Futebol feminino da região terá estreia no domingo
O campeonato da principal divisão nacional de acesso do futebol feminino vai começar e novamente com o São José e o Taubaté representando a região. No domingo, ambos estreiam no Brasileiro da Série A-2 de 2025 que deverá impor grandes desafios aos participantes. O Clássico do Vale virá logo em seguida.
Assim como no ano passado, a Série A-2 começará com os 16 times divididos em dois grupos regionalizados de oito e com sete rodadas de turno único. Os quatro melhores de cada grupo avançarão à segunda fase e os dois últimos colocados da classificação geral serão rebaixados à Série A-3. Em 2024, desceram os quatro piores.
O Brasileiro da Série A-1 já está em andamento com os quatro times que subiram da Série A-2 no ano passado: Bahia, Instituto 3B da Amazônia-AM, Juventude de Caxias do Sul-RS e Sport Recife. Eles entraram nos lugares dos quatro que foram rebaixados e agora disputarão a Série A-2: Botafogo, Santos, Avaí-Kindermann-SC e Atlético-MG.
Os quatro subiram da Série A-3 também serão novidades na A-2 deste ano: Vasco da Gama, Paysandu-PA, Vitória-BA e Ação de Várzea Grande-MT. Eles chegam nas vagas deixadas pelos quatro que acabaram rebaixados à Série A-3: UDA-AL, VF 4-PB, Doce Mel-BA e Recanto das Crianças-AM.
O Taubaté e o São José ficaram entre os oito times que garantiram permanência na Série A-2, assim como: Fortaleza-CE, JC Itacoatiara-AM, Athletico-PR, Mixto de Cuiabá-MT, Remo-PA e Minas Brasília-DF. Recentemente, o Athletico desistiu da vaga e abriu espaço para o Atlético Rio Negro-RR que subiu por ter sido o quinto colocado na classificação geral da Série A-3 do ano passado.
O Taubaté foi o 11º colocado na Série A-2 de 2024. Chegou com chances matemáticas à última rodada da fase de classificação, mas acabou perdendo fora de casa para o Athletico, por 1 a 0. O São José foi o 12º colocado e teve uma salvação dramática. Além de uma vitória fora de casa sobre o Bahia, dependia do tropeço de dois entre outros três concorrentes também ameçados. Em Salvador, conseguiu marcar 2 a 1 sobre a equipe que depois terminou campeã e o UDA e o VF 4 se enroscaram em suas partidas.
Em 2025
Taubaté e São José estão no Grupo A que também conta com: Santos, Atlético-MG, Botafogo, Vasco, Avaí-Kindermann e Minas Brasília. No Grupo B: Fortaleza, Mixto, Remo, JC Itacoatira, Vitória, Paysandu, Ação e Atlético Rio Negro.
A primeira rodada terá três jogos no sábado: Avaí-Kindermann x Santos (16h, em Caçador), Atlético-MG x Botafogo (15, em Contagem) e Mixto x Fortaleza (18h, em Cuiabá). No domingo, os outros cinco: São José x Minas Brasília (15h, estádio Martins Pereira), Vasco x Taubaté (15h, em Nova Iguaçu), Ação x Paysandu (16h, em Várzea Grande), JC x Remo (16h, em Itacoatiara) e Atlético Rio Negro x Vitória (18h, em Boa Vista).
O Clássico do Vale virá logo na segunda rodada, dia 26, um sábado, às 15h e com o Taubaté recebendo o São José no Joaquinzão. Em 2024, foi pela quarta rodada, no dia 5 de maio, em São José dos Campos e terminou empatado, por 0 a 0.
Na foto (TV Bahia/Reprodução), o árbitro apitando o final da partida e algumas jogadoras joseenses comemoram a vitória que valeu a permanência do time na Série A-2, sobre o Bahia, por 2 a 1, no estádio de Pituaçu, em Salvador.