Garotos participam dos treinos do Taubaté Vôlei

Como a equipe do EMS Taubaté Funvic está em pré-temporada ainda desfalcada de sete atletas que estão servindo a Seleção Brasileira, a solução para completar os treinos veio das categorias de base do voleibol na cidade.

Três atletas da equipe Sub 17, que também são alunos da EAFI – Escola de Atletas e Formação Integral, da Prefeitura de Taubaté, estão integrando o elenco e ajudando nos treinamentos, à convite da comissão técnica da EMS Taubaté Funvic.

Gabriel Ramos, 16 anos, joga como ponteiro. Está há quatro anos da EAFI e atualmente cursa o segundo ano do Ensino Médio.  Guilherme Neves, 15 anos, joga como ponteiro. Há quatro anos é aluno da EAFI e atualmente cursa o primeiro ano do Ensino Médio. Mateus de Paula, 15 anos, joga como líbero, e está há cinco anos na EAFI. Atualmente cursa o primeiro ano do Ensino Médio.

“Eles já vinham se destacando e foram convocados no início do ano para a Seleção Paulista, com a qual disputaram o Campeonato Brasileiro de Seleções Sub 17, torneio realizado em Saquarema (RJ). O Mateus e o Guilherme foram destaques da equipe Sub 15 de Taubaté que foi Campeã Paulista em 2018”, relata Alexandre Barbosa do Prado, professor da EAFI responsável pela formação dos atletas no voleibol.

Atualmente, os três integram o time Sub 17 de Taubaté e são treinados pelo professor Elísio Júnior.

Experiência

Sobre a ótima sensação de ver seus alunos tendo esta chance de treinar ao lado dos profissionais, Alexandre comenta: “Para nós que trabalhamos com as categorias de base, é algo muito gratificante. Sabemos que ter essa oportunidade é algo muito difícil, e são poucos os que conseguem isso. Até mesmo chegar a ser um jogador profissional, nós sabemos o quanto é difícil”, disse.

O professor também destaca que “os meninos estão fazendo por merecer essa oportunidade, isso valoriza todo o trabalho. E temos que enaltecer a postura da comissão técnica e da gerência da equipe, que acompanham as categorias de base, e esse convite para os meninos é prova disso”, afirmou Alexandre.

Para o capitão Rapha, jogador mais experiente do grupo e que integra a equipe EMS Taubaté Funvic desde o começo do projeto, essa oportunidade dada aos garotos da EAFI tem valor tanto para eles, quanto para os próprios atletas adultos. “É gratificante ver o trabalho de base na cidade rendendo frutos, e eu, como embaixador da EAFI, me sinto muito feliz de poder fazer parte diretamente dessa experiência deles. Estou há seis anos aqui, e muitos alunos da EAFI estão com a gente nos jogos, na beira da quadra e fui vendo essa turminha crescer. E agora poder dividir a quadra com eles é muito gratificante”, disse o levantador.

E quando perguntado se o capitão vai dar bronca nos meninos se for preciso, Rapha deu o recado: “Com certeza (risos)! Isso faz parte do crescimento de qualquer atleta e esses meninos são sensacionais. Vai ser um período bem legal para eles e para nós”, completou.

Programa e pré-temporada

O Programa Escola de Atletas e Formação Integral é uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Esportes e Lazer de Taubaté e é destinado para alunos regularmente matriculados nas escolas da Rede Municipal de Ensino para prática de modalidades esportivas com o objetivo de alto rendimento e representar Taubaté nas modalidades oferecidas.

A equipe segue trabalhando sob comando do auxiliar Maurício Thomas, já que o técnico Renan Dal Zotto está com a Seleção Brasileira. Estão treinando em Taubaté: Rapha (levantador), Fabiano (levantador), Vissotto (oposto), Matheus Celestino (ponteiro), Lipe (ponteiro), Renan Bonora (ponteiro), Petrus (central) e Symon (central).

Estão com a seleção brasileira principal: Lucarelli (ponteiro), Douglas Souza (ponteiro), Maurício Souza (central), Thales (líbero) e Lucão (central). Esses jogadores só se apresentam ao clube após o dia 15 de outubro.

Já o levantador Eduardo Carísio e o líbero Rogerinho estão com a seleção brasileira “B”, que disputará os Jogos Pan Americanos de Lima, no Peru, de 26 de julho a 11 de agosto. Eles só se apresentam ao Taubaté após a disputa do Pan.

O oposto marroquino Mohamed Al Hachdad é outro que ainda não se juntou ao elenco. O atleta está resolvendo assuntos particulares e será apresentado em breve.

Na foto (de Renato Antunes/Maxx Sports Brasil), o assistente técnico Maurício Thomas orientando os garotos Breno, Matheus e Guilherme.

Autoria: Material enviado pela Maxx Sports, da assessoria de Imprensa do Taubaté Vôlei.

Comentário

comentário