonato nacional, o Taubaté terá que avançar o mais longe possível na competição para ter chances de confirmar permanência na divisão.

O Brasileiro da Série A-2 será disputado por 36 times, sendo os 27 representantes de cada uma das federações estaduais, os dois rebaixados da Série A-1 de 2018 e mais sete qualificados pelo Ranking Nacional de Clubes.

Os 36 times serão inicialmente divididos em seis grupos de seis. Em cada grupo haverá somente um turno de cinco rodadas. Depois, os dois melhores de cada grupo e mais os quatro melhores entre os seis terceiros colocados, totalizando 16, avançarão ao mata-mata das oitavas de final.

São José e Taubaté ainda aguardam informações sobre o Campeonato Paulista. Como o calendário do Brasileiro mudou e em junho haverá a Copa do Mundo de Futebol Feminino, as federações estaduais aguardam as tabelas nacionais para evitarem choques de datas.

Nas imagens, jogadoras do São José em um treino no campo (foto de Gabriel Dantas/São José Futebol Feminino) e uma taubateana na academia (foto de Rafael Citro/EC Taubaté).

Comentário

comentário